Hoje, 15 de agosto, é celebrado o dia do solteiro no Brasil! A data é ideal para o compartilhamento de memes e mensagens nas redes sociais daqueles que estão solteiros e em busca de um amor, seja na “vida real” ou virtual, através de sites e apps de namoro.
Por falar neles, o número de aplicativos de namoro está crescendo nos últimos anos, e existem versões até para milionários, veganos e pessoas que buscam o famoso “sugar daddy”. Os aplicativos podem ser usados para quem procura um amor, amizades ou até mesmo aventuras. Porém, nem todo solteiro gosta desses aplicativos e prefere uma conexão mais cara a cara, longe da internet.
Saiba mais sobre o assunto e conheça dos principais aplicativos de cada versão!
Apps de namoro
Existem diversos aplicativos para as pessoas que buscam um amor, uma aventura ou até uma amizade. Para agradar todos os públicos, muitos aplicativos são nichados e ideais para vários tipos de pessoas, com vontades e necessidades diferentes.
Para todos os tipos de público, estão os apps Badoo, que promove encontro entre pessoas interessadas; Happn, que usa o GPS para cruzar pessoas que frequentam os mesmos lugares; Inner Circle, onde o usuário preenche um perfil com sinceridade no que procura; OK Cupid, que reúne pessoas compatíveis entre si; Tinder, que é um dos apps mais famosos, e outros.
Também existem apps para pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, que são: Grinder, que é muito famoso entre homens gays e bissexuais; o Femme, que promove encontro entre mulheres; o Her, que é voltado a mulheres queer, lésbicas, bi, não-binárias e trans; Scruff, queé voltado para gays, bi, trans e queer; e Zoe, que é ideal para mulheres lésbias, bi e queer.
Tem aplicativos voltados para as mulheres escolherem um parceiro, como o Bumble, que a conversa precisa partir de uma mulher; e o Adote um Cara, onde as mulheres escolhem os perfis dos homens disponíveis.
Os veganos não podem ficar de fora, e por isso, podem apostar no app Veggly, que é ideal para pessoas que querem manter um relacionamento com veganos ou vegetarianos.
Para os interessados em pessoas mais velhas ou mais novas, existem apps para quem procura “suggar daddies” e “suggar babbies”, como o Glambu, e o Sudy, que tem a proposta de realizar encontros entre homens mais velhos e mulheres mais novas.
Quem procura se relacionar com ricos pode investir no Raya, que é exclusivo para celebridades e executivos, que procuram outros ricos. O Luxy também é uma opção e busca promover encontro entre ricos que querem se relacionar.
Tinder
O Tinder, que já foi citado, é um dos principais apps de namoro e permite o encontro entre pessoas que buscam um relacionamento sério ou apenas encontros casuais. O aplicativo passou a permitir há alguns meses, que o usuário escolha se quer manter um relacionamento aberto, monogâmico ou poliamor, assuntos bastante discutidos atualmente. A ferramenta está disponível no Brasil e em outros países.
O objetivo da ferramenta é que as pessoas deixem claras as suas intenções e escolhas, encontrando alguém que busque o mesmo.
Relacionamentos fora de aplicativos
Apesar de bastante utilizados, nem todos os solteiros gostam de aplicativos de relacionamento. A maior queixa dessas pessoas é que nem todos estão dispostos a manter uma conversa, coisa que é muito importante antes de iniciar um namoro, para que ambos possam se conhecer, e preferem conhecer pessoas fora do celular.
Segundo dados coletados pelo próprio Tinder, 55% dos usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, afirmaram que tiveram relacionamentos sérios com pessoas que conheceram no app. Já um relatório do levantamento do Pew Research Center, mostrou que 46% das pessoas relataram que as experiências em aplicativos de namoro foram negativas.