Veja qual dobrável da Samsung vale mais a pena. Confira o comparativo entre o Z Flip 5 e o 4.
A linha de smartphones dobráveis da Samsung ganhou destaque após o evento Samsung Unpacked que aconteceu no dia 11 de julho de 2023. O novo celular desta seleção foi anunciado no evento o Samsung Galaxy Z Flip 5, e trouxe diversas melhorias em relação aos modelos anteriores e configuração aprimorada em termos de processamento, câmera e recursos excepcionais no display externo.
Aqui iremos analisar os recursos do recém-lançado Flip da Samsung, com foco nas especificações da câmera, usabilidade e desempenho da tela. Isso em comparação com o seu antecessor, Galaxy Z Flip 4. Ambos estão disponíveis para compra no Brasil. Porém, você deve prestar atenção à disponibilidade do produto e às flutuações de preços. Confira o comparativo abaixo.
Schermo
Uma das principais correções feitas no Samsung Galaxy Z Flip 5 foi melhorar as juntas após dobrar o smartphone. Já no modelo anterior desta linha de produtos ainda havia um pequeno espaço entre eles para fechar completamente a tela interna. Esse é o principal motivo de reclamação dos usuários, pois a tela principal do Flip 4 é facilmente danificada por detritos como: água, poeira e até outros pequenos objetos que entram nos bolsos e mochilas junto com o celular.
Além disso, o famoso display externo foi expandido no Samsung Galaxy Z Flip 5 para um tamanho de 3,4 polegadas, tornando-o quase duas polegadas maior que o Flip 4. Agora, vários widgets e acesso a previsões do tempo, alarmes, calendários e também podem ser diretamente usados na parte principal do telefone.
A tela interna do Galaxy Z Flip 5 tem 6,7 polegadas de tamanho, utiliza painel Dynamic AMOLED 2X e resolução Full HD na tela com taxa de atualização de 120Hz. No Flip 4 a tela de fora tem o mesmo tamanho que o seu sucessor. Além de que conta também com a tecnologia Dynamic AMOLED 2x e resolução acima do Full HD, entregando 120hz.
Fotocamere
Chamadas de “Câmera Flex”, as lentes do Samsung Galaxy Z Flip 5 conseguem ser usadas sem que o usuário abra o smartphone. Para usar o recurso, é só iniciar o aplicativo da câmera com o widget configurado para fotografar na tela externa.
A Câmera Wide do Galaxy Z Flip5 traz ainda mais da cena para o quadro. Abrir o celular é opcional. Basta arrastar o ícone da câmera para a tela externa e começar a gravar com o Flex Camera. Graças à qualidade de vídeo 4K Nightography a 60 fps, a ausência de luz solar não significa perda de qualidade de foto ou vídeo, tornando este modo ideal para tirar fotos ou gravar vídeos à noite com o aparelho.
No modelo Flip anterior também era possível tirar selfies com a câmera traseira, mas a funcionalidade da câmera é mais limitada que no Z Flip 5. Pois no novo modelo é possível configurar o tamanho da foto com as lentes principais são totalmente feitas pelo display externo. Enquanto no Z Flip 4 é preciso abrir o aparelho para acessar essas configurações. Porém, no Samsung Galaxy Z Flip 4 também é possível gravar em resolução 4K com a câmera principal a 60 quadros por segundo. Na câmera ultra-wide também é possível gravar em resolução 4k, mas apenas em 30 quadros fps. Ambos os jogos de câmeras possuem principal de 12MP, ultra-wide de 12MP e uma frontal de 10MP.
Desempenho e bateria
Considerado o processador mais poderoso entre os celulares dobráveis, o novo Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy melhora a capacidade de processamento. Com ele, os usuários podem experimentar gráficos mais suaves em jogos, usar IA mais rápida e desfrutar de melhor desempenho da bateria.
Há também 8 GB de RAM para executar aplicativos e jogabilidade suave. A bateria deste celular tem capacidade de 3752 mAh e um potente carregador de 25 watts, que pode recarregar o aparelho até 50% em 30 minutos após ser conectado na tomada. Por outro lado, o Samsung Galaxy Z Flip 4 possui 8 GB de RAM e até 8 GB de RAM Plus. O processador Snapdragon 8 plus de primeira geração presente no Flip 4 pode rodar diversos jogos e aplicativos com alta qualidade sem causar incômodo ao usuário. A bateria do Flip 4 tem capacidade de 3.700 mAh e o telefone vem com carregador de 25 watts incluso na caixa.
Conclusione
A Samsung conseguiu melhorar alguns recursos do Samsung Galaxy Z Flip 4 para o Z Flip 5, oferecendo capacidade de expansão do display externo. Além disso, também trouxe maior capacidade para widgets e aplicativos usados na tela adicional. Ademais, as capacidades de dobragem do dispositivo foram melhoradas para evitar possíveis danos causados por água, poeira e outros objetos pequenos.
Dito isso, ambos os dispositivos buscam inovar no mercado de celulares dobráveis. O modelo mais recente traz uma usabilidade radicalmente melhorada para a linha Flip. Assim, vemos que o Galaxy Z Flip 5 realmente destaca as características do modelo anterior, oferecendo a possibilidade de utilizar mais uma tela externa, além de melhor bateria e poder de processamento. Portanto, fica claro que ambos os dispositivos possuem recursos muito semelhantes, mas cabe ao usuário decidir qual dispositivo melhor se adapta ao seu orçamento e necessidades de uso.