Marcas disputam o segundo lugar do ranking. Confira os detalhes dessa treta!
O mercado dos smartphones é bastante competitivo, e por isso, muitas marcas buscam inovar nos seus aparelhos para sair na frente. E aqui no Brasil, uma marca ocupa o primeiro lugar de vendas: a Samsung. Mas, isso não é novidade e a marca já se mantém no posto de queridinha há algum tempo.
Porém, o segundo lugar fica se dividindo entre duas marcas gigantes: a Motorola e a Apple, que possuem ótimos aparelhos em seu catálogo. Mês após mês os números vão mudando e as duas marcas ficam dividindo o segundo lugar da segunda maior marca do mercado brasileiro. E na sua opinião, quem será que ganha o posto?
Saiba todos os detalhes dessa briga de gigantes e veja o ranking completo dessa competição de vendas!
Mercado brasileiro
A Samsung segue no seu posto de marca de celulares mais vendida do Brasil e teve um pequeno crescimento nas suas vendas do mês de julho, com 36.66% de todo o mercado nacional.
O segundo lugar, por sua vez, é sempre disputado pela Motorola e a Apple. Em abril, a Apple cresceu, superou a sua rival e ocupou o segundo lugar com 19.99%. Já a Motorola, no mesmo período, teve um percentual de 20,77%, sendo a sua menor participação no mercado. A diferença entre as duas empresas foi pequena, mas ela foi o suficiente para que a Apple fosse considerada a maior do Brasil na época, por causa do crescimento das vendas.
Porém, os meses se passaram e durante o mês de julho a Motorola voltou a ocupar o segundo lugar de vendas, com um percentual de 18.18%, e com isso, a Apple voltou ao terceiro lugar do mercado fechando o mês com 18.01% das vendas totais.
Ranking
Com os resultados das vendas do mês de julho, o ranking ficou da seguinte forma, segundo dados da plataforma StatCounter:
1° Samsung – 36.66%
2° Motorola – 18.18%
3° Apple – 18.01%
4° Xiaomi – 12.17%
5° Desconhecida – 9.88%
6° LG – 3.14%
7° ASUS – 0.49%
8° Realme – 0.31%
9° Nokia – 0.21%
10° Hawei – 0.13%
Levantamento
O levantamento foi feito pela StatCounter, que é uma plataforma conhecida por coletar dados de diferentes mercados apontando o volume do market-share de cada empresa, mas não divulga a metodologia que usa para coletar os dados em relação ao mercado de celulares.
A plataforma, no entanto, explica em seu site, que as estatísticas são baseadas em dados coletados por ela mesma em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de páginas por mês, coletadas em toda a sua rede, de mais de 1,5 milhão de sites.
Vendas em 2022
No mesmo período do ano passado, a Samsung e a Motorola apareciam em alta no mercado, com percentuais de 42.07% para a Samsung e 21.99% para a Motorola. Com a comparação desses números, em um ano a gigante da Coreia do Sul sofreu uma queda de quase 6% nas vendas. Já a Morotola apresentou uma queda de quase 4%.
Durante essa época, a Apple apresentou 14.91% das vendas no mercado brasileiro e a Xioami manteve a sua média de 12% das vendas, sendo a única marca a apresentar estabilidade, segundo os dados coletados pela StatCounter.