Recurso permite que usuários protejam as conversas no aplicativo por meio de senha numérica ou biometria. Descubra como usar!
O WhatsApp é o aplicativo ideal para quem deseja trocar mensagens de forma instantânea com pessoas de qualquer lugar do mundo. Além de mensagens de texto, é possível enviar fotos, vídeos, documentos, áudios e muito mais.
Pensando na privacidade dos usuários, a plataforma tem lançado diversos recursos que permitem a proteção dos dados e das mensagens enviadas e recebidas, para impedir que terceiros tenham acesso às conversas. Com isso, o aplicativo liberou uma função que permite que os usuários coloquem senha numérica ou biometria nos chats.
Saiba como usar o recurso e proteja as suas conversas de curiosos!
Senha no WhatsApp
Em maio, Whatsapp liberou uma função que permite que os usuários tenham mais privacidade ao usar o aplicativo, inserindo senha em conversas. O usuário pode escolher proteger quantas conversas quiser, por meio de senha numérica ou biometria.
O chat escolhido para de aparecer na lista principal de mensagens e fica escondido em uma pasta com o nome de “Conversas Ocultas”, localizada abaixo da opção de “Conversas Arquivadas”.
Como proteger as conversas
Acesse a conversa que você deseja proteger, clique no nome do contato, role a tela até a opção “Conversas Ocultas”. Basta ativar a chave para ativar o recurso e inserir a senha.
Como proteger o aplicativo
Para proteger o aplicativo inteiro, basta entrar nas configurações e rolar a página até a opção “Bloqueio”, e escolher o tempo para o início dele, que varia entre um minuto e uma hora após a abertura do aplicativo.
Senha no WhatsApp Web
A versão mais recente do WhatsApp Web beta está testando um novo recurso que permite que os usuários protejam as suas conversas com senha. O novo recurso permite que as conversas fiquem protegidas mesmo que terceiros utilizem o computador em que o aplicativo esteja aberto.
Os usuários da versão podem acessar a configuração de segurança e ativar a opção de bloqueio por senha. Com isso, eles podem definir uma senha que será necessária sempre que o WhatsApp for acessado.
Para isso, basta:
– Clicar nos três pontos na tela inicial;
– Entrar nas “Configurações”;
– Clicar em “Privacidade”;
– Em “Bloqueio de tela” e escolher o tempo sem uso para bloqueio.
Como a função ainda está em fase de testes, está disponível apenas para alguns usuários, mas espera-se que o recurso seja liberado para todos os usuários do WhatsApp Web assim que os testes forem encerrados e apresentem bons resultados.
Novidade no aplicativo
Por falar em testes, o aplicativo está testando uma nova atualização que vai introduzir usarnames aos perfis, ao invés do uso de número de telefone. A mudança vai permitir que usuários criem nomes exclusivos associados à sua conta no aplicativo.
Com essa atualização, qualquer pessoa poderá entrar em contato com o usuário através do seu nome, sem precisar trocar o número de telefone. A função é parecida com a já existente no Instagram, e apesar de ser comum, vai mudar totalmente a forma de comunicação no WhatsApp.
A proposta garante que os nomes não podem se repetir e que ele será exclusivo para cada usuário, sem que outras pessoas possam utilizá-lo.
A data de lançamento para a nova atualização ainda não foi confirmada e a função está sendo testada na versão 2.23.11.15 do WhatsApp Beta para Android.