Conheça mais um golpe financeiro, que é aplicado através de números 0800. Saiba como ele ocorre e veja como se proteger!
Os golpes aplicados através dos celulares estão cada vez mais comuns, fazendo inúmeras vítimas diariamente. Agora, os criminosos estão aplicando um novo golpe, o golpe do 0800, que consiste em o usuário receber uma mensagem avisando sobre uma transação suspeita de alto valor em seu nome, pedindo que ele entre em contato com uma central de atendimento.
Geralmente, o contato inicial é feito via SMS ou por meio de apps de mensagem, onde eles usam o nome de uma instituição financeira. No texto enviado, aparece um número 0800, que supostamente seria de uma central telefônica. Essa técnica visa passar maior credibilidade.
Quando o usuário entra em contato, os criminosos pedem dados pessoais e a partir daí, colocam o seu plano de roubar os dados das vítimas em prática.
Recebeu esse tipo de mensagem recentemente? Saiba mais sobre esse golpe e se proteja!
Golpe do 0800
Os criminosos voltaram a aplicar golpes por meio da falsa centra telefônica, onde enviam uma mensagem para o usuário, avisando de uma compra em seu nome com um alto valor. Na mensagem, eles pedem para que a pessoa ligue para um número 0800, para saber mais detalhes.
Por ficarem assustados com a mensagem de uma compra alta sem a sua autorização, as vítimas acabam entrando em contato para saber mais sobre o assunto. A partir daí, os criminosos passam a persuadir as vítimas, pedindo os seus dados pessoais, para supostamente resolver a situação e cancelar a falsa compra.
Geralmente, eles enviam as mensagens por meio de SMS ou por meio de aplicativos de mensagem e usam nomes de instituições financeiras. Por agir desta forma e oferecer um número 0800 para o contato, os criminosos acabam passando mais credibilidade, fazendo muitas vítimas.
Mensagens
A estrutura da mensagem geralmente é assim: “Compra aprovada em tal local (loja conhecida), no valor de tantos reais. Para confirmar, digite o número 1. Caso você não reconheça essa compra, entre em contato com a nossa central, no número 0800…”.
Durante a ligação da vítima, os golpistas dizem que a transação está em análise, e que por causa disso, a compra não aparece na fatura do cliente. Então, eles solicitam as informações confidenciais da pessoa, como números e senhas de cartões, e até induzindo a pessoa a realizar transações financeiras para regularizar a situação em questão.
Como se proteger desse tipo de golpe
Instituições financeiras podem até ligar para os clientes para confirmarem alguma compra de alto valor, mas nunca pedem dados como senhas, números de cartões, tokens e outras informações pessoais por meio de ligações. Também não é preciso fazer qualquer tipo de transação como transferências, Pix ou qualquer tipo de pagamento para resolver problemas na conta dos clientes.
Por isso, os clientes nunca devem fazer ligações para números 0800 recebidos via SMS ou por outro meio. Os bancos não fazem estornos de transações por meio de telefonemas. Se a central pedir dados como senhas ou informações privadas, o usuário deve desligar o telefonema. Ao receber ligações suspeitas, a pessoa deve ligar para os canais oficiais do seu banco para saber mais informações.
Atualmente, cerca de 70% das tentativas de golpes não estão relacionadas a brechas no sistema doa bancos, mas acontecem quando as vítimas são convencidas a passar as suas informações e fazer transferências pelos próprios golpistas. Por isso, é ideal ficar atente a comportamentos suspeitos.