Conheça os hábitos que devem ser evitados em celulares Android. Veja mais!
Os usuários do Android, especialmente os inexperientes, podem cometer alguns “erros” típicos em seus dispositivos. Você corre o risco de omitir alguns recursos muito interessantes do seu aparelho ou desenvolver hábitos pouco saudáveis com o seu telefone. Por exemplo, não fornecer o Google Assistente afetará a experiência do usuário.
Por outro lado, permitir o acesso do Android a dados desnecessários pode aumentar o risco de vazamento de informações. Baixar um APK também é um erro comum, mas pode ter consequências muito desagradáveis. Continue lendo para saber o que não fazer no seu dispositivo Android.
Não dê permissões desnecessárias ao Android
Um grande erro que alguns usuários do Android cometem é conceder permissões desnecessárias aos aplicativos. Existem riscos associados ao processo, como acesso a dados sensíveis, publicidade constante e até espionagem. O aplicativo sempre pede permissão após o download para fornecer um atendimento personalizado.
No entanto, é uma boa ideia verificar quais pop-ups realmente precisam ser permitidos para garantir a melhor experiência do usuário e evitar situações fraudulentas. Recomendamos também que você sempre restrinja as permissões, como a opção dos Serviços de Localização “Apenas Uma Vez”, que você pode ajustar nas Configurações do Android.
Desinstale aplicativos inúteis
Os usuários do Android geralmente não sabem que podem desinstalar os aplicativos que já estavam no dispositivo antes de comprá-lo, ou seja, os aplicativos instalados no dispositivo, incluindo bloatware. Os sistemas operacionais geralmente possuem aplicativos padrão inúteis que ocupam espaço de armazenamento que poderia ser usado para outros recursos importantes. Além disso, este aplicativo esgota a bateria do seu telefone rapidamente. Portanto, embora alguns possam ser removidos, outros só podem ser desativados. Ambos os procedimentos são feitos através das configurações do Android.
Não instale aplicativos de fontes desconhecidas
A instalação de aplicativos de fontes de terceiros no Android não é recomendada por vários motivos. Conhecidos como softwares fora da loja oficial do sistema operacional, esses APKs costumam ser baixados quando alguns recursos não estão disponíveis por padrão no celular ou em apps da loja oficial, a Google Play Store.
O principal problema dos APKs é que eles são instalados nos dispositivos sem passar pelas verificações de segurança habituais que outros aplicativos da loja oficial do Android possuem. Além disso, não é possível verificar para que finalidade o aplicativo utiliza as informações adquiridas do usuário e se elas são utilizadas apenas com a finalidade de melhorar a experiência do cliente. Portanto, para se manter seguro e prevenir infecções por vírus, é melhor evitar a instalação de aplicações de fontes desconhecidas.
Configure o Google Assistente
O Google Assistente, assistente oficial do Android, pode ser muito útil para fazer ligações, receber atualizações sobre o clima, definir lembretes para tarefas diárias, traduzir e ler textos e muitas outras funções que podem ser executadas com comandos simples. Isso significa que os usuários do Android sem ferramentas não terão mais acesso a esses e muitos outros excelentes recursos projetados especificamente para o sistema operacional. Então, não deixe de usar a ferramenta para ter uma experiência completa em seu smartphone, com todas as funcionalidades possíveis.