As empresas estão vendo a mudança como uma forma de otimizar ganhos e investir ainda mais na capacidade das redes.
Se você usa o celular com bastante frequência para acessar aplicativos de músicas, séries e filmes, sites, redes sociais e outros, deve saber que um bom plano de franquia de dados é importante, né? E com isso, as operadoras buscam oferecer planos pré e pós-pagos com algumas vantagens, para atrair mais clientes a assinarem os planos. Porém, as principais operadoras do país — Claro, Vivo e Tim — querem acabar com uma dessas vantagens, e isso pode acabar desagradando os clientes, que já utilizam o benefício há anos e vão precisar pagar mais para ter mais dados. Saiba agora todos os detalhes sobre esse assunto, e como essa mudança poderá afetar o seu uso de dados.
Benefício
Conhecida como “zero rating”, a oferta de acesso ao Whatsapp, Youtube, plataformas de áudio e vídeo e mais, sem utilizar o consumo da franquia de dados móveis contatada, que tem atraído diversos clientes ao longo dos anos, pode acabar em breve, já que as principais operadoras do país estão reavaliando essa disponibilidade, já que aparentemente, a ação não tem trazido grandes vantagens financeiras para as operadoras.
O consumo de dados tem crescido bastante com o 4G, e a tendência é de um aumento ainda maior, à medida que o 5G tem se expandindo pelo país. Por isso, as empresas estão em busca de formas para otimizar ganhos e investir na capacidade das redes, além de trabalhar na ampliação da infraestrutura do 5G, que chegou no Brasil há um ano e atende cerca de 184 municípios, com mais de 10 milhões de usuários.
Outro fator que também pode contribuir para a mudança de planos é a discussão em relação ao pagamento pelo uso das redes por parte das big techs, pois os serviços disponibilizados por companhias como o Google, a Meta, a Netflix e a Amazon estão entre os que mais gastam os dados móveis.
Oferta é vista como equívoco
Em participação no Painel Telebrasil Innovation, evento que reuniu executivos do setor de tecnologia, no mês passado, José Felix, o presidente do grupo Claro Brasil, afirmou que o zero rating foi “um equívoco”. Mas, segundo ele, ainda há tempo de rever a estratégia da companhia, que disponibiliza o uso ilimitado do WhatsApp, Instagram, Waze, Facebook e TikTok em alguns planos.
No caso da Vivo, que disponibiliza o Whatsapp e algumas opções do Waze, sem descontar da franquia em planos pré e pós-pagos, o corte da oferta ainda está em análise e que será realizada um processo gradativo. Segundo o vice-presidente de negócios da empresa, Alex Salgado, é necessário ampliar o faturamento para remunerar os investimentos feitos na rede.
Já a Tim, que disponibiliza o WhatsApp e o Deezer sem consumo de dados em planos pré-pagos e na inclusão do Instagram e mais serviços nas opções pós-pagas, também está avaliando a opção de acabar com o benefício. A operadora disse que também procura ampliar o faturamento para garantir mais investimentos nas redes móveis.