Expectativas apontam que a gama de dobráveis da marca coreana vai aumentar. Veja mais!
No mês de julho, a Samsung revelou sua mais recente linha de smartphones dobráveis, incluindo o Galaxy Z Fold 5, um modelo multitarefa que pode ser usado como tablet quando a tela é aberta, e o Galaxy Z Flip 5, que se dobra verticalmente em uma ‘concha’.
No evento deste ano na Coreia do Sul, o chefe de dispositivos móveis da marca, Roh Tae-moon, falou sobre o futuro dos dispositivos dobráveis e comentou sobre o sucesso da linha Z. Além disso, o executivo comentou sobre as expectativas para outros aparelhos com telas dobráveis. Continue lendo e saiba mais.
Linha Z em crescimento
Roh confirmou que no ano passado, o Galaxy Z Fold 4 e o Flip 4 venderam quase 10 milhões de unidades. Em 2023, a Samsung planeja vender mais 50% destes celulares. Segundo o executivo, se a empresa atingir 100 milhões de vendas anuais cumulativas até 2025, os smartphones dobráveis se tornarão os principais players no segmento premium.
Isso representa um aumento de US$ 15 milhões na receita anual e deve manter a Samsung como líder no mercado de dobráveis. E de acordo com a IDC, mais de 20 milhões de smartphones dobráveis devem ser vendidos em 2023, com a linha Galaxy Z respondendo por três quartos deles (75% do mercado).
Roh previu que até 2025, a linha de dobráveis Z ultrapassará a série Galaxy S em vendas. Por isso, a empresa está priorizando ações para popularizar o formato, esperando construir uma forte base de usuários em seu segmento. E isso é possível, de fato, se as taxas o crescimento se mantiver no mesmo ritmo.
Aqueles que acompanharam o último Samsung UNPACKED podem ter notado uma tendência muito clara. O foco está no Galaxy Z Flip5. O “dobrável mais barato” da empresa recebeu as atualizações mais óbvias, como uma tela externa maior e um forte apelo de design projetado para satisfazer quem procura um ícone de estilo em um smartphone. Mesmo assim, este modelo não é tão barato assim. O preço atual é de R$ 7.199.
Porém, é uma porta de entrada para quem quer conferir o smartphone dobrável da Samsung pela primeira vez. Este ano, ele tem uma tela externa maior, molduras reduzidas, bordas aprimoradas e uma nova dobradiça que fecha completamente (sem folga) quando dobrada.
Notebooks e tablets dobráveis
Protótipos de telas dobráveis em vários formatos foram demonstrados pela Samsung na CES 2023. No futuro tudo ficará mais interessante. Em entrevista na Coreia do Sul, Roh disse que a Samsung já desenvolveu um novo aparelho dobrável para capitalizar esse tipo de tendência tecnológica e praticidade. O executivo afirmou que a Samsung já está desenvolvendo novos dispositivos, como laptops e tablets dobráveis, e o anúncio vai acontecer quando estiverem prontos para o lançamento.
Essa informação representa uma evolução do tema. Tendo em vista que na CES 2023 realizada em janeiro deste ano, a Samsung dedicou uma sala inteira para demonstrar seu próximo formato de tela dobrável. No entanto, a data de lançamento para este tipo de produto não tem definição ainda.
De qualquer forma, as telas dobráveis em dispositivos como tablets e laptops vão tornar o uso de telas grandes mais seguro e conveniente. Em particular, outras empresas também estão testando seus próprios formatos. A Lenovo já tem um tablet dobrável de 2020, o Thinkpad X1 Fold, e a ASUS desenvolveu seu primeiro laptop dobrável, o Zenbook 17 Fold, para 2022. O avanço da Samsung deve intensificar a competição para desenvolver laptops e tablets dobráveis.