É possível facilitar a sua vida, controlando a sua casa através do celular. Saiba como!
A tecnologia tem facilitado muito a nossa vida em diversos aspectos, não é? Por bastante tempo, as casas futuristas com assistentes eletrônicos e dispositivos automatizados pareciam somente coisas de filmes e bem distantes da nossa realidade e da realidade dos programadores, já que antes não possuíam a tecnologia necessária para tornar a casa inteligente uma realidade.
Já hoje, vivemos uma verdadeira revolução tecnológica nesse ponto, com produtos que vão desde a iluminação automatizada à geladeiras que podem mandar mensagens caso a sua porta seja esquecida aberta. Os benefícios dessa tecnologia e praticidade são inúmeros, mesmo que boa parte da população ainda desconheça todas as funcionalidades que um dispositivo smart possui.
Continue a leitura e saiba tudo sobre essa tecnologia incrível, que pode mudar a vida dos usuários.
Brasil
Atualmente, o Brasil possui cerca de 80% dos lares com acesso à internet, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios do ano de 2022. A maioria das residências são usuárias de banda larga, com cerca de 38 milhões, o que pode ser um enorme potencial para se ter cada vez mais casas inteligentes.
Outro levantamento, da Future Business Insights, mostra que até 2026, a previsão de receita com a compra de produtos inteligentes no país pode chegar a US$ 2,42 bilhões, que é equivalente a 91,6% de taxa de crescimento em relação ao ano passado.
Vantagens
Uma dúvida dos consumidores que é muito comentada é de que alguns aparelhos inteligentes consomem mais energia do que outros. Essas e outras questões de energia podem ser resolvidas de uma forma fácil ao conectar os dispositivos, pois já existem soluções que mostram no celular o desempenho energético de cada aparelho, permitindo que os usuários estabeleçam metas de consumos e recebam alertas caso os gastos estejam muito altos.
Outra vantagem é a capacidade do usuário desativar funções específicas também para diminuir o consumo do dispositivo. Os dispositivos também são capazes de aprender com os usuários, como é o caso de algumas máquinas de lavar roupas, que podem identificar os costumes da pessoa, recomendando ciclos de lavagens e identificar o nível de sujeira das roupas, utilizando a quantidade ideal de água para lavar as peças, ajudando o consumidor a economizar água, além de facilitar muito as tarefas do dia a dia.
Como controlar a casa com esses dispositivos através do celular
Ao comprar um aparelho inteligente, na maioria das vezes, o usuário precisa instalar o aplicativo do dispositivo, para criar rotinas de funcionamento, ativar e desativar o funcionamento, consultar informações e muito mais.
Esse é o caso de lâmpadas, tomadas, fechaduras, câmeras, geladeiras, máquinas de lavar, cortinas e muito mais. No caso das geladeiras, elas são conectadas ao Wi-Fi, assim como outros dispositivos, e permitem que o usuário controle ações por meio do celular ou tablet, e oferecem a integração com dispositivos com assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Siri.
As geladeiras, a depender do seu sistema, podem também controlar outros aparelhos, como máquinas, ar-condicionado, lâmpadas e outros dispositivos. Esse tipo de tarefa é permitido nos equipamentos que possuem telas nas portas.
Pelo celular, os usuários conseguem fazer alterações de refrigeração, acionar funções e receber alertas para a necessidade de manutenção.