A Caixa foi criada em 1861 e, desde então, esteve presente presente na vida de milhões de brasileiros. Ela é, por exemplo, o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego. Ela também atua em momentos de ajudar a população, por meio dos programas sociais do governo como o Bolsa Família, o FIES e o Programa Minha Casa Minha Vida. Atualmente, a Caixa é responsável pelo pagamento do Auxílio Emergencial também.
A Caixa é uma empresa 100% pública com um papel fundamental no desenvolvimento urbano e justiça social do país, por isso prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e outros para melhorar a vida das pessoas, em especial as de menor renda. Indo além, ela também apoia diversas atividades artísticas e culturais, educacionais e desportivas.
Deseja saber mais sobre a Caixa, enviar uma reclamação ou demanda? Conheça alguns canais a sua disposição abaixo:
Telefones da Caixa
Caixa Cidadão
Para atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias, entre em contato com a Caixa Cidadão. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Ligue para: 0800 726 0207.
Atendimento Comercial
Para ter acesso a serviços bancários como saldo, extrato via fax, desbloqueio de talão de cheques, bloqueio do cartão de débito e serviços de financiamento habitacional entre em contato com o Atendimento Comercial. Ele está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h. Ligue para:
Capitais e Regiões Metropolitanas
3004.1105
Demais regiões
0800 726 0505
Atendimento Caixa Empresa
Para acessar o atendimento referente a cartão de crédito, comercial, suporte tecnológico e informações sobre regularização de dívidas para empresas ligue para um dos números abaixo:
Capitais e Regiões Metropolitanas
4004.9008
Demais regiões
0800 950 9008
Atendimento Negocial
Para receber orientações sobre campanhas de produtos da Caixa e informações sobre regularização de dívida ligue para:
0800 726 8068. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados.
Suporte Tecnológico
Para receber suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros, entre em contato com o Suporte Tecnológico.
O atendimento para suporte empresarial e convênios, ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados de 07h às 13h, exceto em feriados nacionais. Suporte a empresas, Estados e Municípios, ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 20h, exceto em feriados nacionais. Já para o site da CAIXA e internet Banking, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados. Ligue para um dos números abaixo:
Capitali e regioni metropolitane
3004 1104
Demais regiões
0800 726 0104
De Olho na Qualidade
Para comunicar dúvidas, reclamações, sugestões e elogios referentes ao programa Minha Casa Minha Vida entre em contato com o De Olho na Qualidade. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 21:00, e aos sábados das 10:00 às 16:00. Ligue para: 0800 721 6268
Agência Digital
Outro canal de relacionamento é o Agência Digital. Ele oferece serviços e consultoria financeira. O atendimento funciona das 08h às 22h, exceto finais de semana e feriados. Confira os números abaixo:
Capitali e regioni metropolitane
3004 8104
Demais regiões
0800 208 8104
Deficiente Auditivo
Quem necessita de atendimento especializado devido a alguma deficiência auditiva também pode esclarecer suas dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios.
O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ligue para:
0800 726 2492.
SAC Caixa
Para reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da Caixa entre em contato com o SAC. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 9h às 21h e aos sábados, de 9h às 15h. Exceto feriados.
Ligue para: 0800 726 0101.
Ouvidoria Caixa
Para atendimento referente a reclamações não solucionadas entre em contato com a Ouvidoria. O atendimento funciona nos dias úteis, das 09:00 às 18:00.
Ligue para: 0800 725 7474;
A ouvidoria da Caixa é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria da Caixa quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
A ouvidoria da Caixa, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Ogni azienda definisce il proprio approccio e il proprio funzionamento del settore. Alcuni, ad esempio, finiscono per scegliere di esternalizzare questo servizio, per garantire una maggiore imparzialità.
Altri scelgono di selezionare i dipendenti dell'azienda, che già conoscono i valori dell'azienda, la politica di cambio o restituzione, oltre ai processi di rimborso.
All'ufficio del difensore civico potete presentare complimenti, suggerimenti, richieste, denunce, dichiarazioni e denunce. La cosa interessante dell'ufficio del difensore civico è che, oltre ad indagare sul vostro problema, ha anche un effetto sull'azienda.
Canal de Denúncia
Para informar a Caixa sobre indícios de crimes e outros ilícitos que possam estar relacionados às atividades da CAIXA fale com o Canal de Denúncia. O atendimento está disponível 24 horas por dia.
Ligue para: 0800 512 6677
Ou acesse página de denúncias disponível no sito web.
Denuncia alla Banca Centrale del Brasile
Molti utenti dei servizi bancari non lo sanno, ma quando hai qualche tipo di problema con una banca e non puoi risolverlo tramite il tuo difensore civico, un'alternativa molto pratica e praticabile è quella di fare una denuncia alla Banca Centrale.
La Banca Centrale del Brasile è un'istituzione molto apprezzata e, tra gli altri compiti, ha il ruolo di regolare e supervisionare il sistema finanziario nazionale. L'Istituzione attualmente lavora anche per garantire la stabilità del potere d'acquisto della moneta.
Nel caso specifico delle Banche, la Banca Centrale vigila e controlla gli istituti bancari, con l'obiettivo di prevenire abusi e altri atti arbitrari che potrebbero essere commessi dagli agenti finanziari del Paese.
Portanto, se você teve um problema mais grave com a Caixa Econômica Federal ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com a Caixa para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
In situazioni normali, la Banca Centrale impiega dagli 8 ai 10 giorni lavorativi per rispondere al cittadino. Ma questo termine dipende in gran parte da quanto tempo impiegherà la banca denunciata a rispondere.
Se il tuo reclamo è giusto, la Banca normalmente inverte la procedura o cerca in qualche modo di correggere l'errore commesso, avvisando la Banca Centrale di tale evenienza.
Logicamente, se il tuo reclamo alla Banca Centrale è infondato, non verrà intrapresa alcuna azione, poiché la Banca Centrale analizzerà il tuo caso e lo trasmetterà all'istituto, fungendo in questo caso da mediatore del problema.
Come accennato in precedenza, presentare un reclamo alla Banca Centrale è molto semplice. L'intera procedura viene eseguita online ed è importante registrare un'e-mail per ricevere notifiche ogni volta che il processo si sposta.
Altro aspetto molto importante da ricordare è la necessità di avere a portata di mano il protocollo per la presentazione del reclamo alla Banca. Tieni questo numero a portata di mano perché ti servirà quando farai le tue accuse.
È importante inoltre chiarire che la Banca Centrale ti chiederà di scrivere un testo in cui spieghi esattamente cosa è successo tra te e la banca. A questo punto sii il più dettagliato possibile, indicando il giorno, l'ora, il nome dell'accompagnatore, cosa è stato detto, il numero del protocollo, ecc. Non perderti nulla!
Passo dopo passo: presentare un reclamo sul sito della Banca Centrale
Per avviare la procedura di reclamo presso la Banca Centrale, puoi cliccare qui.
Come puoi vedere nell'immagine qui sotto, devi inserire il tuo numero CPF e selezionare Reclami contro le istituzioni del sistema finanziario.
Risolvi il Captha e si aprirà la schermata in cui inserire i dati necessari:
- Scegli il nome dell'Istituzione
- Seleziona l'oggetto
- Inserisci il tuo messaggio, includendo il reclamo che vuoi presentare
- Immettere il numero di protocollo dell'istituto finanziario
Da lì, la Banca Centrale chiederà la tua email e il tuo numero di telefono, generando successivamente il protocollo di servizio.
Con il protocollo di reclamo in mano, come accennato in precedenza, non ti resta che attendere che la banca risponda al tuo reclamo.
Domande e risposte sulla denuncia alla Banca Centrale
1- Quali istituti vigila la Banca Centrale?
La Banca Centrale vigila su numerose banche, banche commerciali, banche cooperative, banche di investimento, banche di sviluppo, banche di cambio, casse di risparmio, cooperative di credito, società di credito, di finanziamento e di investimento, società di credito immobiliare, leasing, società di intermediazione valutaria, società di intermediazione mobiliare , società di distribuzione di titoli e titoli, agenzie di sviluppo, società di mutui, società di credito per microimprenditori e piccole imprese dimensione, istituti di pagamento e amministratori del consorzio.
2- Posso presentare reclamo contro un Ente autorizzato ad operare dalla Banca Centrale?
sì, possono presentare reclami i clienti e gli utilizzatori di prodotti e servizi degli istituti finanziari e degli altri istituti autorizzati ad operare dalla Banca Centrale, quali cooperative di credito, istituti di pagamento e amministratori di consorzi, ogniqualvolta vi sia evidenza di mancato rispetto delle norme di legge e di disposizioni regolamentari la cui vigilanza è di competenza di questa Autorità.
3- Il reclamo alla Banca Centrale ha gli stessi effetti di una querela?
No. La Banca Centrale opera a livello amministrativo e non si sostituisce all'azione legale. Pertanto, se il tuo problema non viene risolto con la Banca Centrale, puoi intraprendere un’azione legale.
4- La Banca Centrale regolamenta il tempo di attesa in fila in banca?
No. La Banca Centrale non regolamenta i tempi di attesa nelle code. Esistono leggi statali e comunali che affrontano la questione. Spetta agli organismi di tutela dei consumatori (Procon, Prodecon, Decon) fornire indicazioni sul tema.
5- La Banca Centrale elenca il valore delle commissioni addebitate dalle banche?
La Banca Centrale non determina il valore delle commissioni. Tuttavia, ci sono alcuni servizi che le banche devono fornire gratuitamente. Nel rispetto dei divieti, ogni istituzione è libera di stabilire il valore dei propri compensi.