Entenda as mudanças no aplicativo de câmera do Google. A empresa pretende lançar novos recursos para o app.
Dias depois de lançar os novos celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro, o Google fez uma mudança sutil em um dos aplicativos nativos da linha de smartphones da empresa. Agora o serviço Google Camera se chama Pixel Camera, para ressaltar que ele é exclusivo para aparelhos desta família de aparelhos – esse serviço foi implementado pela empresa há algum tempo.
A mudança entrou em vigor até mesmo na página do aplicativo na Google Play Store, com o novo nome e as notas de patch da versão mais recente do aplicativo até traduzidos para o português do Brasil (embora os dispositivos da empresa não sejam vendidos oficialmente em nosso país). Confira mais novidades abaixo.
Melhorias no aplicativo
Com a última atualização, 9.1, os dispositivos compatíveis podem desfrutar de novos recursos, como uma nova interface que facilita a navegação entre os diferentes modos de foto e melhorias no manuseio de arquivos descompactados no formato RAW. Além disso, a marca decidiu incorporar correções e melhorias gerais de bugs.
Há também duas funções disponíveis apenas no Pixel 8 Pro: a possibilidade de tirar fotos em alta resolução com o sensor de 50 MP e Pro Controls, com configurações mais avançadas de velocidade do obturador, ISO e aspectos especializados. Outra boa novidade para fotógrafos profissionais e amadores exigentes.
Redesenho da câmera Pixel
Aparentemente, essa mudança é a forma do Google enfatizar que o serviço não está disponível para nenhum aparelho Android, mas apenas para os aparelhos da fabricante. Rumores anteriores sobre a série Pixel 8 indicavam que o software padrão da próxima geração iria ganhar uma revisita. Os modelos dobráveis Pixel 7 Pro, Pixel Tablet e Pixel Fold também podem receber atualizações desse aplicativo, mas atualmente ele se encontra disponível apenas na versão 9.0.
Por padrão, o app já permite usar recursos de visão noturna, zoom de alta resolução, longa exposição, movimento panorâmico e foco macro. O Android 14, versão mais recente do sistema operacional móvel da marca, chegará primeiro aos novos dispositivos, depois estará disponível nos modelos Pixel mais antigos e depois aparecerá apenas em celulares de outras marcas.
Novo Pixel 8
O Google apresentou na quarta-feira do dia 4 a nova geração de smartphones da empresa. Esses aparelhos são o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, que trazem melhorias significativas em relação aos modelos anteriores e marcam a chegada do Android 14 ao mercado.
A dupla tem algumas características em comum, incluindo o novo processador do Google, mas diferem em tamanho, qualidade da câmera traseira e especificações de memória.
Smartphone ainda mais inteligente
A atual linha de dispositivos tem como foco a inteligência artificial (IA), que está presente tanto na navegação do usuário quanto na funcionalidade de ferramentas. Isso inclue câmera, e-mail e apps dentro do ecossistema da empresa. O smartphone vem de fábrica com uma série de recursos de criação ou edição de conteúdo do sistema de IA. Além disso, possui um assistente de chamadas que ajuda a prevenir spam e permite que vozes geradas automaticamente controlem algumas chamadas específicas. Um grande exemplo é a confirmação de um compromisso ou reserva em estabelecimentos.
Outra novidade é o Google Photos Magic Eraser, que é capaz de editar fotos, remover elementos indesejados de um retrato ou disfarçar objetos. O Google Tradutor também está presente de forma nativa no aparelho desta vez. Ele é capaz de interpretar conversas em tempo real, transcrever textos na internet e até ler sinais enquadrados pela câmera. Os novos recursos do Google Assistente também são inéditos nesta linha móvel. O recurso ajuda a escrever e-mails e criar conteúdo de texto que foram originalmente apresentados no Bard, por exemplo.