A pandemia mudou muita coisa nas nossas vidas. Uma delas diz respeito ao mercado de trabalho com a implantação da modalidade home office.
Trabalhar em casa, virou rotina de diversos colaboradores no mundo todo. E ter internet disponível como, o Oi Fibra, indispensável como ferramenta de trabalho.
Por isso mesmo, devemos saber escolher a melhor internet para ter em casa. No entanto, as perguntas surgem. Quais fatores devo considerar na hora da contratação? Como saber qual o tipo e velocidade ideal para mim? Continue a leitura e conheça a resposta para essas e outras perguntas!
Qual internet escolher para o home office?
Quando pensamos em internet boa para o home office com certeza a primeira coisa que vem à cabeça é a velocidade.
E não está errado, mas saiba que esse não é o único fator que você deve avaliar. Pensando apenas na velocidade, você pode pagar a mais por algo que nem precisa.
Por isso, vamos um pouco além deste aspecto e fazer uma avaliação que considere o seu perfil e suas necessidades. Começando por conhecer os tipos de internet disponíveis.
Internet a cabo
A internet a cabo é uma modalidade bastante conhecida que utiliza um cabo coaxial para que o sinal chegue no local de instalação. As principais vantagens são a alta velocidade, o baixo custo para instalar, e o alcance, já que está disponível em muitos locais.
Fibra ótica
Já a fibra ótica é considerada a internet mais veloz do mercado, podendo chegar a uma velocidade de até 500Mb. Algumas vantagens desse tipo de serviço são: maior segurança, tráfego elevado de dados, e estabilidade da velocidade.
Internet via satélite
Uma opção para onde a banda larga e a fibra ótica não chega é a internet via satélite, que não utiliza cabos e nem depende de estrutura física como as outras. Entre as principais vantagens estão a abrangência e a alta velocidade para download.
Com isso, já temos mais um fator a ser considerado, a disponibilidade de sinal na sua região. Verifique que tipo de internet já está operando na sua região. Ou se a que você já tem é a melhor opção.
Quais fatores avaliar para escolher a internet do home office?
Você precisa avaliar seu perfil para entender qual a sua necessidade de internet no home office.
Para entender qual o melhor custo benefício para sua casa responda algumas perguntas:
- Você mora na zona urbana ou rural? (Pensando na disponibilidade do serviço)
- Quantas pessoas vão usar a internet com você durante o trabalho?
- Qual é seu tipo de trabalho? (Quem trabalha com TI, por exemplo, deve precisar de uma velocidade maior)
- Qual seu material de trabalho? Computador, celular, tablet, mais de um dispositivo?
Ainda não sabe qual o seu perfil? Separamos 3 tipos de perfil para você entender melhor onde se encaixa:
Básico – Usa a internet apenas para checar e-mails. Seu plano pode ser com velocidade de 15 até 20 mega.
Intermediário – Esse já é um perfil que precisa de mais velocidade de conexão, é o caso de um design, ou um programador, por exemplo. Nesse caso, uma conexão de até 100 mega é o ideal.
Avançado – Aqui entra o grupo de pessoas que precisa de uma internet ultra rápida. Um gaming, quem trabalha com TI ou faz muitas conferências online. Os planos recomendados, nesse caso, são os de 300 a 500 Mega.