Perché dovresti prestare attenzione ai prodotti che offre la tua banca?

Annuncio

Conheça os principais produtos bancários e seus pontos de atenção para você não perder dinheiro e nem cair em roubadas!

Infelizmente, aqui no Brasil, ainda não contamos com uma parcela tão significativa assim da população que entenda de mercado financeiro e de economia a fundo. Apesar do número de investidores e pessoas interessadas em adquirir conhecimento estar aumentando a cada ano, ainda estamos muito atrás da média de outros países.

Uma das maiores dificuldades para ultrapassar essa barreira é através do acesso a investimentos, como a previdência fechada, por exemplo. Quase que a totalidade dos brasileiros investidores desconhecem alternativas para realizar aplicações e outras transações sem ser por meio de bancos tradicionais.

Annuncio

Por conta desse cenário, os próprios bancos oferecem pacotes de produtos para os seus clientes, a fim de tentar vender tudo o que for possível.

Só que muitas vezes o que é oferecido não é o produto ideal para você e o seu perfil de investidor, levando à frustração e perda de dinheiro. Confira a seguir alguns dos motivos de porquê você deve ficar atento com os pacotes que o banco oferece e como escolher os melhores planos para você.

Confusão no atendimento

Serviços Bancários

Certamente você mesmo ou algum conhecido já passou pela experiência de ter um certo montante guardado na conta e se perguntar qual a melhor forma de investi-lo. Normalmente, a primeira atitude é recorrer ao banco onde o dinheiro está guardado e conhecer as alternativas de aplicações através do seu gerente de confiança, não é?

Annuncio

Infelizmente, para muita gente essa experiência é bastante frustrante. Em casos como esse, o gerente designado acaba falando muitas informações e poucas explicações sobre investimentos, deixando o cliente mais confuso e indeciso ainda.

Palavras como retorno histórico, prazo, fatores de risco são comuns junto de siglas totalmente desconhecidas para iniciantes, como CDB, CDI, LCA, LCI…e por aí vai.

A enorme quantidade de especificações e detalhes sobre um assunto novo acabam por confundir a cabeça de qualquer um, ao invés de esclarecer e ajudar na tomada de decisões. Dessa forma, é comum que os clientes saiam com mais dúvidas do que explicações nesses casos e não saiba qual decisão tomar.

O que são os produtos ou serviços bancários?

Antes de mais nada, é preciso entender o significado de produtos bancários. Como é possível perceber pelo nome, são serviços e produtos oferecidos pelos bancos aos seus clientes.

A primeira parte atua de maneira intermediária, na captação e transferência de recursos para manter o bom funcionamento dos próprios produtos bancários oferecidos.

Como exemplo podemos observar o caso do cheque especial: ao lançar mão desse produto, o banco recolhe o recurso necessário para cobrir o gasto da conta de outras pessoas que tenham o dinheiro aplicado em alguns investimentos.

Assim, o faturamento do banco é obtido através dos juros pagos pelos clientes, além de possíveis taxas e multas aplicáveis.

Principais produtos bancários

Atualmente, é possível observar uma grande oferta de produtos bancários que são oferecidos pelas instituições.

Certamente a maioria são bem conhecidas por qualquer pessoa que tenha algum tipo de conta no banco. Confira a seguir os principais tipos e tudo que você precisa saber para não perder dinheiro ou ser enganado pelo banco.

Conta corrente de depósito à vista

A conta corrente é o principal produto bancário utilizado pela população brasileira. Ela serve para realizar uma série de movimentações bancárias, como depósitos, saques, transferências, recebimento de salário, entre outras.

Para esse serviço, você deve se atentar para o fato de que existe um “pacote mínimo”, ou seja, todas as contas-correntes oferecidas por todos os bancos devem oferecer esses serviços básicos:

  • Até quatro saques por mês sem cobrança;
  • Dois extratos bancários por mês;
  • Duas transferências por mês entre contas da mesma instituição,
  • Consultas à conta ilimitadas.

Quaisquer serviços além desses podem ser cobrados pelo seu banco e você deve ficar atento na tabela para não ter surpresas no seu extrato.

Conta poupança

A conta poupança se diferencia da conta corrente porque o dinheiro guardado já está diretamente investido na poupança, rendendo a uma determinada taxa.

Referente a esse produto, os clientes devem ficar atentos pois nenhuma taxa pode ser cobrada para a abertura, além de que as movimentações feitas na conta não podem ser cobradas.

Cartões: crédito e débito

Além das contas, os cartões são outros produtos bancários muito utilizados pelos brasileiros. Cada um responde a um propósito específico, podendo atuar até mesmo de maneira complementar.

Os cartões de crédito atuam de maneira parecida com um empréstimo, visto que o banco libera individualmente um limite de crédito determinado previamente. Os bancos, por sua vez, recebem em cima desse tipo de cartão através dos juros e da anuidade que são cobrados pelo uso.

Já os cartões de débito só podem efetuar transações se o cliente tiver saldo suficiente em conta, dessa forma, os pagamentos são realizados exclusivamente à vista.

Cheque especial

Conforme já mencionamos, o cheque especial funciona como um empréstimo realizado pelo banco que, ao cobrar o valor devido, adiciona juros muitas vezes desproporcionais.

Esse é um dos serviços mais perigosos para os clientes, visto que as taxas de juros podem atingir até 526% ao ano!

Previdência privada

Planos de previdência privada também são serviços ofertados pelos bancos. Apesar de ser relativamente comum encontrar clientes que façam esse tipo de aplicação pela instituição bancária, essa pode não ser a melhor escolha.

Diferentemente de outras instituições financeiras, como corretoras, os bancos cobram taxas muito altas, como a de administração, por exemplo. Fazendo com que o investimento perca valor, visto que uma fatia do rendimento será coletada pelo banco.

Assim, é possível perceber que apesar dos serviços bancários oferecidos serem bastante comuns a todos, não significa que devemos confiar cegamente neles.

É muito comum entrar no banco buscando explicações e sair mais confuso ainda, certo? Esse sentimento só pode ser combatido com informação, por isso, antes de fechar algum acordo, entenda tudo sobre o assunto!

Sai cosa: