Ao seguir alguns passos, você evita que as crianças acessem aplicativos “proibidos”.
As crianças amam usar os celulares dos pais e familiares para assistir vídeos e jogar, já que isso é uma ótima fonte de entretenimento e diversão. O problema é que, muitas vezes, pela curiosidade, as crianças acabam acessando aplicativos “proibidos”, já que muitos pais usam os celulares para resolver questões de trabalho e acessar as redes sociais.
Ao entrar nesses aplicativos e ter acesso a e-mails de trabalho e redes sociais, as crianças podem acabar encontrando ou até mesmo enviando conteúdos inadequados, que podem trazer grandes problemas para os responsáveis.
Para evitar esse tipo de constrangimento para os pais, o iPhone conta com uma função interessante, que impede que as crianças tenham acesso a alguns aplicativos, enquanto usam o aparelho para assistir ou jogar.
Descubra agora como ativar esse recurso e proteja o seu celular da curiosidade das crianças!
Caratteristica
O iPhone conta com um recurso muito interessante e pouco conhecido, para os pais que dividem os telefones com os filhos, para que eles possam se divertir um pouco.
A dica viralizou no aplicativo TikTok, após uma mãe, Melissa Jean, compartilhar um vídeo em que o seu marido explica como ativar o recurso. O vídeo da explicação já conta com mais de 900 mil likes e mais de 10 milhões de visualizações até o momento. Na gravação, Melissa apresenta o seu esposo e comemora a descoberta do truque por parte dele. Logo após, ele começa a explicar como a função pode ser ativada em poucos passos.
No vídeo, ela usa o YouTube como exemplo, que é muito utilizado pelas crianças, para mostrar com o recurso funciona, mas explica que as dicas também funcionam em outros apps instalados no aparelho. Quando ativada, a função impede que os pequenos saiam do aplicativo em uso, mudem a orientação da tela e utilizem os botões de volume.
Como ativar o recurso
O processo é simples e requer alguns passos:
- Para deixar o iPhone “à prova de crianças” e evitar problemas e constrangimentos, acesse os ajustes do seu aparelho e clique em “Acessibilidade”;
- Deslize a tela para baixo e selecione “Acesso Guiado”;
- Em seguida, ative as chaves ao lado de “Acesso Guiado” e “Atalho de Acessibilidade”;
- Agora, abra o aplicativo que a criança vai usar;
- Com o app aberto, dê três toques no botão de liga/desliga. Logo após, clique em “Opções” no canto inferior esquerdo da tela e desative as chaves ao lado de “Botão Lateral”, “Botões de Volume”, “Teclados Virtuais”, “Toque” e “Limite de Tempo”. Com isso, a criança não consegue fechar o aplicativo ou acessar outras funções;
- Depois de desativar as funções desejadas, basta clicar em “Ok”. Para concluir, toque em “Iniciar”;
- Informe um código para concluir o processo, e a partir daí, não é mais possível sair do aplicativo e clicar em qualquer função que apareça na tela do celular.
Como desativar o recurso
Após a criança utilizar o telefone, os pais podem desativar o recurso e voltar a usar o iPhone normalmente. Para isso, é muito fácil:
- Pressione o botão liga/desliga três vezes e confirme o código criado na hora de ativar o recurso;
- Toque em “Sair”, no canto superior esquerdo e desative a função. Com isso, você poderá utilizar o celular normalmente, com todas as funções do aparelho reativadas.