Aprenda a escolher um bom aparelho para o seu perfil. Saiba como.
Se você está procurando um celular novo, mas não sabe o que escolher, existem dicas para te ajudar nessa missão. Muitas pessoas pensam logo nas câmeras, ou na marca, mas a verdade é que as especificações de processamento, bateria e memória são os divisores na hora da escolha. Continue lendo e tenha acesso a um guia completo descrevendo os pontos a serem considerados ao tomar uma decisão de compra. Confira as dicas.
Características principais
Antes de escolher um dispositivo, defina os principais objetivos que pretende alcançar com o aparelho no seu dia-a-dia. Um modelo mais simples inclui acesso à internet, aplicativos, mensagens, chamadas. Já para trabalho, mais espaço de armazenamento e desempenho. Se o intuito são jogos, vai ter que ter alta resolução, espaço de armazenamento, desempenho. Para foto e vídeo, uma alta capacidade de câmeras, espaço de armazenamento, tela e resolução maiores. Agora, se quer um aparelho acessível, preste atenção nos botões maiores, funcionalidade SOS e facilidade de uso.
Defina um valor
A marca, design, configuração e outras características afetam o preço final do aparelho. Portanto, depois de definir seus principais recursos, baseie seu orçamento para celular nisso também.
Verifique as configurações do aparelho
Algumas das especificações mais importantes do aparelho são o tamanho da tela do celular, capacidade de memória e qualidade da câmera, elementos que você deve prestar atenção na hora de escolher. Isso porque a configuração ideal pode mudar dependendo da prioridade de uso do dispositivo.
Bom Processador
Determinada a categoria do celular existem três grandes fabricantes de processadores bons no mundo Android – Qualcomm, MediaTek e Samsung (mas não os únicos). A primeira é líder neste segmento e seus chips se enquadram em quatro categorias principais.
4: Para smartphones básicos.
6: Para smartphones de gama média.
7: Para smartphones premium de gama média.
8: Para smartphones de alto desempenho.
Se você busca um smartphone básico, o modelo com chip Snapdragon 4 é a sua melhor aposta. Aqueles que querem um telefone ousado, mas não muito caro, estarão interessados nas opções com Snapdragon 6 e Snadpragon 7. Para quem busca um smartphone com alto poder computacional, o modelo com Snapdragon 8 é uma opção que vale a pena.
Já os processadores MediaTek quase sempre são encontrados em telefones celulares de nível básico ou intermediário, portanto, geralmente são a escolha de usuários que priorizam a eficiência de custos em detrimento do desempenho. Para a Samsung, o chip se chama Exynos e é frequentemente encontrado nos smartphones da empresa. Existem várias opções, mas o Exynos 2100 afirma ser o processador mais avançado da empresa até o momento.
De qualquer forma, considere o que você espera do seu smartphone (fácil de usar, tarefas avançadas ou alto desempenho) e escolha um modelo com o chip certo. Vale pesquisar o nome do processador no Google para ver em qual categoria ele se enquadra. E, claro, quanto mais avançado o processador, mais caro tende a ser o celular.
Memoria RAM
Pelos padrões de hoje, um smartphone deve ter pelo menos 4 GB de RAM. E quanto a 6 GB ou 8 GB? São recursos muito interessantes, pois abrem caminho para aplicativos pesados (que exigem muitos recursos), principalmente jogos, rodarem com mais fluidez. Mais RAM também facilita a alternância entre aplicativos abertos e a execução de tarefas simultâneas, como deixar um aplicativo de música em execução em segundo plano enquanto você faz outras coisas.
Um celular com 8 GB de RAM é ótimo, mas tem um problema. O uso pesado pode aumentar o custo do dispositivo e nem sempre oferece ganhos perceptíveis de desempenho. Opções com 4 GB são adequadas para a maioria dos usuários.
Armazenamento maior
Nesse caso, se segue a premissa de quanto mais, melhor. Por exemplo, fotos, vídeos e aplicativos podem ocupar muito espaço, por isso é ideal ter o máximo de espaço de armazenamento possível. Os padrões atuais recomendam comprar um telefone com pelo menos 64 GB de armazenamento, mas 128 GB é o ideal para quem usa bastante. Por outro lado, se o telefone tiver menos do que mínimo, verifique se o dispositivo possui um slot para cartão microSD, assim não há problema.
Bateria do celular
A maioria dos smartphones fabricados são grandes, por isso geralmente vêm com baterias de grande capacidade. Os padrões atuais recomendam modelos com no mínimo 4.000 mAh. Verifique também se o seu telefone suporta carregamento rápido. Esse recurso evita que o processo leve horas.
Também é importante verificar se o produto vem com carregador rápido. Mesmo que um smartphone suporte esse tipo de tecnologia, não é incomum que ele venha com um carregador comum.
Conectividade
Com raras exceções, todos os smartphones possuem portas USB, WiFi e Bluetooth. Porém, é importante ficar atento a essas versões da tecnologia, pois padrões muito antigos indicam que os celulares utilizam componentes ultrapassados. Além disso, as tecnologias mais recentes oferecem recursos mais melhores.
Portanto, dê preferência a celulares que: Conexão USB-C em vez de Micro-USB. Wi-Fi 5 (802.11ac) ou Wi-Fi 6 (802.11ax); Bluetooth 5.0 ou superior. Um detalhe igualmente importante: certifique-se de que seu smartphone possui NFC. Essa tecnologia possibilita o uso de serviços de pagamento como o Samsung Pay, por exemplo.