Como fazer uma reclamação na Aneel?
A Aneel é uma agência reguladora do governo federal. Sua principal competência é regular a distribuição de energia elétrica no país, e consequentemente fiscalizar as empresas que atuam neste setor.
Fundada em 1997 e situada em Brasília, a Aneel é a agência reguladora para a qual você deve direcionar qualquer reclamação relativa às empresas do setor elétrico brasileiro.
Portanto, se você passar por alguma dor de cabeça com a Cemar, Enel, Energisa, Light, Coelba, ou qualquer outra distribuidora de energia e não conseguir resolver seu problema com a ouvidoria da empresa, formalize uma reclamação junto à Aneel.
Entre as principais distribuidoras de energia do Brasil atualmente, podemos destacar as seguintes:
Reclamação na Aneel: quando fazer?
Se você solicitou um serviço à sua empresa de energia elétrica e não obteve resposta, ou se a resposta obtida foi insatisfatória, você deverá acionar a ouvidoria da empresa de energia elétrica.
Isso mesmo! Antes de fazer a reclamação à Aneel, você deve tentar resolver o problema junto à empresa de energia.
Não obteve o atendimento adequado pelas vias comuns, efetuou a reclamação na ouvidoria da companhia elétrica e ainda assim o problema não foi resolvido?
Bem, neste caso o melhor é acionar a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Como registrar uma reclamação na Aneel?
Agora é fácil! A Aneel dispõe de três canais de atendimento para que o consumidor registre uma reclamação. Confira os meios pelos quais você pode efetuar a reclamação:
- Ligar para o número 167;
- Preencher o formulário no site da Aneel por meio do link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online através do link http://bit.ly/2PStuzn;
Lembre-se: efetue a reclamação na Aneel apenas após tentar solucionar o problema junto à empresa de energia.
Para reclamar na Aneel, é necessário que você possua o protocolo de atendimento da ouvidoria da companhia elétrica, portanto não é possível pular esta etapa.
Você tem ainda a opção de entrar na Fan Page da Aneel no Facebook e fazer um comentário sobre algum assunto relacionado à sua demanda.
Estou com um problema relacionado à energia elétrica na minha casa. O que fazer?
Conforme vimos, qualquer problema relacionado à distribuição de energia elétrica deve ser tratado primeiramente com a distribuidora de energia de sua região.
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Solicitar um atendimento à empresa
Assim, em caso de problemas, o primeiro passo é solicitar um atendimento à empresa de energia. Normalmente as companhias dispõem de diversos meios que o cliente solicite um atendimento: telefone, torpedo, e-mail, site, entre outros.
Após solicitado o atendimento, aguarde a solução do problema por parte da empresa. A companhia deverá efetuar o atendimento de acordo com os prazos da Aneel.
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Acionar a ouvidoria da empresa
Caso a distribuidora de energia não atenda à sua solicitação em um prazo razoável, acione a ouvidoria. Esta é a segunda instância de atendimento, ou seja, se não houve atendimento ou se ele tiver sido insatisfatório, você deverá acionar a ouvidoria da empresa.
A partir deste momento, a companhia terá novo prazo para atender à sua solicitação.
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Registrar a reclamação na Aneel
Esta é a última instância de atendimento. Deve ser realizada apenas se o cliente não obtiver o serviço através das vias comuns e da ouvidoria da empresa. Para realizar a reclamação, utilize um dos meios citados nos tópicos acima.
Se você já possui o protocolo da ouvidoria e o problema persiste, não perca tempo: entre em contato com a Aneel imediatamente!
Outros meios de Reclamação
É muito difícil que a ANEEL, uma vez acionada, não resolva o problema junto a alguma das empresas do setor energético.
No entanto, caso isso ocorra, você ainda tem outros meios de fazer a sua reclamação.
Para exigir os seus direitos você pode precisar ir bem longe, portanto, isso vai depender muito da sua disposição e paciência.
Entre as formas alternativas de reclamação, podemos destacar as seguintes:
- Procon
- Juizado de pequenas causas
- Site Reclama aqui
- Justiça Comum
Desta forma, a depender da disponibilidade dos órgãos citados em sua cidade, você poderá buscar os seus direitos.
Sabemos que para as pessoas que moram no interior o leque de opções diminui bastante, enquanto os consumidores dos grandes centros tem uma ampla rede de proteção à sua diposição.
Escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades e vá em frente na busca pelos seus direitos.