Apagar alguma foto sem querer já é ruim, mas perder seus arquivos por causa de um assalto é ainda pior. Além do medo que a situação causa, você ainda termina perdendo seu aparelho que armazena tantas memórias em forma de fotos e vídeos.
A boa notícia é que existem algumas formas de recuperar seus arquivos que foram perdidos ou, pelo menos, uma boa parte deles.
Recuperando fotos pelo Google Fotos
Se você tem um aparelho que usa o sistema operacional Android, então já deve ter visto que ele já vem de fábrica com o aplicativo Google Fotos. Esse é o app de armazenamento em nuvem do sistema. Assim que fizer o primeiro uso do celular o aplicativo pergunta de quais álbuns você deseja que seja feito o back up automático.
Nesse caso, basta você acessar sua conta com o mesmo e-mail no aparelho novo ou pelo seu computador, entrar na sua conta do Google Fotos e sincronizar os dados e lá estarão todas as suas fotos e vídeos.
Mesmo que você não tenha acionado a opção de back up alguns dos arquivos podem ter sido salvos automaticamente, então ainda há esperança! Vale a tentativa.
E se eu tenho iPhone?
O iPhone utiliza um sistema operacional diferente, o iOS. O serviço de armazenamento em nuvem desse sistema é o iCloud e, como regra, ele já vem com o back up automático acionado de fábrica.
Para recuperar suas fotos você vai precisar entrar na sua conta do iCloud pelo computador. Uma vez que a página inicial abrir, clique no ícone de fotos e selecione todas as fotos e vídeos que deseja resgatar. Depois é só clicar no ícone de download no topo da página.
Alguns aplicativos também podem ajudar na recuperação de fotos que foram apagadas ou se o aparelho tiver sido perdido ou furtado. Têm várias opções disponíveis nas lojas digitais do Android e do iOS, e aí você pode analisar e escolher um que funcione melhor para você e seu novo aparelho.
Infelizmente, se você não tiver nenhum tipo de back up ou armazenamento em nuvem, não vai ser possível recuperar muitas coisas, mas não custa nada tentar, até porque, como citado acima, em alguns casos o back up automático já está ativado desde o primeiro uso do aparelho.
Salvar seus arquivos com frequência também pode evitar a perda de documentos ou contatos caso o aparelho tenha algum defeito. Também facilita as coisas caso você precise formatar o aparelho, porque não irá precisar se preocupar em salvar tudo de uma vez ou se esqueceu alguma pasta importante.
É importante lembrar de fazer o backup do celular sempre que possível. Seja em alguma nuvem (Google Fotos ou iCloud), em um computador ou HD externo. Dessa forma, mesmo que aconteça alguma situação inoportuna em que seu celular é perdido ou furtado, seus arquivos estarão disponíveis para serem acessados em um novo aparelho ou até mesmo no computador.
Quer saber mais sobre como recuperar fotos de um celular que foi roubado? Assista o vídeo abaixo e fique por dentro!