Principali metriche di Google Analytics per il processo decisionale

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A tomada de decisões é um processo muito importante em qualquer negócio e que muito pode se beneficiar da análise de métricas do Google Analytics.

Mas, ao contrário do que muitos pensam não é difícil utilizar esse recurso. Isso porque ele apresenta resultados fáceis de serem analisados por qualquer pessoa.

Ou seja, não é preciso ser um especialista em números, gráficos e etc, basta ter interesse em aplicar tais dados em suas estratégias de marketing e vendas.

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Já que através deles você irá melhor entender seu público-alvo, ao identificar seus padrões e reações após visitas ao seu site.

Com isso, será possível entender quais estratégias tem surtido efeito e quais não. Quer saber mais do assunto? Continue lendo!

Métricas Do Google Analytics Para Você Analisar

Se você ouviu falar das métricas do Google Analytics, mas, ainda não sabe exatamente o que é essa ferramenta, primeiramente iremos explicá-la brevemente.

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O Google Analytics é caracterizado como um recurso para o gerenciamento do marketing digital. Isso porque ele agrupa diversas funcionalidades que se adaptam a diferentes tipos de empresas.

Algumas empresas como a BQHost, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado, realizam a criação de sites em Curitiba integrados com esse recurso.

Tal como, em todo o território nacional. Permitindo assim, que donos de um determinado domínio tenham acesso a informações cruciais de seu negócio.

Por exemplo, relacionados aos seus visitantes e impacto de suas campanhas e, para isso, é importante conhecer um pouco mais de suas métricas – o que faremos a seguir!

Basicamente, o Analytics é utilizado para informar os resultados de suas estratégias de marketing digital. Medindo então, todas as suas ações de forma muito mais precisa.

O que torna mais fácil entender seu público e suas ações, de forma a tornar sua tomada de decisões cada vez mais assertiva, aperfeiçoando-a com base em sua própria audiência.

1. Visitas (sessões) e visitantes:

Uma das métricas do Google Analytics mais importantes para avaliar o desempenho de uma plataforma é essa que identifica:

  • Sessões: é a quantidade de vezes que seu site foi acessado em um determinado período;
  • Visitantes: é a quantidade de pessoas, de forma individual que visitaram seu site em um determinado período.

Vale destacar que o número de sessões considera até mesmo mais de um acesso de um mesmo visitante, enquanto os visitantes são contabilizados sempre como os mesmos.

Outra métrica, interligada a essa, também importante é aquela que identifica onde se encontram seus usuários. Por exemplo, digamos que você tenha feito a criação de site em Goiânia.

Mas, esteja recebendo acesso de outros estados como Rio de Janeiro e até mesmo no Acre, isso poderá ser identificado pelas métricas.

Apontando então, qual seu alcance geográfico – que pode chegar a internacional inclusive. O que permite entendimento sobre a possibilidade de expansão do negócio.

  • Número de usuários: outra métrica parecida é aquela que contabiliza todos os acessos já recebidos em seu site. Se este se mantém baixo, significa que os visitantes entram e não retornam.

2. Duração das sessões:

Ela está entre as métricas do Google Analytics mais importantes na tomada de decisões, pois esclarece muito sobre o impacto de seus conteúdos.

Isso porque essa métrica informa o tempo de permanência dos visitantes no seu site. Se eles ficam ali por um tempo, isso significa que você tem conseguido criar engajamento.

Mas, se eles entram e saem rapidamente, isso pode demonstrar a falta de qualidade ou atração e seus conteúdos, problemas de carregamento da página, entre outros.

Tendo essas informações em mente, é possível saber em que pontos melhorar. É como se você estivesse aplicando a matriz SWOT de certa forma:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

3. Métricas do Google Analytics sobre os usuários:

Além das visitações, visitantes e duração de sessões, é sempre importante analisar outros aspectos sobre seus usuários, tais como:

  • Usuários ativos: essa métrica é a responsável por identificar a navegação de seus visitantes em tempo real e quais páginas eles estão visitando;
  • Origem do tráfego: outra métrica que avalia seus usuários, mas, identificando o como eles chegaram até sua plataforma. Ou seja, se foi através da busca orgânica, links, tráfego direto ou campanhas.

4. Taxa de rejeição:

Conhecida ainda como Bounce Rate, essa métrica analisa a porcentagem de visitantes que abandonaram seu site logo após a primeira página visualizada.

Apesar de ela ser comumente alta, isso não exclui a importância de criar conteúdos de qualidade. Contudo, você deve aumentar o foco no engajamento.

Levando assim, a redução dessa taxa e uma aumento naquela de permanência no site, sempre com foco em agregar valor à sua audiência.

5. Métricas do Google Analytics sobre navegação:

Seja sua criação de sites em Curitiba ou qualquer outra região, avaliar detalhes sobre a navegação é sempre muito importante para entender melhor o impacto de seus conteúdos e ações.

  • Dispositivos: uma das métricas mais importantes de se analisar é através de quais dispositivos seu público costuma consumir seus conteúdos. Sabe-se que hoje, a navegação mobile cresce cada vez mais, portanto, é fundamental frente a isso analisar seu desempenho mobile também;

  • Mais visitados: em relação a navegação, você pode identificar ainda quais páginas do seu site é mais acessada. Com isso, você pode sempre buscar melhorá-lo, revisar informações e até mesmo criar outros com a mesma pegada.

Conclusione

Ao longo deste artigo, vimos mais sobre como funcionam algumas das principais métricas do Google Analytics que são fundamentais na tomada de decisões de qualquer negócio.

Isso porque elas determinam o impacto que seus conteúdos e ações tem sobre o público. De modo que é possível reformular, ajustar e, corrigir suas estratégias sempre que necessário.

Empresas como BQHost, realizam a integração desse recursos já na fase de criação de site em Goiânia e em todo território nacional.

Ou seja, no intuito de facilitar a vida de seus parceiros e associados. Logo, oferecendo desde o início de seu site, a possibilidade de utilizar métricas ao seu favor.

E você, conte para nós nos comentários se já teve ou tem experiência com o uso desses dados e como eles favoreceram seu negócio!

Sai cosa: