Geolocalização: O que é e como este processo pode aumentar suas vendas

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A geolocalização é um conceito relativamente novo, mas já existe no mercado há muito tempo e vêm ganhando cada vez mais importância na vida do empreendedor…

Atualmente, ter um negócio de sucesso envolve a busca por muitas ferramentas digitais que já são realidade na rotina do cliente – e a geolocalização é uma das mais importantes!

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Conciliar o uso da geolocalização otimiza as possibilidades de expansão – mas requerem mudanças no processo de análise e planejamento.

Hoje em dia, as pessoas usam a internet para tudo! Seja para buscar novos produtos, serviços, livros, cursos, áudios, vídeos, filmes, relacionamentos…

Enfim! Uma infinidade de possibilidades – e a empresa que agrega grande parte desse ecossistema, acaba saindo na frente.

E dentro desse contexto, utilizar a geolocalização pode ser um grande trunfo para a sua empresa!

Além de aproximar o seu potencial cliente do seu negócio, você pode utilizar essa técnica para expandir a sua empresa.

Geolocalização

O que é Geolocalização?

Devido à abundância de informações, frutos dos avanços no meio digital, é possível coletar muitos dados valiosos.

A coleta e análise para o uso de dados como base para criar estratégias de ação, particularmente é conhecido como inteligência de mercado!

Dentro da inteligência de mercado contamos com diversas ramificações para com a qual, podemos conciliar o estudo de dados para a análise de mercado.

Ou seja, é possível entender o cliente através do estudo de dados e encontrar insights valiosos para prospectá-lo de maneira eficaz.

E aqui vai um conselho… Se você atua com a prospecção B2B, você precisa explorar sobre este tema!

A geolocalização é uma das técnicas mais importantes na hora de traçar os planos dentro de uma empresa – seja na área de produção, marketing, vendas ou nos desdobramentos de cada um destes.

Aposto que você utilizar o geomarketing em sua empresa e você nem imagina! Quer ver?!

O uso do Google Maps, por exemplo, é uma ação de geomarketing!

Além de ser essencial para fornecer a localização da sua empresa de maneira correta, ela coloca a sua empresa na mira de seus clientes em potenciais.

Isso porque o Google utiliza algoritmos específicos para aproximar o usuário para o seu melhor resultado de busca.

Um dos fatores mais importantes para este acontecimento é o fator de compatibilidade!

Mais de 50% das vendas online é feita por intermédio de um dispositivo móvel.

Mas atenção! Antes de iniciar sua prospecção de clientes por telefone explore as nuances sobre a geolocalização.

O ideal é que além de “tentar vender um produto”, busque compilar bons gatilhos mentais e conteúdos realmente uteis!

O Google Maps sinaliza a localização de um estabelecimento comercial muito mais quando uma pessoa usa um celular, por exemplo. 

O segundo fator é a possibilidade de traçar rotas para diversos meios de transporte até a loja, que inclui até a caminhada.

Dessa forma, quando uma pessoa buscar um produto ou serviço que seja do ramo de sua loja, o Google Maps a auxilia não apenas ao sinalizar a existência da loja, mas ao indicar o caminho.

A terceira aplicação são as informações sobre a loja, como a avaliação de outros clientes, horário de funcionamento, ofertas disponíveis e até mesmo informações sobre estoque e disponibilidade de produtos.  

Benefícios de utilizar este processo

As vantagens do uso da geolocalização são muitas – dentre as quais se destaca a visibilidade online do seu negócio.

Usar esse recurso simplesmente chama a atenção dos consumidores para a existência da loja. É como a extensão de uma vitrine e de uma propaganda.

Afinal, grande parte dos usuários não navega até a terceira página de busca.

Outro benefício é o feedback dos clientes, que incentiva a melhoria da empresa, especialmente no quesito atendimento!

A partir de informações dessa natureza, a loja torna-se obrigada a aumentar a qualidade, mas munida de dados e críticas específicas da clientela, de modo a atender necessidades e demandas reais.

Mais um benefício que não deve ser desprezado é a métrica dos dados dos clientes.

A partir dos recursos da geolocalização é possível mensurar dados dos clientes que acessam o perfil da empresa online.

Por meio dessas informações, a equipe de marketing se torna capaz de traçar estratégias cirúrgicas para divulgar o negócio com base na persona do cliente, do público alvo.

Como aumentar vendas com a Geolocalização?

Se você ainda não tem sua empresa no Google Maps, a hora é agora!

Além desta, existem algumas estratégias – mais elaboradas – que precisam ser integradas ao processo da geolocalização.

  • Geotargeting – Segmento de clientes de acordo com a localização da sua empresa;
  • Personalização do site – Conteúdos personalizados, baseados na localização da sua empresa;
  • Geofencing – Conteúdos em tempo real da sua localização;
  • Check-ins – Estratégia baseada na ação do usuário;
  • Geotagging – Localização do usuário em uma publicação vinculada a empresa;
  • Geofiltros – Inserir filtros em imagens ou vídeos – baseada na interação com a empresa.

Dicas para otimizar seu engajamento

Utilizar o geomarketing para engajar mais clientes para a sua empresa é uma excelente estratégia!

Além de agregar o marketing para análise de dados, compila os dados e estudos da geografia – o que torna essa técnica ainda mais poderosa.

Você já ouviu falar em SEO Local?

O SEO é uma estratégia que, em sua tradução nos remete à ideia de otimização dos mecanismos de busca para encontrar o melhor resultado para o usuário.

Isso significa que como resultados de uma pesquisa, os robôs irão apresentar no topo da SERP, os “melhores textos” sobre determinado assunto!

Se você tem uma empresa, procure investir em técnica de conteúdos interativos…

Por exemplo, explore a diversidade de ferramentas que o facebook e o instagram oferecem! São excelentes recursos com filtros, localização, marcação…

Conclusão

Em uma era onde a transformação digital tomou conta e dita os hábitos de consumo no mundo inteiro, é primordial que as empresas se integrem a essas novas práticas.

As práticas de prospecção ativa para envolver o seu cliente irão depender do uso de boas estratégias de geomarketing!

Por isso, explore o seu mercado e analise quais estratégias estão dando certo para seus concorrentes – esse é um bom ponto de partida.

Além disso busque inovar! Criatividade é tudo e quem faz primeiro acaba saindo na frente!

A geolocalização é uma das formas mais eficazes de colher os muitos benefícios que o mundo da internet pode oferecer. 

Integrar a geolocalização nas estratégias de marketing e vendas de forma consistente é uma forma certeira de alavancar o volume de vendas, sem que para isso seja necessário arcar com grandes custos.

Uma das maiores vantagens do uso de aplicações como o Google Maps é a facilidade de integrar sua utilidade nos processos de qualquer empresa.

Abraço!

Sai cosa: