Número de golpes vem crescendo cada dia mais e, com isso, Febraban decidiu tomar medidas. Saiba mais sobre isso!
Infelizmente, o número de golpes aplicados por meio do Pix vem crescendo mais dia após dia. A situação tem preocupado instituições bancárias e também a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que vem desenvolvendo medidas para auxiliar a população contra esses golpes e fraudes, que buscam roubar dinheiro das vítimas de diferentes formas.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, afirmou que medidas estão sendo tomadas para ajudar a população contra esse tipo de situação que envolve o Pix. Ele anunciou que será lançado o Selo de Prevenção à Fraude. A medida será uma forma de regulamentar as instituições bancárias através de exigências mínimas.
Uma consultoria, contratada pela Federação irá às instituições anualmente, para verificar se elas estão cumprindo as normas por completo. Se a resposta for positiva, elas passarão a ter o selo. Saiba mais sobre essa novidade, que pretende auxiliar a população brasileira.
Novas medidas
O diretor-adjunto explicou que essa é uma forma de mostrar para a população que os bancos se preocupam com a segurança de seus clientes e que estão dispostos a encontrarem formas de oferecer maior proteção. Além da medida do selo, outra medida será uma parceria da Febraban com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e o Ministério da Justiça, que prevê a criação de um novo aplicativo.
O “Celular Seguro” será uma ferramenta onde o usuário poderá pedir para que a operadora trave o dispositivo em um eventual caso de roubo. Já foram investidos, somente em 2022, R$3,4 bilhões em mecanismos de segurança e prevenção a fraudes digitais, de acordo com a instituição. Mas, mesmo com isso, o número de golpes teve um aumento de 165%.
Funcionamento do selo
De acordo com Faria, o objetivo é realizar uma consultoria que vai até as instituições anualmente para verificar se elas estão cumprindo todas as exigências mínimas de seguraça. As que estiverem mantendo tudo de forma correta poderão receber o selo, que vai representar que as transações possuem um baixo risco de golpe.
Golpe comum
Enquanto as medidas da Febraban ainda não estão funcionando, os cidadãos precisam manter a atenção, para que não caia em golpes. Um golpe bastante recente, que vem fazendo muitas vítimas é o do 0800.
Criminosos enviam um SMS para as vítimas, avisando que há uma compra de um valor alto feita em seu nome. Eles pedem que, caso a pessoa não reconheça a compra, entre em contato com uma falsa central de atendimentos de um número que se inicia com 0800 para que a pessoa possa resolver a irregularidade.