Saiba como o uso excessivo de celular causou um problema de saúde na atriz. É preciso tratar, para que não se torne um problema crônico.
Nesta quinta-feira (28), a triz Flavia Monteiro, a Carol de Chiquititas, usou as redes sociais para expor um problema de saúde. No Instagram, ela postou uma sequência de fotos mostrando uma das mãos enfaixadas e afirmou que está com tendinite por causa do uso excessivo do celular. Na rede social, ela desabafou: “Olha o que o excesso de uso do meu celular trouxe para mim… Uma boa e chata #tendinite!! Presente dessa nova era digital!”.
Nos comentários da publicação, os seguidores da atriz desejaram melhoras e demonstraram preocupação com a situação vivida por Flavia. A tendinite é uma inflamação de um ou mais tendões, ou seja, das estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover uma determinada parte do corpo.
O problema pode ocorrer em pessoas de todas as idades e é mais frequente nos ombros, cotovelos, mãos, tonozelos, pés e punhos, que é o caso da atriz. Em geral, o problema pode ser temporário, mas, se não for tratada pode se tornar crônica e incapacitar o indivíduo de executar atividades que exijam a participação do tendão afetado.
Saiba mais sobre esse problema e conheça os principais sintomas e tratamentos!
Problema
No Instagram, a atriz falou sobre o problema e afirmou que quando utilizamos o celular, os punhos ficam sempre na mesma posição, enquanto os dedos produzem movimentos repetitivos. Com isso, essa sucessão de movimentos iguais é o que pode provocar a tendinite na mão e no punho.
Ela ainda explicou que devido ao problema precisou ficar ausente das redes sociais e que nunca imaginou que isso pudesse acontecer com ela. Muitos seguidores desejaram melhoras e energias positivas para a atriz.
Tendinite
A tendinite é a inflamação das estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover uma parte do corpo. Em geral, a tendinite costuma ser temporária, mas precisa ser tratada de forma correta, para que não se torne crônica e incapacitar a pessoa de executar atividades que exijam o movimento da área inflamada.
Uma das principais causas de afastamento do trabalho, a tendinite está relacionada com ocupações e atividades em que se realizam esforços repetitivos, o que é o caso de jogadores de vôlei, tênis, pianistas, dançarinos, operários e pessoas que trabalham no computador e passam horas digitando.
Sintomas
Os principais sintomas são dor, inchaço local, dificuldade e incapacidade de realizar certos movimentos. Se a inflamação atingir os tendões das mãos, a pessoa pode não consegui realizar movimentos, como escrever, digitar ou até abrir uma porta girando a maçaneta. A tendinite também pode ser causada por infecção ao redor do tendão e surgir como um problema secundário a outras doenças, como a artrite remautóide.
Diagnóstico
O diagnóstico requer uma combinação de exame clínico e exames complementares de imagem, como radiografia, ultrassonografia e ressonância na área afetada, que são capazes de apontar o tendão acometido pela inflamação e o grau da lesão.
Tratamentos e prevenção
Dependendo do grau da lesão, é necessário o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, além de imobilização temporária da região. A tendinite pode ser prevenida com a melhora dos aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho, com a adaptação dos móveis ou até mesmo a modificação dos hábitos e funções. Também é possível que a pessoa faça pausas e realize alongamentos. O estresse do dia a dia pode contribuir para o risco de lesões como a tendinite. É ideal também que o indivíduo realize atividades físicas regulares, para o fortalecimento muscular.
*Com informações de Fleury Medicina e Saúde