Aprenda hábitos que podem fazer sua bateria durar mais. Entenda como fazer isso.
A vida útil de uma bateria é o tempo médio em que suas peças ficam “ativas”. Este é o número de meses ou anos em que a bateria funcionará normalmente. Isso porque o desenvolvedor não garante segurança ou correto funcionamento após esse período. Portanto, pode falhar a qualquer momento.
No entanto, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar possíveis falhas e prolongar a vida útil da bateria do seu telefone. Continue lendo para obter detalhes.
Não exponha seu telefone a temperaturas extremas
Um estudo do The Wall Street Journal descobriu que temperaturas acima de 35°C são suficientes para causar danos significativos (danos permanentes por exposição prolongada e repetida) às baterias dos celulares. No entanto, o mesmo pode acontecer em temperaturas muito baixas (tanto próximo, quanto abaixo de zero). Portanto, a dica é armazenar o aparelho ao ar livre, onde não fique exposto à luz solar direta, lareiras, lâmpadas de calor ou ambientes extremamente quentes ou frios.
Se você mora em um clima extremo, sua melhor aposta é manter o telefone em uma bolsa ou mochila com parte térmica sempre que sair de casa. O acessório protege o hardware do seu smartphone contra danos causados pelo calor e frio excessivos.
Evite locais com muita umidade
Você sabia que as baterias dos celulares incham? Este fenômeno pode estar relacionado a um ambiente úmido, como um banheiro. Então, se você é uma pessoa que gosta de ouvir música no chuveiro, aqui vai uma dica para você. Proteja todo o seu telefone enquanto estiver no chuveiro com a capa protetora transparente e sensível ao toque. Ou deixe o celular fora do banheiro, conecte-o a uma caixa de som e ligue a música.
Mas se você mora em uma cidade úmida, mantenha o telefone longe de ambientes onde possa estar concentrada umidade excessiva, como banheiros, armários, cômodas e paredes. Coloque-o em uma área aberta e arejada.
Remova a capa durante o carregamento
É do conhecimento geral que o telefone esquenta durante o carregamento, e isso pode ser causado pela alta velocidade e energia transferida da tomada para o dispositivo. No entanto, este processo de aquecimento pode ser maior e afetar a bateria e sua vida útil. Neste caso, recomenda-se assumir duas posições. Remova a capa sempre que carregar o telefone e recoloque somente depois que o dispositivo esfriar.
Você pode usar um carregador inteligente que detecte automaticamente quando a temperatura do telefone fica muito alta e reduz a carga para evitar o superaquecimento da bateria.
Remova a capa durante operação de alto desempenho
Como já mencionado no tópico anterior, a capa do celular pode contribuir para a geração de calor do celular. Isso acontece porque o acessório restringe a ventilação do aparelho e concentra o calor gerado durante o funcionamento ou carregamento, e esse calor começa a se acumular. Portanto, é recomendável remover o estojo durante a operação de alto desempenho para evitar superaquecimento.
Isso geralmente acontece quando você grava em qualidade Full HD ou 4K e joga jogos que exigem mais potência de hardware. Então, se você notar que a temperatura do seu aparelho sobe devido à sua atividade, crie o hábito de movimentar o dispositivo.
Reinicie seu celular de vez em quando
Você provavelmente já ouviu falar que reiniciar o telefone de vez em quando é bom para a saúde do dispositivo. Esse hábito geralmente inclui baixar atualizações importantes do sistema, liberar espaço, corrigir alguns bugs de software e muito mais.
Entre os benefícios, também há alguns pontos positivos da bateria, como ajudar a calibrar o sistema de gerenciamento de bateria, restabelecer conexões de rede, para que o dispositivo não consuma mais energia do que o necessário e acabar com softwares que consomem a carga. Sendo assim, reinicie o telefone pelo menos uma vez por semana ou duas vezes por mês.