Diferentes motivos podem causar o problema, que pode ser resolvido em poucos passos. Saiba como resolver!
O celular virou um item indispensável no nosso dia a dia, principalmente para resolver questões de trabalho e diferentes pendências, indo muito além de apenas fazer ligações. Todos nós sabemos que investir em um novo aparelho não é nada barato, e por isso, quando o celular começa a apresentar problemas, bate logo o desespero. E um dos sinais mais preocupantes para os usuários é quando o dispositivo começa a se desligar sozinho. Nessas horas, o que devemos fazer?
Veja agora algumas soluções práticas que podem resolver esse problema de uma maneira fácil, sem precisar trocar o aparelho!
Bateria
Na maioria das vezes, quando um celular passa a se desligar sozinho mesmo que tenha carga, o problema pode estar na sua bateria. Isso se dá pelo desgaste natural do dispositivo, pois com o tempo, e com muitos ciclos de carga, a bateria passa a não funcionar como antes. Se esse for o caso, é preciso realizar a troca da bateria, pois não há como recuperá-la.
Se o aparelho for novo e a bateria apresentar problemas, você pode acionar a garantia do aparelho, para que a fabricante troque o dispositivo ou o aparelho por um novo. Se ele não estiver mais na garantia, você deve procurar uma assistência técnica autorizada, para que o conserto seja feito.
Peças de outras marcas podem causar problemas
Usa um celular de uma marca e usar acessórios de outra, pode ser uma das causas para o aparelho ficar se desligando ou reiniciando sozinho mesmo que esteja carregado. Trocar peças do aparelho em assistências não autorizadas também pode causar esse problema.
Com o passar do tempo, o celular pode parar de responder a peças e acessórios não-originais, causando problemas no funcionamento e no desempenho geral do aparelho. Por isso, é importante usar sempre peças originais, que são projetados especificamente para o aparelho, e realizar consertos apenas em assistências técnicas autorizadas pela fabricante.
Temperatura
O celular também pode passar a se desligar sozinho por causa da temperatura do ambiente, seja muito quente ou muito frio. Isso acontece como uma forma de proteção do sistema, evitando danos ao aparelho. Os casos mais comuns são em superaquecimento, também podendo acontecer por causa do uso do aparelho, dependendo da tarefa que esteja realizando no momento.
Os iPhones avisam quando a temperatura está muito alta, através de uma imagem de termômetro na tela. Os celulares Android possuem um recurso que detecta o superaquecimento na porta USB do aparelho.
Nesse caso, é ideal sair do ambiente muito quente ou muito frio. Também pode funcionar fechar aplicativos que estejam sendo executados no momento, para que a temperatura possa voltar ao normal.
Memória RAM
Se o telefone estiver carregado e mesmo assim estiver se desligando sozinho, uma explicação pode ser a memória RAM muito cheia, deixando o celular mais lento e se desligando como forma de proteção.
Esse problema pode ser verificado por meio do gerenciamento de programas do celular. Confira se há muitos aplicativos abertos ou se há a necessidade de desinstalar alguns, para que o funcionamento do aparelho volte ao normal.
Se tiver muitas fotos e vídeos salvos no celular e o armazenamento estiver muito cheio, isso também pode fazer o celular se desligar sozinho.
Oxidação
Se mesmo carregado o seu aparelho está se desligando sozinho, o problema pode estar na oxidação interna, que acontece se o aparelho tiver sido molhado recentemente. Nesse caso, você deve procurar uma assistência técnica o mais rápido possível, para que o profissional identifique a melhor forma de resolver o problema.
Sistema operacional
No caso de celular reiniciando sozinho, uma solução pode ser atualizar o sistema operacional. As atualizações servem para corrigir falhas de segurança e resolver problemas de desempenho. Por isso, se ele estiver desatualizado, pode começar a dar sinais de que algo está errado. Mantenha o seu celular sempre atualizado e acabe com falhas e garanta maior proteção para os seus dados.