Todo mundo sabe que atualmente as redes sociais são grande parte da vida das pessoas. O mundo se digitalizou muito rápido, então basicamente tudo migrou para esse âmbito, principalmente no Instagram.
Atualmente o Instagram já reúne mais de 1.4 bilhões de usuários, sendo a terceira rede social com o maior número de usuários do mundo. Portanto, se é do seu interesse entender melhor como ela funciona, continue aqui, pois vamos te mostrar tudo que você precisa saber!
Certamente, por ter esse grande público engajado, a rede social se tornou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Se for bem utilizada, é possível conseguir muito dinheiro de diversas formas com essa plataforma. Logicamente, as redes sociais funcionam como uma vitrine, que pode passar de pessoal, para uma vitrine profissional!
Sendo assim, é completamente lógico que marcas procurem pelos grandes perfis para a divulgação de sua marca, produtos e serviços. Tendo isso em vista, boa parte dos grandes perfis do Instagram cobram valores bem altos para fazer os famosos publiposts. Sobretudo, tendo como exemplo os famosos que fazem milhões por post.
É claro que muitos influencers digitais surgiram com esse boom digital dos últimos anos, e trabalham justamente com publiposts. Mas como posso saber quanto cobrar por divulgação no Instagram? Bom, a resposta para essa pergunta pode ser mais simples do que parece. Sendo assim, preparamos no artigo de hoje informações para que entenda como o algoritmo funciona e as formas de como esse valor pode ser calculado.
Como sei quanto pedir de pagamento para divulgações?
O sonho de muitas pessoas hoje é o de se tornar grandes influenciadores digitais, que através da publicidade conseguem milhares e milhões de reais. Entretanto, saber o quanto cobrar e qual métrica utilizar, ainda é uma dúvida que surge ao pensar nisso como uma profissão.
De certa forma, isso vai depender bastante de caso para caso, e cada perfil terá que entender como pode ser feito esse cálculo. Uma vez que isso vai depender de vários fatores para afirmar o quanto pode valer a sua divulgação.
A definição de um nicho e público-alvo do seu perfil é um fator bem básico e que é extremamente relevante. Salvo que para a empresa que busca por um influencer, encontrar um que alcance o mesmo público-alvo dele é muito importante!
Ou seja, a primeira coisa que você tem que entender é: com quem você quer falar, e o mais importante, se você está de fato conseguindo falar com esse público. Como foi dito, são vários os fatores que podem tornar o seu perfil interessante para uma marca, sendo alguns deles:
- O alcance das suas publicações;
- Seu nicho e público-alvo alinhados ao da marca;
- Preço justo, condizente com a sua entrega;
- Identificação com as suas propostas de conteúdo.
Esses são alguns fatores que as marcas ficam atentas ao contratar um influenciador digital para fazer uma publicidade. Por isso, se atente a esses detalhes, porque quanto mais o seu público for afunilado, mais a sua publicidade tem valor para determinadas empresas.
Quanto costa la pubblicità su Instagram?
Mas afinal, quanto eu posso de fato cobrar por um publipost no meu perfil? Bom, existem algumas métricas e dados que são comumente utilizados pelos influenciadores profissionais.
A primeira delas é bem simples, saiba quantas são as interações com o seu perfil, o alcance de pessoas e impressões nos seus posts. Vale lembrar que muitos são os fatores que impactam esses números, sendo eles:
- Mudanças no Algoritmo;
- Identificação do público, que só vai engajar se gostar;
- Número de seguidores;
- Entre outros.
Com base nesses dados, será possível aplicar alguns cálculos e valores. Sendo assim, tendo esses números você pode usar o que achar melhor. Afinal, você diz quanto vale o seu trabalho, não é? Por isso, basta ter uma noção das métricas mais comuns, que são:
- Custo por mil (CPM): Essa métrica é feita a partir de cada 1.000 contas alcançadas por publicação. Logicamente, seu valor pode ser, por exemplo, 20 reais por cada 1.000 impressões. Então dependendo da ferramenta, seja Reels, Stories ou Fotos, você escolhe um valor e baseia nos seus resultados em cada ferramenta do Instagram o total.
- Engajamento: Faça o cálculo da mesma forma, porém considerando a soma total do seu perfil.
- Seguidores: Dessa forma você vai considerar o seu número de seguidores, multiplicando o valor por 0.01. Dessa forma você vai obter um valor por post. Se for um vídeo nos Reels, IGTV ou foto, esse valor final pode ser maior ou menor.