Confira como melhorar os seus hábitos com o smartphone. Cuide da sua saúde mental!
O vício em celular é um problema que está crescendo cada vez mais em nossa sociedade. Ao usar o smartphone em todos os momentos, o indivíduo pensa estar sendo produtivo ou se distraindo. Mas, a verdade é que o uso exagerado deste dispositivo pode causar muitos problemas, como a dispersão nos horários de trabalho, o aumento da ansiedade e estresse, além de exclusão social, que pode levar a depressão.
Muitas pessoas usam o aparelho nos momentos de descanso, o que não errado. Porém, tome cuidado. Algumas vezes o telefone pode te deixar ainda mais estressado. Isso porque o grande número de informações na tela criam uma sensação de “mente a mil”. Portanto, o seu corpo pode estar parado, mas o cérebro ainda está “trabalhando” bastante para entender todas as mensagens e dados a que está sendo exposto. Por isso, confira algumas dicas para se livrar deste tipo do vício em celular. Isso vai ajudar, e muito, em sua saúde mental.
Deixar o celular longe da sua cama
Essa dica ajuda tanto na hora de dormir, como na de acordar. Uma saúde mental boa depende muito de um sono regulado. Usar o celular antes de dormir pode te fazer despertar, ou ter um sono muito agitado, se ficar recebendo notificações durante a noite.
Já em relação a hora de acordar, com o smartphone tão próximo o usuário pode acabar perdendo muito tempo da sua rotina matinal somente checando as redes sociais. Se você usa o aparelho como despertador, vale utilizar outro dispositivo para esta função, como uma Alexa ou relógio.
Desativar as notificações
Outra dica que ajuda a combater o vício em celular é desativar as notificações. Quem nunca parou de trabalhar ou de estudar porque chegou uma mensagem no smartphone? Essa olhadinha muitas vezes se estende e pode até virar horas sem que ao menos o indivíduo perceba que está perdendo tanto tempo.
Desativando as notificações você evita que o aparelho “roube” a sua atenção no seu tempo de produtividade.
Ligue as informações de tempo de uso
A maioria dos celulares modernos possui o recurso de avisar e mostrar ao usuário quanto tempo ele gastou no aparelho por semana, mês e até por dia. Assim você ficará ciente de quanto tempo está perdendo em cada aplicativo.
Isso é importante pois, em muitas ocasiões as pessoas não percebem que ficaram logadas por um período tão grande. Um bom conselho é deixar esses dados logo na tela inicial do seu telefone. Escancarar as informações vai te ajudar a controlar melhor o seu vício.
Defina limites de tempo nos apps
Complementando a dica acima, você pode utilizar uma ferramenta das próprias redes sociais para não ultrapassar um tempo saudável logado a elas. Existem recursos no Instagram, Facebook e Tik Tok que te ajudam a definir um período máximo para a utilização dos mesmos.
Dessa forma, você pode colocar avisos para que saiba que já passou do tempo que foi estipulado. Para fazer isso acesse a página de configurações desses aplicativos, entre em “Tempo gasto”, e logo após em “Gerencie o seu tempo”. Lá estarão várias ferramentas que podem ser utilizadas para diminuir o vício em celular.