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A tomada de decisões é um processo muito importante em qualquer negócio e que muito pode se beneficiar da análise de métricas do Google Analytics.
Mas, ao contrário do que muitos pensam não é difícil utilizar esse recurso. Isso porque ele apresenta resultados fáceis de serem analisados por qualquer pessoa.
Ou seja, não é preciso ser um especialista em números, gráficos e etc, basta ter interesse em aplicar tais dados em suas estratégias de marketing e vendas.
Já que através deles você irá melhor entender seu público-alvo, ao identificar seus padrões e reações após visitas ao seu site.
Com isso, será possível entender quais estratégias tem surtido efeito e quais não. Quer saber mais do assunto? Continue lendo!
Métricas Do Google Analytics Para Você Analisar
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Se você ouviu falar das métricas do Google Analytics, mas, ainda não sabe exatamente o que é essa ferramenta, primeiramente iremos explicá-la brevemente.
O Google Analytics é caracterizado como um recurso para o gerenciamento do marketing digital. Isso porque ele agrupa diversas funcionalidades que se adaptam a diferentes tipos de empresas.
Algumas empresas como a BQHost, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado, realizam a criação de sites em Curitiba integrados com esse recurso.
Tal como, em todo o território nacional. Permitindo assim, que donos de um determinado domínio tenham acesso a informações cruciais de seu negócio.
Por exemplo, relacionados aos seus visitantes e impacto de suas campanhas e, para isso, é importante conhecer um pouco mais de suas métricas – o que faremos a seguir!
Basicamente, o Analytics é utilizado para informar os resultados de suas estratégias de marketing digital. Medindo então, todas as suas ações de forma muito mais precisa.
O que torna mais fácil entender seu público e suas ações, de forma a tornar sua tomada de decisões cada vez mais assertiva, aperfeiçoando-a com base em sua própria audiência.
1. Visitas (sessões) e visitantes:
Uma das métricas do Google Analytics mais importantes para avaliar o desempenho de uma plataforma é essa que identifica:
- Sessões: é a quantidade de vezes que seu site foi acessado em um determinado período;
- Visitantes: é a quantidade de pessoas, de forma individual que visitaram seu site em um determinado período.
Vale destacar que o número de sessões considera até mesmo mais de um acesso de um mesmo visitante, enquanto os visitantes são contabilizados sempre como os mesmos.
Outra métrica, interligada a essa, também importante é aquela que identifica onde se encontram seus usuários. Por exemplo, digamos que você tenha feito a criação de site em Goiânia.
Mas, esteja recebendo acesso de outros estados como Rio de Janeiro e até mesmo no Acre, isso poderá ser identificado pelas métricas.
Apontando então, qual seu alcance geográfico – que pode chegar a internacional inclusive. O que permite entendimento sobre a possibilidade de expansão do negócio.
- Número de usuários: outra métrica parecida é aquela que contabiliza todos os acessos já recebidos em seu site. Se este se mantém baixo, significa que os visitantes entram e não retornam.
2. Duração das sessões:
Ela está entre as métricas do Google Analytics mais importantes na tomada de decisões, pois esclarece muito sobre o impacto de seus conteúdos.
Isso porque essa métrica informa o tempo de permanência dos visitantes no seu site. Se eles ficam ali por um tempo, isso significa que você tem conseguido criar engajamento.
Mas, se eles entram e saem rapidamente, isso pode demonstrar a falta de qualidade ou atração e seus conteúdos, problemas de carregamento da página, entre outros.
Tendo essas informações em mente, é possível saber em que pontos melhorar. É como se você estivesse aplicando a matriz SWOT de certa forma:
- Forças;
- Fraquezas;
- Oportunidades;
- Ameaças.
3. Métricas do Google Analytics sobre os usuários:
Além das visitações, visitantes e duração de sessões, é sempre importante analisar outros aspectos sobre seus usuários, tais como:
- Usuários ativos: essa métrica é a responsável por identificar a navegação de seus visitantes em tempo real e quais páginas eles estão visitando;
- Origem do tráfego: outra métrica que avalia seus usuários, mas, identificando o como eles chegaram até sua plataforma. Ou seja, se foi através da busca orgânica, links, tráfego direto ou campanhas.
4. Taxa de rejeição:
Conhecida ainda como Bounce Rate, essa métrica analisa a porcentagem de visitantes que abandonaram seu site logo após a primeira página visualizada.
Apesar de ela ser comumente alta, isso não exclui a importância de criar conteúdos de qualidade. Contudo, você deve aumentar o foco no engajamento.
Levando assim, a redução dessa taxa e uma aumento naquela de permanência no site, sempre com foco em agregar valor à sua audiência.
5. Métricas do Google Analytics sobre navegação:
Seja sua criação de sites em Curitiba ou qualquer outra região, avaliar detalhes sobre a navegação é sempre muito importante para entender melhor o impacto de seus conteúdos e ações.
-
Dispositivos:
uma das métricas mais importantes de se analisar é através de
quais dispositivos seu público costuma consumir seus conteúdos.
Sabe-se que hoje, a navegação mobile cresce cada vez mais,
portanto, é fundamental frente a isso analisar seu desempenho
mobile também;
- Mais visitados: em relação a navegação, você pode identificar ainda quais páginas do seu site é mais acessada. Com isso, você pode sempre buscar melhorá-lo, revisar informações e até mesmo criar outros com a mesma pegada.
Conclusione
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Ao longo deste artigo, vimos mais sobre como funcionam algumas das principais métricas do Google Analytics que são fundamentais na tomada de decisões de qualquer negócio.
Isso porque elas determinam o impacto que seus conteúdos e ações tem sobre o público. De modo que é possível reformular, ajustar e, corrigir suas estratégias sempre que necessário.
Empresas como BQHost, realizam a integração desse recursos já na fase de criação de site em Goiânia e em todo território nacional.
Ou seja, no intuito de facilitar a vida de seus parceiros e associados. Logo, oferecendo desde o início de seu site, a possibilidade de utilizar métricas ao seu favor.
E você, conte para nós nos comentários se já teve ou tem experiência com o uso desses dados e como eles favoreceram seu negócio!