Fazer uma reclamação do Banco Itaú é um procedimento relativamente simples e que pode ser realizado totalmente online.
Embora seja o Itaú seja uma instituição séria e preocupada com o bom atendimento aos seus clientes, em algumas situações pontuais podem surgir problemas na relação com os usuários do banco, e neste momento vem a necessidade de efetuar uma reclamação do Banco Itaú.
O Banco Itaú Unibanco, mais conhecido como Itaú, é o maior banco brasileiro. Ele foi criado em novembro de 2008 a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco e a sua sede fica na cidade de São Paulo. Resultado da fusão de duas das maiores instituições financeiras do país, o Itaú é o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e um dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.
Com 91 anos de história, o Itaú Unibanco possui mais de 90 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas. Além disso, ele está presente em 21 países, possui cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior. No ano de 2016, a carteira de ativos do Itaú atingiu 1,43 trilhão de reais, tornando-se a maior do país. A empresa também foi eleita pelo Great Place to Work Institute como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Apresentando todas essas conquistas em sua história, o Itaú também é proprietário da Rede, o segundo maior adquirente de cartões do mercado brasileiro.
Se você deseja saber mais sobre o banco Itaú, realizar uma reclamação, solucionar uma dúvida ou comunicar qualquer outra demanda, continue lendo. Abaixo listamos algumas opções de meios pelos quais você pode entrar em contato com a empresa. Confira!
Telefones Itaú para Reclamação
Entre em contato com o Itaú para fazer uma reclamação pelo telefone sobre pagamentos, bloqueio e desbloqueio de cartões, talões de cheque, saldos, transações, consultas, investimentos, consórcio Itaú, pedir informações e mais.
O atendimento funciona das 08h às 21h, de segunda a sexta-feira e sábado, 09h às 21h. Veja abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
Se você mora em uma capital ou região metropolitana, ligue para: 4004 4828.
Demais localidades
Já aqueles que vivem em outras regiões, podem ligar para: 0800 970 4828.
Para clientes no exterior
Quem está fora do país, deve ligar para o número: 55 (11) 4004 4828.
Suporte digital
Para tratar de dúvidas sobre acesso e navegação da conta na internet ou celular entre em contato com o suporte digital. Ele funciona de segunda a sexta, das 08h às 20h40. Aos sábados, o serviço está disponível das 09h às 15h.
Ligue: 0300 100 1213.
Itaú Uniclass
O Itaú oferece atendimento específico para os clientes Uniclass. Para tratar de pagamentos, bloqueio e desbloqueio de cartões, talões de cheque, saldos, transações, consultas, investimentos, consórcio Itaú e mais, entre em contato. O serviço funciona de segunda a sexta, das 08h às 21h. Aos sábados ele funciona das 09h às 21h. Veja para qual número ligar abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
Quem vive em capitais e regiões metropolitanas deve ligar para o número: 4004 4828.
Demais localidades.
Os que moram em outras regiões devem ligar para: 0800 202 0030.
Suporte digital
Para solucionar dúvidas sobre o acesso e navegação em contas na internet ou celular, entre em contato com o suporte digital. Ele está disponível de segunda a sexta, das 08h às 20h40. Aos sábados funciona das 09h às 15h.
Ligue de todas as localidades para: 0300 100 1213.
Itaú Personnalité
Central de Atendimento
O Itaú também disponibiliza atendimento específico para clientes Personnalité de segunda a sexta, das 08h às 21h e aos sábados, das 09h às 21h. Entre em contato para tratar de investimentos, pagamentos, pedidos de talões de cheque, saldos, transações, consultas e pedir informações. Veja como abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
Se você vive em uma capital ou região metropolitana ligue para: 3003 7377.
Demais localidades
Em outras regiões, pode ligar para o número: 0800 722 7377.
Central do Cartão Personnalité
Outra opção é entrar em contato com a Central do Cartão Personnalité. Nela você pode realizar consultas, pagamentos de fatura, registrar perdas ou o roubo de seu Cartão de Crédito Personnalité, no Brasil e no exterior. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 08h às 20h40 e aos sábados, das 09h às 15h. Veja como entrar em contato abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
De uma capital ou região metropolitana, você pode ligar para o número: 3003 3030.
Demais localidades
Caso viva em outra região do país, deve ligar para: 0800 720 3030.
No exterior a cobrar
Para fazer ligações internacionais a cobrar, ligue primeiro para a operadora, explique que você gostaria de fazer uma ligação internacional a cobrar e informe o número: 55 (11) 2155 4828.
Suporte digital
Para tratar de dúvidas sobre o acesso e navegação em sua conta na internet ou celular ligue de todas as localidades para: 0300 100 1213. O serviço funciona de segunda a sexta, das 08h às 20h e aos sábados, das 09h às 15h.
Ouvidoria do Banco Itaú: como fazer uma manifestação?
Se a sua reclamação foi tratada nos canais de atendimento do Banco Itaú, mas a resposta não atendeu sua expectativa, a Ouvidoria Itaú pode reavaliar seu pedido.
Você pode utilizar o formulário da internet para fazer a sua reclamação contra o banco Itaú neste link.
Se preferir ligue para 0800 5700011, de segunda a sexta (dias úteis) das 9h às 18h.
O que é uma ouvidoria
A ouvidoria do Banco Itaú é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
Pra que serve uma ouvidoria
A ouvidoria do Banco Itaú, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Cada empresa define uma tratativa e o próprio funcionamento do setor. Algumas, por exemplo, acabam optando por terceirizar esse serviço, a fim de garantir uma imparcialidade maior.Outras, optam por selecionar os próprios funcionários da empresa, que já conhecem os valores da empresa, política de trocas ou devolução, além dos processos de reembolso.
Na Ouvidoria do Banco Itaú, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.O interessante da ouvidoria é que, além de investigar a sua questão, ela também gera um efeito na empresa.
Reclamação Itaú no Banco Central
Muitos usuários de serviços bancários não sabem, mas ao ter algum tipo de problema com o banco Itaú e este não resolver através da sua ouvidoria, uma alternativa muito prática e viável é fazer uma denuncia alla Banca Centrale.
La Banca Centrale del Brasile è un'istituzione molto apprezzata e, tra gli altri compiti, ha il ruolo di regolare e supervisionare il sistema finanziario nazionale. L'Istituzione attualmente lavora anche per garantire la stabilità del potere d'acquisto della moneta.
No caso específico dos Bancos, o Banco Central fiscaliza e controla as instituições bancárias, visando com isso evitar os abusos e outras arbitrariedades que possam estar sendo cometidas pelos agentes financeiros do país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com o banco Itaú ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com o banco Itaú para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
Em situações dentro da normalidade, o Banco Central demora em torno de 08 a 10 dias úteis para dar uma resposta ao cidadão. Mas esse prazo depende muito de quanto tempo o Banco que foi reclamado vai demorar para responder.
Se a sua reclamação for justa, normalmente o Banco volta atrás no seu procedimento ou de alguma forma busca corrigir o erro cometido, notificando -se ao Banco Central sobre esta ocorrência.
Logicamente, se il tuo reclamo alla Banca Centrale è infondato, non verrà intrapresa alcuna azione, poiché la Banca Centrale analizzerà il tuo caso e lo trasmetterà all'istituto, fungendo in questo caso da mediatore del problema.
Come accennato in precedenza, presentare un reclamo alla Banca Centrale è molto semplice. L'intera procedura viene eseguita online ed è importante registrare un'e-mail per ricevere notifiche ogni volta che il processo si sposta.
Outra questão muito importante a ser lembrada é a necessidade de você ter em mãos o protocolo de entrada da reclamação no Banco. Tenha este número em mãos pois você vai precisar dele na hora de fazer as suas alegações.
Importante esclarecer também que o Banco Central vai solicitar que você faça um texto explicando exatamente o que aconteceu entre você e o banco. Neste momento, seja o mais detalhista possível, informando dia, hora, nome do atendente, o que foi dito, número de protocolo, etc. Não deixe passar nada!
Passo dopo passo: presentare un reclamo sul sito della Banca Centrale
Per avviare la procedura di reclamo presso la Banca Centrale, puoi cliccare qui.
Come puoi vedere nell'immagine qui sotto, devi inserire il tuo numero CPF e selezionare Reclami contro le istituzioni del sistema finanziario.
Risolvi il Captha e si aprirà la schermata in cui inserire i dati necessari:
- Scegli il nome dell'Istituzione
- Seleziona l'oggetto
- Inserisci il tuo messaggio, includendo il reclamo che vuoi presentare
- Immettere il numero di protocollo dell'istituto finanziario
Da lì, la Banca Centrale chiederà la tua email e il tuo numero di telefono, generando successivamente il protocollo di servizio.
Con il protocollo di reclamo in mano, come accennato in precedenza, non ti resta che attendere che la banca risponda al tuo reclamo.
Domande e risposte sulla denuncia alla Banca Centrale
1- Quali istituti vigila la Banca Centrale?
São supervisionados pelo Banco Central os bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos cooperativos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de fomento, companhias hipotecárias, sociedades de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
2- Posso presentare reclamo contro un Ente autorizzato ad operare dalla Banca Centrale?
sì, possono presentare reclami i clienti e gli utilizzatori di prodotti e servizi degli istituti finanziari e degli altri istituti autorizzati ad operare dalla Banca Centrale, quali cooperative di credito, istituti di pagamento e amministratori di consorzi, ogniqualvolta vi sia evidenza di mancato rispetto delle norme di legge e di disposizioni regolamentari la cui vigilanza è di competenza di questa Autorità.
3- Il reclamo alla Banca Centrale ha gli stessi effetti di una querela?
No. La Banca Centrale opera a livello amministrativo e non si sostituisce all'azione legale. Pertanto, se il tuo problema non viene risolto con la Banca Centrale, puoi intraprendere un’azione legale.
4- La Banca Centrale regolamenta il tempo di attesa in fila in banca?
No. La Banca Centrale non regolamenta i tempi di attesa nelle code. Esistono leggi statali e comunali che affrontano la questione. Spetta agli organismi di tutela dei consumatori (Procon, Prodecon, Decon) fornire indicazioni sul tema.
5- La Banca Centrale elenca il valore delle commissioni addebitate dalle banche?
La Banca Centrale non determina il valore delle commissioni. Tuttavia, ci sono alcuni servizi che le banche devono fornire gratuitamente. Nel rispetto dei divieti, ogni istituzione è libera di stabilire il valore dei propri compensi.
Entrar com Ação Judicial contra Banco: vale a pena?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena entrar com uma ação judicial contra o Banco Itaú. Será que é viável? Vale a pena? Para responder essa pergunta, antes de tudo, é necessário saber qual a extensão do seu problema com a instituição bancária.
Sabemos que a maior parte dos problemas que envolvem os clientes e os bancos são questões mais simples de serem resolvidas através de uma reclamação na ouvidoria do próprio banco ou mesmo com uma manifestação junto ao Banco Central.
Tuttavia, quando la situazione è più complicata e comporta importi maggiori, il cliente può prendere in considerazione l'idea di intraprendere un'azione legale contro l'istituto finanziario, sapendo che si tratterà di un'ultima risorsa, dopo aver esaurito i mezzi amministrativi per risolvere il conflitto.
Un'opzione per coloro che non sono riusciti a risolvere il problema con i mezzi convenzionali è quella di intentare una causa presso il Tribunale civile speciale della tua regione, che è l’organismo competente a trattare i casi per un massimo di 40 salari minimi. È importante sottolineare che, per i casi inferiori a 20 salari minimi, non è obbligatorio assumere un avvocato.
Uma outra vantagem dos JEFS que também não pode ser esquecida é a ausência de custas processuais aos litigantes, ou seja, você não vai precisar pagar nada para entrar com uma ação contra o Banco.
Per avere successo in un processo dinanzi al Tribunale per le controversie di modesta entità, è importante raccogliere quanti più documenti possibile, come contratti, estratti conto, e-mail, lettere di sollecito, prove di pagamento, ecc.
Outra coisa fundamental neste tipo de processo é ter em mãos todos os dados do Banco contra o qual você vai entrar com a ação judicial: endereço, telefone, Cnpj, nome do gerente, entre outras informações importantes para que os servidores da justiça possam localizar o agente financeiro.
E come accennato in precedenza, non è necessario assumere un avvocato, anche se se ne avete la possibilità, è estremamente consigliabile, considerando che nei casi più complessi l'aiuto di uno specialista sarà essenziale per avere successo nella causa.
Desta forma, já sabendo de todos os detalhes sobre como entrar com uma ação judicial contra um banco, cabe somente a você decidir se isso é ou não viável, se é a melhor solução ou não.
Outras formas de reclamação contra um Banco
Se você não sabe, hoje em dia existem diversas formas de reclamar e demonstrar o seu descontentamento com o atendimento bancário. Isso quer dizer que você não é obrigado a aceitar qualquer tipo de ilegalidade por parte de algum agente do sistema financeiro do país.
Infelizmente hoje em dia acontecem os mais variados tipos de irregularidades em operações bancárias. São pessoas que estão pagando juros ou taxas abusivas, outras estão com o nome negativado sem dever nem mesmo um centavo, enfim, são reclamações de todo tipo.
Se assim como muitos brasileiros você também tem reclamações a fazer sobre o atendimento ou serviço bancário, saiba que a sociedade cada vez mais tem criado mecanismos para dar voz às pessoas insatisfeitas. Vamos aqui lhe indicar apenas alguns exemplos de como você pode reclamar de práticas abusivas por parte do bancos.
Você pode escolher entre algumas das formas de reclamação ou pode até mesmo utilizar todas elas, até que o seu problema seja finalmente resolvido. Lembrando que antes de tudo é importante tentar solucionar o problema junto ao banco do qual você tem reclamações a fazer e só depois disso você pode partir para outras ações no sentido de resguardar o seu direito.
Sito Web Reclama qui
Il sito Web Reclame Aqui è una piattaforma privata, ma ha aiutato molte persone a risolvere i loro problemi con istituti finanziari come o Banco Itaú por exemplo, que tem um boa reputação na plataforma.
Reclame Aqui funziona così: la persona che vuole presentare un reclamo si registra sul sito, rende la propria dichiarazione per iscritto, può presentare i documenti che ritiene necessari e completa la richiesta generando un protocollo.
Successivamente, è il sito stesso di Reclame Aqui a contattare l'azienda denunciata, che di solito fornisce la sua versione dei fatti e spesso risolve il problema del cliente.
La maggior parte delle aziende risponde molto bene ai reclami presentati su questa piattaforma, altre nemmeno rispondono. Ma in generale vale la pena provare a presentare un reclamo sul sito. Accedi qui per conoscere il servizio
Procon
Un organismo molto noto tra i brasiliani è Procon, sempre ricordato per la sua lotta a tutela dei consumatori. Procon è legato agli Stati e serve l'intera popolazione quando si tratta del codice di tutela dei consumatori.
Se você tiver fácil acesso a este órgão, pode ser uma alternativa viável uma reclamação junto ao Procon. Sabe-se que as instituições financeiras como um todo, especialmente os Bancos costumam ter sérios problemas com os seus clientes, e o Procon pode ser o defensor do lado mais fraco neste momento.
Un altro vantaggio di rivolgersi a Procon per un reclamo è il fatto che si tratta di un servizio di pubblica utilità, cioè completamente gratuito, in cui il consumatore può avere un braccio forte nella propria difesa contro gli abusi di potere delle grandi multinazionali.
Avviso importante
O site Achei Celular é um projeto independente que não possui nenhum vínculo com o Banco Itaú e nem com as entidades governamentais de defesa do consumidor. O objetivo deste artigo foi apenas informar sobre Reclamações do Banco Itaú e altre forme di contatto da parte dell'istituzione, che hanno scopo puramente informativo. In caso di reclami, cercare i canali ufficiali delle aziende e non lasciare in nessun caso dati personali nel campo dei commenti.