Conheça hábitos que você deve evitar em seu celular. Eles podem drenar sua bateria.
Quem nunca ficou desesperado ao perceber que o celular estava prestes a desligar na rua por falta de carga? Isso é algo muito comum na vida de qualquer pessoa que possui um dispositivo. E o pior, se não houver amigos por perto para pegar emprestado o tão necessário carregador, a situação fica ainda mais incômoda. Hoje, é inegável que a saúde da bateria é uma das principais preocupações da maioria das pessoas que dependem de seus dispositivos eletrônicos para realizar tarefas relacionadas a tudo, desde o trabalho até organizar rotinas em casa.
No entanto, com o tempo, esse componente perde um pouco da sua capacidade. Portanto, é natural que forneça menos energia e, por isso, dure menos. Embora existam disputas entre os principais fabricantes sobre o tempo de uso e duração da bateria do aparelho, quase todos enfrentam o mesmo problema durante o uso. Porém, existem alguns hábitos comuns que aceleram esse processo e prejudicam o desempenho do seu aparelho. Ou seja, para manter a saúde da bateria, você deve evitar comportamentos que virão a seguir.
Não descarregue totalmente o celular ou carregue-o por um longo período
As baterias dos smartphones mais modernos são feitas de íons de lítio e, para mantê-las em bom estado, especialistas da área de engenharia recomendam não descarregar os componentes por completo. Além disso, o celular não pode ficar na tomada por longos períodos de tempo. Quando totalmente descarregado, a bateria do celular pode ser afetada. Já quando cheio, o smartphone pode aquecer e reduzir o desempenho. Alguns especialistas dizem que o ideal é carregar entre 40% e 80%.
Usar brilho máximo
O consumo da bateria também está intimamente relacionado ao brilho da tela. Quanto mais intensa a luz, maior será o uso da carga. Portanto, reduzi-lo ao máximo ou utilizar a função de brilho que se adapta à luz ambiente garantirá a saúde do componente. Além disso, utilizar o brilho no máximo pode prejudicar a sua visão. Então, você evita dois problemas ao mudar esse hábito.
GPS está sempre ligado
Outro hábito desnecessário e que gasta muita bateria é deixar o GPS. Desligar o GPS quando não estiver usando aplicativos que exijam essa funcionalidade é fundamental. Isso pois ferramentas que utilizam serviços de localização em tempo real consomem muita energia.
App em segundo plano
Alguns aplicativos têm a função de monitorar ou controlar atividades em segundo plano, ou seja, continuam funcionando mesmo quando o celular está bloqueado, como as notificações, por exemplo. Portanto, eles precisam de mais energia para funcionar. Para amenizar esse problema, os usuários podem utilizar o modo de economia de bateria, que faz uma série de alterações no celular para aumentar o tempo sem carregamento.
Som e vibração em excesso
Os sons produzidos pelo aparelho, o volume usado para ouvir música e a vibração a cada notificação também esgotam a bateria. Nestes casos, a solução é silenciar o aparelho e, se necessário, usar um fone de ouvido e desative a vibração de determinados apps.