Sabemos que praticar exercícios é fundamental para ter saúde e bem-estar, mas você saberia definir qual a sua atividade física ideal?
Talvez, você pode estar pensando: Como assim ideal? Qualquer exercício vale!
Não necessariamente, pois depende de seu objetivo e de seu estado de saúde atual, pois cada modalidade de atividade possui uma finalidade específica e também gera resultados particulares.
A lista de opções é imensa, contempla várias opções que percorrem a aeróbica chegando até os exercícios de força.
Vamos a algumas dicas para escolher a atividade física ideal para você.
1 – Defina o seu objetivo:
É o primeiro passo a fazer, identificar o seu propósito te ajudará no percurso, com ele você terá em mente a sua motivação.
Seja emagrecimento, recuperação física ou modelar o corpo, o importante é saber onde você quer chegar com o exercício físico.
2 – Faça uma avaliação médica:
Ir ao médico é primordial, pois ele realizará em você avaliações que dirão como está a sua saúde, se você possui alguma lesão ou não e, com isso, saberá indicar a atividade física ideal de acordo com as informações colhidas.
Assim, você terá mais segurança, pois saberá que está em plena condição física para praticar exercícios.
3 – Identifique as suas preferências:
Perceba quais atividades físicas você tem mais simpatia e vontade de fazer.
Você se sente mais à vontade em uma academia, onde tem vários equipamentos, pessoas com objetivos similares ao seu, tem apoio profissional?
Ou, prefere praticar atividades físicas ao ar livre em contato com a natureza?
O ambiente em que você frequentará vai contribuir para a efetividade de seus exercícios, influencia na sua motivação, por isso, escolha bem onde você vai praticar seus treinos.
4 – Experimente as modalidades:
Somente experimentando você vai saber quais exercícios te dão prazer em executá-los, quais você terá mais facilidade de fazer e irá conseguir manter a frequência ideal.
Faça aulas experimentais, assista treinos de outras pessoas, enfim, teste as opções de atividades que mais se ajustem ao seu perfil.
5 – Tenha paciência com o seu processo:
Não queira acelerar as coisas exagerando nos treinos, o mais importante e fará total diferença não é a velocidade dos resultados mas sim a constância dos exercícios.
Independente se você vai começar a praticar exercícios físicos agora ou se já é um atleta, ao iniciar em uma nova variação você é um principiante nela, então é preciso paciência e começar aos poucos.
6 – Aceite suas limitações:
Essa é a mais importante das orientações que podemos te dar, pois você só vai conseguir se superar quando aceitar suas restrições.
Com essa consciência, você pode, gradativamente, ir superando-as com cautela.
Essas foram as dicas básicas para você escolher a sua atividade física ideal, porém vamos também citar algumas modalidades de exercícios para você se inspirar.
Ciclismo, caminhada, natação e corrida:
- Baixo impacto
- Trabalham diversas áreas corporais
- Fortalecimento e tonificação muscular
- São atividades aeróbicas
- Permitem bons níveis de gasto calórico
- Auxilia na perda de peso
Yoga e pilates:
- Melhoram a postura e respiração
- Aumentam a flexibilidade
- Exercícios de baixo impacto
- Permitem conexão do corpo e mente
- Contribuem para ter maior consciência corporal
Dança:
- Amplia seu círculo de amizades
- Favorece o emagrecimento saudável
- Eleva o gasto energético
- Contribui para a boa postura corporal
- Estimula o cérebro
- Tonifica os músculo
Musculação:
- Gera ganho de força muscular
- Melhora a postura
- Promove a substituição de gordura por massa magra
- Colabora para o emagrecimento
- Gera maior definição corporal
- Aprimora a tonificação muscular
Claro que, além dessas opções sugeridas, há uma infinidade de outras opções que você pode descobrir e podem fazer sentido para o seu novo estilo de vida.
Definindo o seu objetivo e qual é a atividade física certa para você, agora é preciso definir a frequência que você executará essa rotina de exercícios.
O recomendado é, no mínimo, 30 minutos 5 vezes por semana, totalizando 150 minutos semanais, se você for se exercitar moderadamente.
Mas, se você já é praticante e possui certo condicionamento físico e irá executar exercícios com maior intensidade, é recomendado 20 minutos em 3 vezes na semana.
Além dessas dicas, temos mais outra muito importante:
Equilibre exercícios aeróbicos e de força, pois uma modalidade complementa a outra.
Dessa forma você terá um gasto calórico mais intenso e, por consequência, maior queima de calorias, também terá o benefício do crescimento de massa magra aliada à perda de gordura.
Essa mescla de variações aumentam a sua taxa metabólica, ou seja, mesmo após o término da atividade física você continuará queimando calorias, inclusive quando estiver parado.
A atividade física ideal é aquela que você vai conseguir praticar com regularidade, respeitando os limites de seu corpo e que te traga ótimos resultados.
Agora que você já sabe o passo a passo para escolher a atividade física ideal, deixe a preguiça de lado e tome uma atitude a favor da sua saúde.