Entenda mais sobre o sistema que é utilizado na Bolsa de NY e descubra como obtê-lo em um smartphone
Talvez você ainda não tenha escutado falar do Linux, mas ele é um dos grandes sistemas operacionais do mundo. Provavelmente, ele seja parte do seu cotidiano, porém, assim como os outros sistemas mais conhecidos, O Android e o IOS, há coisas em que ele está que nem se imagina.
Este sistema é reconhecido pela sua confiabilidade e flexibilidade, o que o torna uma grande opção para o mercado. Leia mais e descubra algumas das funcionalidades do Linux.
Utilizações do sistema
Um dos pontos inesperados do Linux é o seu uso pela Nasa. Isso porque sua qualidade em preservar a integridade nas informações guardadas é um destaque. Um exemplo é o Perseverance, um veículo espacial pousado em marte, que usou o sistema.
E o Linux já foi algumas vezes para fora do planeta. O sistema é usado em satélites e instrumentos no espaço. Até mesmo o SpaceX, do famoso Elon Musk, desfruta do modelo.
Outra utilidade que ninguém imagina é o da Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange – NYSE). Lá esse sistema fica responsável por variadas operações, como compra e venda.
Carros automáticos também usam o sistema. Os automóveis Google, que não usam humanos para pilotar, também operam com o Linux. Também há veículos da General Motors e da Volkwagen que tem o mesmo método como base.
Na ciência o aproveitamento do Linux é enorme. O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider – LHC), um maior acelerador de partículas do mundo é um exemplo. Além de que, de acordo com especialistas, a partícula de Bóson Higgs só foi identificada por conta do sistema.
Ademais, o próprio sistema Android foi projetado com base nas filosofias ditadas pelo Linux, mesmo que o rival tenha seguido por um caminho diferente depois. Até hoje ele é um dos sistemas mais confiáveis que existem, uma alternativa para guardar dados. Por isso, Amazon, Google e Meta adotam o modelo em seus servidores e instrumentos online.
Celular com Linux?
Há anos uma empresa de tecnologia chamada Purism cria celulares que possuem o Linux como sistema. A marca americana lançou recentemente um smartphone “livre”, que não possui nenhum dos famosos sistemas Android e IOS. Por isso o nome desse aparelho é Liberty Phone (celular da liberdade).
A ideia é revolucionária, porém o preço ainda é bastante elevado comparando com celulares que utilizam os outros sistemas e possuem especificações até melhores. O novo dispositivo custa em torno de US$ 2.199, que, em reais daria R$ 10.751,35, utilizando a cotação atual.
Por isso, no momento o Liberty Phone pode não valer a pena. As especificações deixam a desejar pelo valor elevado. O celular conta com memória RAM de 4GB e 128GB de armazenamento interno. Ele entrega uma tela de 5,7 polegadas e 1440 x 720 pixels. Além disso, seu processador é o NXP i.MX 8M, lançado em 2017. O mesmo possui quatro núcleos de CPU ARM Cortex-A53 com velocidades máximas de 1,5 GHz. Ou seja, as especificações são encontradas em outros celulares bem mais em conta.