Cerca de 16 falhas de segurança, que poderiam causar problemas aos usuários, foram detectadas.
Atualizar o sistema operacional do seu aparelho celular é de extrema importância, seja ele Android ou iOS. As atualizações permitem correções de problemas nas ferramentas e funções do aparelho, além de corrigir falhas na segurança e privacidade de dados do usuário, protegendo-o contra ataques de hackers.
A correção dessas falhas de segurança tem sido uma prioridade das empresas fabricantes de celulares, que estão investindo cada vez mais na resolução do problema. Por isso, a Apple liberou recentemente uma nova atualização do iOS para corrigir várias falhas de segurança nos aparelhos da marca.
Se você tem um dispositivo da marca, fique de olho nas principais correções da nova atualização, que vai garantir mais segurança para o seu aparelho.
Atualização
A Apple liberou nesta segunda-feira (24), o iOS 16.6, com atualizações de sofware para Macs, iPads, Watches e Apple TV, a fim de corrigir 16 falhas de segurança, sendo duas de nível crítico. A empresa, inclusive, afirmou que as falhas estavam sendo utilizadas em ataques hackers, com roubos de dados dos usuários dos dispositivos. Com isso, a atualização do sistema se torna importante e deve ser feita com urgência. As atualizações, que são gratuitas, já estão disponíveis para todos os usuários dos aparelhos da marca.
Os principais motivos para a atenção da correção dos problemas são as falhas no kernel do sistema, que tem uma brecha que possibilita que aplicativos mudem o estado do componente. Essa falha já estava corrigida desde a atualização do iOS 15.7.1, mas recebeu um reforço nessa nova atualização.
O mesmo aconteceu com uma certa vulnerabilidade no sistema de exibição de páginas web na plataforma, o WebKit, que poderia levar à execução de códigos maliciosos e também já tinha sido abordada em uma atualização, mas acabou gerando problemas para alguns usuários.
Essas duas brechas na segurança receberam novos reforços, para que não possam mais ser utilizadas nos aparelhos da fabricante. As outras 14 falhas são referentes a outras brechas no WebKit, no motor de processamento voltado à inteligência artificial, na Neural Engine, e no kernel do sistema operacional dos dispositivos, que estavam possibilitando diversos golpes contra os usuários.
Essas falhas se tratam de vulnerabilidades zero-day, que não eram nem conhecidas pelos desenvolvedores da plataforma antes de serem encontradas por pesquisadores da área de segurança. No caso dessa atualização recente, não há a inclusão de novos recursos e ferramentas para os aparelhos, há apenas a correção dos problemas já citados.
iOS 17
Algumas novidades, porém, devem chegar para os usuários ainda nas próximas semanas, com o lançamento de mais uma atualização, o iOS 17. Ainda não há uma data oficial para a chegada da nova versão, mas é esperado que o lançamento ocorra até o final do mês de setembro.
A nova versão do sistema deve trazer recursos como nova exibição para os contatos; widgets mais interativos; funcionamento da assistente virtual de forma mais rápida; autocorreção de texto; preenchimento automático de códigos de verificação; mapas offline; atualizações no FaceTime; NameDrop, que vai permitir que informações de contatos, e-mail e outros, sejam compartilhados de uma forma mais rápida; e um novo aplicativo, onde o usuário vai poder deixar registrados alguns momentos da sua rotina, em uma espécie de “diário moderno”.