Para se manter sempre em alta, as fabricantes de celulares estão buscando inovar cada vez mais. E uma delas é a Motorola, que tem investido em novos modelos, mas tecnológicos e atuais, diferentes do que o mercado já conhece.
Além dos celulares dobráveis, uma nova aposta da marca é o celular com tela enrolável. Baseado no Motorola Razr 40, o grupo de inovação da Motorola criou um modelo que a marca chama de dispositivo expansível, ou seja, ele traz uma tela pequena e grande ao mesmo tempo. Saiba todos os detalhes dessa novidade da marca e descubra como ele deve funcionar, caso chegue até os consumidores!
Novo conceito
Um dos principais planos da Motorola agora é renovar a categoria de celulares dobráveis, com o conceito de um celular com rela rolável. O novo modelo foi criado pelo grupo de inovação da fabricante, e ele traz uma tela pequena e grande ao mesmo tempo.
O novo conceito de celular foi revelado pela empresa na feira MWC 2023, e tem como vantagem o tamanho, já que ele não precisa ser tão grande como alguns modelos atuais. Com isso, o celular estica o display apenas quando é necessário, seja para assistir um vídeo ou visualizar algum documento.
Segundo a fabricante, a equipe de designers da empresa criou um conceito no qual uma tela se desdobra para se tornar um dispositivo maior.
Testes
A empresa liberou o telefone para testes após meses de avaliações internas. Algumas pessoas foram escolhidas para usar o celular por uma semana. De acordo com o feedback dos usuários escolhidos, a tela menor que vem por padrão melhora a usabilidade com uma mão. Segundo a empresa, a possibilidade de ampliar a tela também foi bem recebida pelos usuários.
Em nota, o grupo de criação da marca informou que os feedbacks têm sido inestimáveis, tanto sobre o que é bom, quanto sobre o precisa ser melhorado.
Ainda segundo um levantamento feito pela empresa, muitos usuários gostam das telas maiores, mas outros sentem falta das antigas telas, que eram menores. Essa descoberta foi o que motivou a criação do novo conceito de celular com a tela rolável.
Tecno
A Motorola não é a única empresa que pode investir nesse tipo de smartphone. Recentemente, a fabricante chinesa Tecno apresentou o seu conceito de celular enrolável que de destaca por um motivo em especial: a tela leva de 1,2 a 1,3 segundo para se expandir, o que é bem menos do que outros conceitos de telas enroláveis.
A empresa não especificou detalhes técnicos do celular, mas o Phantom Ultimate, nome do aparelho, tem uma tela frontal AMOLED de 6,55 polegadas, e quando se expande vira um pequeno tablet de 7,11 polegadas.
A fabricante explicou que a novidade não tem previsão para chegar ao mercado e funciona mais como uma prova de que a marca é capaz de desenvolver esse tipo de modelo. Se o celular for lançado, não existem garantias de que esse seja o formato final, pois existe a chance de ajustes em componentes, design e outras áreas.
A Tecno já tinha apresentado outro celular com esse conceito, o Phantom Vision V, que além de ser estendido, também possuía uma parte dobrável, combinando os dois aspectos que podem ser o futuro dos smartphones.