Relógio herói. Entenda essa incrível história.
Se você ainda não possui um relógio inteligente, ou smartwatch, saiba que mais do que obter suas informações de saúde, como pressão ou oxigenação no sangue, ele pode salvar sua vida. Um caso assim aconteceu há pouco em um país europeu.
Depois de cair, um homem foi salvo por um Apple Watch e conseguiu ligar para o 911 de seu smartwatch. Um agente de seguros sofreu um acidente perto de Bergen, na Noruega, durante sua habitual corrida matinal. O relógio foi essencial para poder salvá-lo e tratá-lo. Ele não podia usar seu celular devido a dores e ferimentos, incluindo um pulmão colapsado e costelas fraturadas, e era invisível para os carros que passavam, apesar de estar em uma rua movimentada. Continue lendo e saiba mais sobre está história.
Homem é salvo
O planejador de seguros Robert Neese (59) correu em Bergen, na Noruega, como de costume, no dia 21. Robert afirmou a um portal norueguês que estava de férias e decidiu correr mais rápido que o normal. No entanto, logo após o início da corrida, por volta das 7h, o homem perdeu o equilíbrio e caiu com o peito contra a parede. O acidente quebrou várias costelas e deu um problema grande em um pulmão. Robert, que já havia sofrido um colapso pulmonar, sabia que precisava reconhecer a dor e ligar para o 911 rapidamente.
No entanto, o agente de seguros não conseguiu acessar seu iPhone devido aos ferimentos. Como Robert tinha um Apple Watch, ele decidiu esperar que o relógio detectasse uma queda. O dispositivo eletrônico pode reconhecer quando o usuário caiu e acionar imediatamente um alarme. Ele pode ser ativado por um humano, mas se a pessoa não estiver bem, o relógio pode ligar automaticamente para os serviços de emergência após um minuto.
Usando o smartwatch da Apple, Roberts utilizou o AirPods (fone), que usa para ouvir podcasts enquanto corre, para que ele pudesse ligar para o 911 e informar onde ele estava. Demorou cerca de 15 minutos para os socorristas chegarem ao local. Mais de 100 carros passaram por Robert no tempo que demorou para a ajuda chegar, mas ninguém parou porque ele estava fora de vista.
Outros casos
O caso do corretor de seguros não é o primeiro da lista de pessoas salvas graças aos relógios inteligentes. No final de abril, a grávida Rebecca McManus foi alertada por seu smartwatch de que estava tendo problemas para respirar. Por causa disso, foi testada e teve a revelação de uma embolia pulmonar, uma condição que pode levar a derrames e ataques cardíacos. Na época, McManus disse à mídia que não teria percebido o perigo que corria se não fosse pelo Apple Watch. “Ele salvou minha vida”, disse a mãe.
O adolescente indiano Smith Nileshi também foi salvo graças ao smartwatch. Ao cair 150 metros na, Smith ficou invisível para seus três amigos. O jovem não tinha celular, então não podia ligar para ou dizer a ninguém onde estava. O menino de 17 anos usou o smartwatch para se comunicar com familiares e amigos. Assim, ele conseguiu avisar sobre sua localização e foi rapidamente resgatado.