Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pixel-x-app domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/acheicelular/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Os riscos de fazer root em seu telefone Android

I rischi del rooting del tuo telefono Android

 

 

 

 

 

Você tem seu smartphone. É novo, brilhante e elegante. Você pode ficar online com ele enquanto está fora de casa e baixar aplicativos legais para lhe fazer companhia sempre que você ficar entediado. Mas você pode baixar o aplicativo que quiser? E quanto aos temas personalizados? E você já teve vontade de alterar ou substituir aplicativos e configurações do sistema em seu telefone porque eles não são tão fáceis de usar?

Bem, a questão é que você não pode fazer o que quiser com seu smartphone. Por razões de segurança, os fabricantes de telefones e operadoras de rede móvel impõem limitações de software. No entanto, essas limitações podem ser anuladas fazendo o root em seu telefone Android, embora não seja aconselhável. Principalmente se você não tiver antivírus para Android instalado, para protegê-lo de malware móvel.

Muitas pessoas estão falando sobre a liberdade de fazer o root em seu telefone, sem necessariamente enfatizar os riscos que você enfrenta ao fazer isso. Aqui está uma breve visão geral das vantagens e desvantagens desse processo. Caso decida ir em frente, é melhor tomar uma decisão informada para sua própria segurança móvel.

Annuncio

Em primeiro lugar, o que está enraizando?

O enraizamento é um processo que permite obter acesso root ao código do sistema operacional Android (o termo equivalente para desbloqueio de id de dispositivos Apple). Dá a você privilégios para modificar o código do software no dispositivo ou instalar outro software que o fabricante normalmente não permitiria.

E por boas razões de segurança móvel: eles não querem que os usuários façam modificações nos telefones que possam resultar em acidentes irreparáveis; será mais fácil para eles oferecer suporte se permitirem que os usuários usem apenas a mesma versão não modificada do software.

Mas os usuários experientes em tecnologia já desenvolveram métodos de enraizamento, que variam dependendo do dispositivo. Eles estão disponíveis na web e cada vez mais usuários do Android estão recorrendo a eles por causa das vantagens poderosas que oferecem, como:

  • personalização completa para quase todos os temas / gráficos
  • download de qualquer aplicativo, independentemente da loja de aplicativos em que foram postados
  • vida útil prolongada da bateria e desempenho adicional
  • atualizações para a versão mais recente do Android se o seu dispositivo estiver desatualizado e não mais atualizado pelo fabricante

Mas se você fizer isso de maneira inadequada, pode criar confusão. E mesmo feito corretamente, se o seu telefone não tiver proteção Antivirus adequada para Android, o enraizamento deixa o seu dispositivo aberto a todos os tipos de malware.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

Agora, digamos que todas essas vantagens o convenceram a fazer o root em seu dispositivo Android. Mas você pode fazer isso às suas próprias custas, arriscando sua própria segurança móvel. Aqui está o porquê:

1. Você pode transformar seu smartphone em um tijolo. Bem, não literalmente, mas se você errar o processo de root, ou seja, as modificações de código, o software do seu telefone pode ficar tão danificado que o telefone ficará basicamente tão inútil quanto um tijolo.

2. A garantia do seu telefone será anulada. É legal fazer o root em seu telefone; no entanto, se você fizer isso, seu dispositivo ficará fora da garantia. Digamos que você faça o root no seu telefone e, algum tempo depois, experimente um mau funcionamento do telefone – relacionado ao hardware ou software. Por causa do root do Android, a garantia não é mais válida e o fabricante não cobrirá os danos.

3. O malware pode facilmente violar a segurança do seu celular.Obter acesso root também envolve contornar as restrições de segurança estabelecidas pelo sistema operacional Android (em muitos casos fazem isso para jogar games com dinheiro infinito). O que significa que worms, vírus, spyware e cavalos de Tróia podem infectar o software Android com root se ele não estiver protegido por um antivírus móvel eficaz para Android.

Existem várias maneiras de esses tipos de malware entrarem em seu telefone: downloads indevidos, links maliciosos, aplicativos infectados que você baixa de lojas de aplicativos não tão confiáveis. Eles assumem o controle do seu telefone e o fazem agir pelas suas costas: encaminhe sua lista de contatos para cibercriminosos, fareje seus e-mails, envie mensagens de texto para números premium, acumule seu telefone e colete dados pessoais como senhas, nomes de usuário, cartão de crédito detalhes que você usa durante a socialização, transações bancárias e compras de seu smartphone.

 Conselhos sobre segurança móvel

  • Se você ainda deseja fazer o root em seu dispositivo, pesquise muito bem o processo, pois ele difere dependendo do tipo e da marca do smartphone. É melhor você pedir conselhos de especialistas em fóruns dedicados ou, melhor ainda, pedir a um especialista em tecnologia para fazer o root para você. Tudo isso para garantir que você não transforme seu aparelho em um tijolo.
  • Instale a proteção antivírus adequada para o seu telefone Android, mesmo antes de fazer o root do dispositivo, para evitar infecções por malware. O BullGuard Mobile Security 12 oferece proteção antivírus móvel para uma ampla gama de sistemas operacionais móveis, incluindo proteção antivírus para dispositivos Android.
  • Aqui estão algumas boas notícias: digamos que você recorra a fazer o root de seu dispositivo. Se, por algum motivo, você mudar de ideia sobre isso, poderá sempre desbloquear o root. Também neste caso, é melhor pedir ajuda especializada.

Sai cosa: