Usuários vão precisar adquirir outro celular ou utilizar outro app de mensagens. Saiba mais!
O aplicativo de mensagens WhatsApp vai parar de funcionar totalmente em alguns celulares Android e iOS ainda este ano, e a notícia acabou chocando alguns usuários. As publicações sobre este caso ganharam um certo destaque recentemente, mas as informações não foram oficializadas pelo app ou pela Meta, empresa responsável por ele.
Algumas atualizações são necessárias para que o WhatsApp funcione bem, com os seus novos recursos disponibilizados. Com isso, alguns aparelhos mais antigos acabam não conseguindo acompanhar as novidades do aplicativo, o que impede o seu funcionamento.
Saiba mais sobre esse assunto e descubra quando e quais são os celulares que o WhatsApp vai parar de funcionar em breve.
WhatsApp vai parar de funcionar
O WhatsApp é um aplicativo bastante popular e conta com bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, o app é um dos mais utilizados por pessoas que querem trocar mensagens de cunho pessoal ou profissional. Porém, em breve, a plataforma vai parar de funcionar em diversos modelos de celulares com o sistema operacional Android e iOS.
A paralisação do aplicativo vai acontecer por falta de atualizações do sistema operacional dos celulares, já que o aplicativo passará a ser compatível apenas com modelos do sistema Android 5.0 ou posteriores. Atualmente, a compatibilidade do app é com o Android 4.1 e 4.4.
Com essa mudança, os celulares com sistema operacional Android inferiores ao 5.0 não receberão mais atualizações do app. A mudança também afetará iPhones com o iOS 12, como o iPhone 6 e seus antecessores.
Aplicativo e compatibilidade
Quando o WhatsApp deixa de ser compatível com uma versão de um sistema operacional, seja Android ou iOS, os usuários não conseguem mais atualizar o aplicativo e corrigir falhas no sistema e perdem o suporte de forma geral. Isso compromete o funcionamento do app no dispositivo, impedindo que ele seja utilizado.
Alguns aparelhos já começaram a sofrer com a paralisação, mas a Meta informou que o aplicativo vai passar a ser compatível com o Android 5.0 apenas a partir do mês de outubro. A empresa, porém, não explicou a paralisação que começou a ocorrer em alguns modelos desde o mês de julho.
As mudanças de suporte por parte do WhatsApp ocorrem todos os anos. No ano passado, o aplicativo deixou de oferecer suporte em iPhones com o iOS 10 e iOS 11.
Ao parar de oferecer suporte para determinado modelo de celular, a plataforma informa aos usuários, que podem optar por adquirir um celular com sistema operacional mais recente ou passar a usar um novo aplicativo de mensagens.
Aparelhos que podem perder o suporte
Segundo a própria Meta, o WhatsApp vai parar de oferecer suporte para 47 modelos de celulares de diferentes fabricantes, como a Samsung, a LG, a Huawei, a Sony e a Apple. Com o fato, é possível que muitos usuários comprem novos modelos para não perderem as diversas ferramentas e recursos que o aplicativo oferece.
Entre os celulares que vão perder o suporte, estão:
– Sony Ericsson Xperia Arc S;
– Sony Experia Miro;
– Sony Xperia Neo L;
– Huawei Ascend D;
– Huawei Ascend D1;
– Huawei Ascend D2;
– Samsung Galaxy Ace 2;
– Samsung Galaxy S3 Mini;
– Samsung Trend Lite;
– iPhone 5;
– iPhone 5C;
– LG Enact;
– LG Lucid 2;
– LG Optmus F3;
– LG Optimus F5;
– Lenovo A820, entre outros.