As gigantes do mundo de smartphones estão investindo em carros? Veja só!
Os mundos dos smartphones e dos automóveis estão convergindo e espera-se que a integração de software, a funcionalidade e a conectividade deem novos saltos nos próximos anos. Os sistemas operativos mais sofisticados que utilizamos em smartphones e tablets já chegaram aos veículos produzidos em massa. Além disso, o rápido crescimento dos veículos eléctricos já demonstra a mudança que está por vir.
Isto marca uma transformação histórica dos carros, que já não são apenas veículos. Mas uma plataforma dinâmica e adaptável que pode ser atualizada online, controlada principalmente por software. Além de capaz de adicionar novos recursos e funções de acordo com as necessidades do cliente. Esta é uma mudança de paradigma que forçará muitos fabricantes de smartphones, empresas de alta tecnologia, prestadores de serviços online e fabricantes de chips e computadores a começarem a produzir carros. Por isso, continue lendo dê uma olhada em quais gigantes já entraram no setor.
Huawei
A pioneira neste caminho foi a Huawei, uma multinacional chinesa. A empresa fabrica smartphones, tablets, televisões e outros dispositivos eletrônico. A marca está expandindo para instalar sistemas operativos em novos automóveis fabricados na China.
Entre os diversos contratos e joint ventures firmados pela Huawei no país estão a instalação do sistema operacional ArmonyOS, Huawei Autonomous Driving 2.0, e do sistema de conectividade HiCar da Huawei, semelhante ao Apple CarPlay.
Deste acordo resultou a marca Aito, estabelecida com a Seres em 2021 e adquirida integralmente pela Huawei em 2023. Na verdade, é a primeira marca a produzir carros sob o controle exclusivo de um fabricante de smartphones.
Os três modelos atualmente em produção são três SUVs elétricos e híbridos plug-in chamados Aito M5, Aito M7 e Aito M9.
Xiaomi
A Xiaomi é a terceira maior fabricante mundial de smartphones e pretende usar este trampolim para se expandir para o mundo dos automóveis. Para atingir o seu objetivo, a gigante chinesa lançou o seu primeiro projeto de veículo elétrico, agora conhecido como Modena.
O Xiaomi Modena está para ser lançar, em novembro de 2023. Vários protótipos de sedãs elétricos de codinome MS11 serão equipados com uma bateria tripla de 101 kWh e um alcance de cerca de 800 km para desafiar concorrentes fabricados na China, como os modelos da Tesla.
Apple
Depois de um período tumultuado que consistiu em diversas mudanças de estratégia, contratação e demissão de novos talentos, além de foco na direção autônoma e rumores de uma possível aquisição da Lucid Motors, a Apple agora parece estar presa ao “Projeto Titan”.
Os últimos rumores sugerem que o Apple Car será lançado em 2026, mas não está claro se será um carro real. Ele pode ser, provavelmente, mais um novo sistema revolucionário de direção autônoma cujas características ainda são desconhecidas. Segundo os últimos rumores, o Projeto Titan, “perdeu toda a visibilidade” e só pode ganhar futuro com a aquisição de uma marca de automóveis existente. Assim, nos próximos três anos teremos que nos contentar com novas versões do Apple Car, além das dezenas de carros virtuais da Apple já visíveis no mundo digital.
Samsung
Uma das maiores empresas no ramo de celulares é a coreana Samsung. Infelizmente, a marca praticamente desistiu da produção de automóveis e detém apenas uma participação minoritária na Renault Korea Motors, que até poucos anos atrás era a Samsung Motors.
Mas o império, fundado há 85 anos em Daegu, mantém uma posição significativa na indústria automóvel com a Samsung SDI, fabricante de baterias e um dos 10 maiores fornecedores mundiais de baterias para veículos eléctricos. Por exemplo, o Fiat 500 elétrico está equipado com baterias Samsung SDI.