Saiba o que você deve fazer quando o seu celular superaquecer. As dicas podem ajudar nos dias mais quentes!
A previsão do tempo tem indicado que o Brasil sofrerá com altas temperaturas ao longo desta semana em São Paulo e outras partes do Brasil. Muitos acreditam que esses períodos de calor extremo vão se tornar cada vez mais comuns. A previsão é de que a temperatura chegue aos 40°C, com alertas para baixa umidade.
Em situações como essas, é natural que os nossos celulares talvez sejam tão propensos a sofrer com o calor como nós. Na maioria das vezes, o telefone pode ficar quente por algum motivo inofensivo, como em momentos de jogos, onde eles forçam o processador, ou se ele estiver conectado a um carregador muito rápido. O aquecimento também pode acontecer por causa de aplicativos que não estão funcionando da maneira correta ou muito mais. A questão é que o celular ficar quente não é algo fora do normal, já que em pouco tempo eles podem voltar para a temperatura habitual.
Porém, em dias de calor extremo, o celular pode começar a ter dificuldades para se desfazer desse calor dentro dele. Quando isso acontece, pode ser até que você acabe sem conseguir usar o celular até ele esfriar, o que pode ser uma situação ruim, já que muitos usam os dispositivos para trabalhar.
Para te ajudar nessas situações, você pode contar com algumas dicas que podem fazer o seu celular continuar funcionando sem aquecer mesmo em dias muito quentes. Saiba mais!
Mantenha o celular longe do sol
Usar o celular sob o sol, seja para tirar fotos ou qualquer outra atividade, significa que ele pode absorver calor rapidamente. Se o dia estiver muito ensolarado, o celular talvez tente aumentar o brilho da tela para facilitar a leitura, o que significa que isso também pode consumir mais bateria, o que aumenta as chances de ele se desligar por conta própria para se proteger.
Não force demais o celular
Por mais difícil que seja ficar sem usar o celular, é necessário. Se você não consegue deixar o celular de lado, é ideal que você limite o seu uso. Evitar usar a câmera pode ajudar, principalmente se for para gravar vídeos, já que para fazer isso o aparelho precisa do funcionamento de muitas ferramentas ao mesmo tempo.
Usar o celular como roteador é outra forma de fazê-lo esquentar mais rápido. O mesmo vale para jogos mais pesados, que podem exigir muito do processador do aparelho, que fará ele ficar mais aquecido.
Tire a capinha
Algumas capinhas de proteção podem dificultar o celular de dissipar o calor de forma eficiente. Se você usa, considere retirá-la e guarde o celular em uma bolsa ou bolso, que não fique em contato direto com o corpo.
Use o modo economia de bateria
Além de limitar o uso do celular, você também pode limitar o que ele faz por conta própria. O modo de economia de bateria desativa redes, bloqueia o dispositivo de forma mais rápida, escurece a tela e desabilita alguns processos em segundo plano. Esses ajustes podem ajudar a evitar o superaquecimento.
Se o celular superaquecer, posso colocar na geladeira?
Os celulares costumam a esfriar de uma forma rápida e volta a funcionar normalmente em poucos minutos. Mas, se ele superaquecer e você precisar usá-lo, pode colocá-lo na geladeira? Bom, especialistas recomendam que não, já que isso pode causar um curto-circuito no dispositivo.
Nesses casos, é recomendado que você pegue algo frio, como uma bolsa térmica ou uma embalagem de algo congelado, enrole em um pano ou lenço e deixe o celular em cima por cerca de um minuto e depois retire. Repita esse processo até que ele volte a funcionar.