O setor espacial é a fonte de grande atividade econômica em muitos campos que são tantas oportunidades para encontrar emprego futuro. Listando essas diferentes áreas de aplicação, entenda para que servem as imagens de satélite!
Cada um de nós usa satélites em nossas vidas diárias, seja para saber o clima do fim de semana, planejar um passeio na montanha ou assistir a uma partida de futebol, por exemplo.
O uso de satélites também se multiplicou em muitas áreas:
● Defesa com a criação da Força Aérea e Espacial
● O meio ambiente, monitorando o planeta, o clima e sua evolução ao longo do tempo
● apoio agrícola
● Transporte e a evolução dos territórios
● Saúde
O espaço nem sempre está onde imaginamos. Atualmente, novas áreas estão sendo exploradas e muitas empresas estão sendo criadas para aproveitar ao máximo os dados fornecidos por satélite. Através de imageadores e sensoriamento remoto, as imagens de satélite são geradas.
Graças aos avanços em inteligência artificial, o software pode reconhecer e identificar objetos dentro de imagens de satélite automaticamente com uma baixa taxa de erro. Essa atividade, que antes era manual, agora é possível graças à maior disponibilidade e menor custo das imagens de satélite e ao aumento das capacidades computacionais.
Essa inteligência permite imaginar muitas aplicações no mundo econômico, das quais seguem alguns exemplos atuais:
● A contagem automática e periódica de carros nos estacionamentos dos supermercados nas manhãs de sábado permite uma medição imediata e confiável do impacto de uma campanha publicitária.
● A medição do ritmo de atividade das zonas de extração de recursos energéticos e dos stocks à escala planetária constitui uma fonte de informação econômica fiável que permite antecipar a escassez ou a sobreabundância e, portanto, a evolução dos preços.
● O desenvolvimento de veículos autônomos e drones é um mercado em expansão. Entre outras coisas, requer ferramentas de localização de alto desempenho, recursos de análise ambiental e meios de comunicação confiáveis em todos os ambientes. Uma oportunidade para os empregos do futuro!
Os satélites, portanto, permitem observar e informar, esclarecendo-nos sobre a realidade do nosso mundo. Este é um pré-requisito essencial antes de tomar as decisões certas. O potencial para explorar dados de satélite e, em particular, essas imagens do espaço é imenso.
Por que usar imagens de satélite?
As imagens de satélite são muito ricas em informações de todos os tipos. A informação obtida pelas imagens de satélite permite não só a produção e atualização de mapas, mas também a análise de vários aspectos do território. As imagens de satélite geralmente não são tão precisas quanto as fotografias aéreas, mas cobrem grandes áreas e permitem análises regionais.
Agricultura
As imagens de satélite permitem que os produtores agrícolas obtenham informações sobre seu território para gerenciar as colheitas com mais eficiência.
Essa tecnologia permite planejar as operações e antecipar os riscos que podem ameaçar sua produção. Por exemplo, eles podem usá-lo para prever riscos relacionados a infestações de insetos, mau tempo, secas, etc. Na agricultura, as imagens de satélite são usadas, entre outras coisas, para:
● Classificar os principais tipos de cultura;
● Avaliar a saúde das culturas;
● Estimar a produção total de uma cultura;
● Mapear práticas de manejo do solo;
● Monitorar o cumprimento de leis e tratados.
Silvicultura
As imagens de satélite são usadas para obter informações sobre os tipos de cobertura florestal (inventário de grandes grupos e às vezes espécies), a densidade da vegetação e a redução ou estado de regeneração dos recursos.
Eles são usados para observar as colheitas realizadas e monitorar a qualidade, saúde e diversidade das florestas. Essas ferramentas são muito úteis para a gestão dos recursos florestais e para melhorar o mapeamento sobre o assunto.
Geologia
este campo, os estudos se concentram em formas de relevo, estruturas e crosta terrestre para facilitar a compreensão dos processos físicos que alteram a crosta terrestre.
A imagem de satélite é uma ferramenta interessante neste campo, pois permite extrair informações sobre a estrutura, por exemplo, falhas e dobras. Essas informações são frequentemente combinadas com outras fontes de dados para obter medidas complementares.
A imagem de satélite também possibilita planejamento e logística, como planejamento de campanhas de campo ou estradas de acesso em uma região de mineração, monitoramento de projetos e criação de mapas base sobre os quais dados geológicos podem ser sobrepostos.
Aqui está uma lista das principais aplicações de imagens de satélite em geologia:
● Mapeamento de depósitos superficiais;
● Mineração e exploração de petróleo;
● Geologia ambiental;
● Mapeamento e monitoramento.
Conclusão
Os satélites, portanto, oferecem ferramentas poderosas para descoberta e análise, e permitem ilustrar fatos com muita precisão por meio de imagens, medições, localização e datação. Esses fatos são fonte de informações que podem ser utilizadas por governos, pesquisas, empresas e também jornalistas investigativos.
Os dados de satélite podem complementar outras fontes de informação e podem fornecer evidências tangíveis de mudanças climáticas , desastres naturais , atividades ilegais, erosão costeira, atividade econômica, desmatamento e muitos outros temas.