O sinal dos celulares pode interferir no sinal de equipamentos de aviões, prejudicando a comunicação dos pilotos com radares. Saiba mais!
Os celulares mais atuais possuem algumas conexões que usam ondas eletromagnéticas, ou ondas de rádio, para a troca de informações. Essas tecnologias podem acabar afetando os equipamentos de alguns aviões. Por isso, os celulares precisam ser colocados no Modo avião durante o pouso e a decolagem.
Ao ativar o modo, a transmissão e recepção de ondas de rádio do celular são desligadas. A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional, e quando o celular está no modo avião, o risco é eliminado. Assim, a comunicação do piloto com radares não é prejudicada.
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Modo Avião
Uma das frequências utilizadas para a comunicação dos smartphones é próxima à faixa utilizada por instrumentos de navegação de avião. Por isso, a probabilidade de haver interferência existe, mesmo que não seja grande.
Ao ativar o modo avião, os dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS são desligados. Atualmente, alguns celulares permitem que o Wi-Fi e Bluetooth fiquem ligados, mesmo com o modo avião ativado, mantendo as redes móveis desativadas.
Assim, o passageiro vai poder se conectar à internet do avião e usar o Bluetooth para conectar algum dispositivo. Anteriormente, o modo avião era muito preciso e os fabricantes não tinham confiança de que as funções estavam totalmente isoladas. Mas, aparentemente isso mudou ao longo dos anos e existe a confiança de deixar o telefone no modo avião, podendo utilizar outras funções.
Vantagens
Utilizar o modo avião é uma forma de economizar a bateria do celular, já que, quando está ativado, o aparelho não fica buscando antenas de operadora, poupando energia. Colocar o celular no modo avião, ao carregar, também ajuda que o aparelho seja carregado de forma mais rápida.
Ativar o modo avião também ajuda a bloquear gastos de roaming, além de bloquear propagandas exibidas em jogos e garantir mais seguranças ao usuário, evitando o envio de mensagens e ligações de forma acidental.
Interferência de sinal
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, no caso de transporte de passageiros, as aeronaves são certificadas quanto à interferência de sinais eletromagnéticos. Durante a certificação, os aviões passam por testes para determinar se eles atingem um nível aceitável quanto à interferência de sinais, em diferentes momentos do voo. O nível tem evoluído ao longo do tempo.
A interferência varia de acordo com o tipo da aeronave. Em aviões mais avançados, a interferência é nula, quando testadas com interferências das transmissões de Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS, que são os exemplos dos modelos A320 e Boeings 787-9 Dreamliner.
Segundo a Anatel, até o momento, não há registros de interferências nos voos brasileiros causados por celulares dentro dos aviões.
Companhias
A companhia Gol informou que segue as recomendações da Anac e do fabricante da aeronave para evitar qualquer risco relacionado ao assunto. A Azul disse que as aeronaves possuem autorização para uso de equipamentos eletrônicos em modo avião durante o voo, com o Wi-Fi ativado, sem sofrer interferências. A Latam disse que segue o disposto da Anac no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, que indica que é vedado utilizar qualquer dispositivo eletrônico portátil em aeronaves civis registradas no país. O principal motivo é não causar interferência com os sistemas de comunicações.
Fonte: G1.