Veja o que a Apple planeja para a sua Assistente IA. A Siri pode ficar melhor ainda.
A Siri é uma ótima ferramenta presente no iPhone. Desde o início do seu uso nos aparelhos da Apple, essa forma de inteligência artificial foi muito bem aceita pelos usuários da marca. Esse assistente virtual pode ajudar em várias coisas. A Siri pode fazer ligações, enviar mensagens e usar apps, tudo de maneira fácil, usando apenas a sua voz.
Para pessoas com deficiências visuais, o recurso também é um grande avanço, pois permite que elas utilizem seu telefone de forma mais intuitiva. Atualmente, a Apple está aprimorando o seu assistente virtual. Ou seja, a Siri que já era muito boa, vai ficar ainda melhor. Continue lendo e veja o que mudará na IA.
Investimento em IA
Segundo o The Information, a Apple aumentou significativamente seu investimento em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, com foco na melhoria da Siri no iOS 18, com uma média de milhões de dólares por dia.
Embora o chefe de IA da Apple, John Giannandrea, tenha expressado ceticismo em relação aos chatbots de inteligência artificial, parece que a empresa vem desenvolvendo silenciosamente a tecnologia há quatro anos. Segundo a reportagem, uma equipe da marca da Maçã composta por apenas 16 pessoas treinou modelos de linguagem. Segundo o relatório, a empresa teria investido “milhões de dólares” no empreendimento.
O objetivo de tudo isso é tornar a Siri mais inteligente e capaz de automatizar tarefas de várias etapas com comandos de voz, como o aplicativo Shortcuts, que atualmente requer configuração manual.
Reformulação da Siri
A reformulação da Siri no iOS 18 terá como objetivo simplificar tarefas como criar GIFs a partir de fotos e enviá-los para amigos, por exemplo. Tudo pode ser feito com apenas uma ação ativada por voz do usuário. As informações também indicam que a Apple planeja integrar mais profundamente o assistente ao aplicativo Shortcuts, que se tornou peça fundamental dos sistemas operacionais da empresa, principalmente o iOS, fornecendo uma variedade de automações do celular.
Além disso, a concorrência com o Google fará com que a Apple encontre formas de lançar antecipadamente ou simultaneamente com os seus rivais, pois eles também trabalharam para melhorar as capacidades do seu Assistente.
Vale ressaltar que a Apple sempre foi persistente na proteção da privacidade e no tratamento dos dados do aparelho, o que a diferencia no mercado. No entanto, a adoção de modelos de linguagem avançados representa um desafio no equilíbrio entre privacidade e funcionalidade. Com o lançamento do iOS 17, a Siri irá beneficiar de melhorias em algumas funcionalidades, como reconhecer e responder a vários pedidos consecutivos e eliminar a palavra de ativação “Hey” (atualmente disponível apenas em inglês).
Você pode esperar que o iOS 18 traga mais novidades para o Apple Assistente, mas ele só deveria ter sido revelado na WWDC24, que acontece em junho próximo, como é tradição. Até lá basta aguardar pelo melhor, pois a Apple sempre surpreende em tecnologia e inovação. A Siri foi uma grande novidade em sua época de lançamento e agora deve impressionar por suas novas ferramentas e recursos.