Manter o aparelho atualizado é ideal para manter falhas durante o uso.
Os celulares precisam passar por atualizações disponibilizadas pelas fabricantes dos aparelhos, para que falhas de segurança e do próprio sistema sejam corrigidas, além de garantir o acesso a novas ferramentas e recursos trazidos, melhorando o seu desempenho. Por isso, é importante ficar sempre atento às notificações do sistema do celular e permitir a atualização sempre que ela for necessária. Essa ação evita problemas com travamento e garante um smartphone mais funcional, pois a sua não atualização causar diversas falhas, principalmente de segurança.
Se você não sabe como atualizar ou não sabe a importância dessa atualização, aprenda agora!
Motivos para atualizar o Android
Entre as principais razões para a atualização do sistema operativo do seu celular, estão a correção de falhas do próprio sistema, a chegada de novos recursos que podem melhorar ainda mais o uso do aparelho, a melhora no desempenho do celular, que pode ficar muito mais rápido e o menor consumo de bateria. Porém, o mais importante é a segurança, já que as atualizações podem corrigir falhas relacionadas a esse problema.
No caso de falhas de seguranças, as atualizações servem para proteger o dispositivo de possíveis ataques de hackers, que podem roubar dados pessoais e bancários, já que o nosso celular é cheio de informações.
Na melhora de desempenho, as atualizações deixam o dispositivo mais rápido e estável, diminuindo os travamentos e problemas como reinicio e descarregamento rápido.
As atualizações também melhoram a compatibilidade do aparelho com aplicativos, já que alguns apps exigem versões mais atualizadas e específicas do sistema operacional para poder funcionar corretamente. Nesse caso, atualizar o sistema do seu celular, pode garantir também a estabilidade de aplicativos.
Como atualizar
Para realizar a atualização do seu dispositivo, é importante seguir alguns passos:
Verifique qual a versão do seu Android
- Abra as configurações do seu celular;
- Clique em “Sobre o dispositivo/telefone”
- Clique em “Versão do Android” ou em “Informações de Software”;
- Em seguida, encontre as informações de “Versão do Android”, “Atualização de segurança do Android” e o “Número da versão do Android”.
Atualize para a versão mais atual
- Acesse as configurações do Android, clique em “Sobre o dispositivo/telefone”;
- Verifique se há alguma atualização disponível em “Atualizações do sistema”. Se houver, aceite o download disponível e siga as etapas descritas para iniciar o processo de atualização;
- Quando a atualização estiver em andamento, o celular não deve ser desligado. Após o fim do processo, o sistema do seu celular estará atualizado e pronto!
Nem sempre há atualizações disponíveis, já que elas dependem de cada celular. Por isso, alguns aparelhos mais antigos não recebem versões mais atualizadas do sistema. Porém, a média para atualização do Android é de cerca de dois anos após a data de fabricação do modelo, mas o tempo pode variar de empresa para empresa.
Para que o processo de atualização seja bem-sucedido, o aparelho deve ser conectado a uma rede Wi-Fi, ter espaço de armazenamento e estar com a bateria carregada ou ligada a uma fonte de energia. Caso falte espaço no seu celular, você pode apagar arquivos como fotos, vídeos, documentos e aplicativos. Se esse for o problema, uma notificação aparecerá na tela quando o processo estiver em andamento.
Após atualizar o sistema, o aparelho precisa ser reiniciado para as novidades entrarem em funcionamento. Alguns aparelhos efetuam o reinício automaticamente. Se esse não for o caso do seu, lembre-se de realizar o procedimento manualmente.