Descubra se a moda dos dobráveis foi bem aceita. Entenda melhor.
É inegável que os smartphones dobráveis foram um grande avanço na tecnologia, mas será que esses aparelhos vendem? Continue lendo e veja as projeções para este mercado.
Mercado de dobráveis
Roh Tae-moon, presidente da Samsung, disse em uma apresentação de todas as gerações no ano passado, que os dispositivos dobráveis representariam mais de 50% dos modelos premium vendidos pela empresa até 2025. No ano de 2021, quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram exportados em todo o mundo. Isso representa um crescimento de mais de 300% em todo o setor em relação a 2020, e espera-se que essa taxa de crescimento acelerado continue.
“Estamos nos aproximando de um ponto em que os celulares dobráveis se tornam mais comuns e tem um lugar no mercado geral de smartphones”, escreveu o Dr. Roh. Desde 2019, quando a Samsung lançou seu primeiro modelo dobrável, o Galaxy Fold, 26,1 milhões de smartphones dobráveis foram vendidos em todo o mundo. Chegou a 1,7 milhão naquele ano, 2,8 milhões em 2020, 5,8 milhões em 2021 e 15,8 milhões no ano passado.
Segundo especialistas, espera-se que os modelos dobráveis aumentem 33,4% em relação a 2022, ou seja, para 18,3 milhões de aparelhos vendidos em 2023. A Samsung detém 70% deste mercado, seguida pela Huawei, Motorola, ZTE, LG, Oppo, Vivo, Xiaomi, TCL e OnePlus. Até o momento, os dobráveis mais vendidos do mundo foram Samsung Galaxy Z Fold 3, Samsung Galaxy Z Flip 3, Huawei Mate X2, Motorola Razr 5G e OPPO Find N
Uma pesquisa prevê que 71 milhões de modelos serão vendidos até 2025. Os motivos que podem impulsionar essas vendas incluem preços mais baixos, novos modelos, durabilidade da tela e demanda crescente por dispositivos móveis.
Evento da Samsung
Na manhã de quarta-feira, dia 26, a coreana Samsung sediou o evento mais esperado do ano, o Galaxy Unpacked 2023, em Seul, Coreia do Sul, e anunciou as principais novidades da marca para a próxima temporada. Esse não é o único atrativo, mas mais uma vez as grandes expectativas estão voltadas para as novas séries do Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold, que são modelos dobráveis de 5ª geração mais leves e duráveis.
Além disso, a empresa lançou dois novos smartwatches equipados com a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 e o Galaxy Tab S9. Todas as três categorias de produtos, smartphones dobráveis, smartwatches e tablets, tem base no novo ecossistema da Samsung.
De acordo com a empresa, as vendas de smartphones dobráveis no mercado geral cresceram 2.000% ao ano. Uma grande razão para esse crescimento é que a Samsung posicionou o dobrável ZFlip na faixa de US$ 999 (cerca de R$ 4.700) no ano passado. Isso o coloca em uma posição mais acessível para competir com dispositivos premium populares como o iPhone. Vale lembrar que há smartphones dobráveis há cerca de cinco anos, mas esses dispositivos ainda são atraentes.
Inteligência artificial
A Samsung também continua a desenvolver suas próprias soluções de inteligência artificial e está colaborando abertamente com empresas e desenvolvedores de IA para alavancar e utilizar a tecnologia. Isso é um ponto importante na busca por evolução tecnológica, que a empresa aparenta ter como objetivo principal em seus dispositivos.