Google lança nova ferramenta para facilitar a vida dos usuários: o Bard. Saiba mais!
A inteligência artificial Bard, do Google, foi lançada na última quinta-feira (13) no Brasil. O chatbot com tecnologia de IA, já está disponível gratuitamente em português e mais 39 idiomas e, para acessá-lo, basta acessar o site oficial da ferramenta (bard.google.com) pelo celular ou computador. O sistema, anunciado em fevereiro como sendo testado nos Estados Unidos e Reino Unido, foi desenvolvido pelo Google para concorrer com o ChatGPT.
Como os modelos OpenAI, a ferramenta é treinada para reconhecer padrões de texto e gerar respostas de forma inteligente. Um dos principais diferenciais dessa ferramenta é a integração com outros recursos do Google, por exemplo o Gmail, a ferramenta de texto de Google Docs e o Google Sheets. O Bard também é eficiente no processamento de tabelas e na geração e exportação de código de programação. Se você quer saber as principais funções que pode realizar nesse sistema, continue lendo e confira.
Conecte-se ao Google Docs
Um dos diferenciais do chatbot é a capacidade de gerar documentos de texto de forma automática por meio do Google Docs. O processo é muito simples. Depois de emitir um comando e obter uma resposta, basta clicar no botão “Compartilhar”, que aparece após cada resultado do Bard e selecionar a opção “Exportar para o Google Docs”. Isso criará um arquivo do Google Docs que você pode abrir com um clique. Esse recurso acelera a criação de novos arquivos de texto e elimina problemas comuns de formatação ao copiar e colar respostas.
Exportar código para Python
Programadores amadores e desenvolvedores experientes podem se beneficiar da praticidade do Bard. Além da geração de código, a plataforma permite capturar e testar esses resultados usando Google Colab ou Replit. Depois de escrever um programa no bot, o usuário pode optar por exportar o código resultante, por exemplo, em Python. Esta opção é especialmente útil para usuários, pois podem utilizar outros programas ou ambientes de desenvolvimento.
Criar rascunhos no Gmail
O Bard também promete ajudar os usuários do Gmail por conta da integração entre as duas plataformas. Você pode redigir e editar sua mensagem usando o assistente de IA e, em seguida, transformar o texto em um rascunho de e-mail. Toque na opção de compartilhar no final da resposta de Bard e clique na opção “Rascunho no Gmail”. Como resultado do comando, o processo será concluído automaticamente e com um clique você verá um link para abrir o serviço de e-mail do Google, sem sair da página.
Crie uma planilha e exporte-a para o Planilhas Google
O Bard também é muito útil para pessoas que precisam trabalhar com gráficos. Essa ferramenta trabalha com fórmulas e cálculos e adiciona rapidamente linhas e colunas. Ao informar o assistente do objetivo pretendido, o chatbot pode criar um agendamento de acordo com as especificações do usuário. Ademais, o sistema também oferece a capacidade de importar conteúdo gerado automaticamente para o Google Sheets, dando-lhe uma vantagem significativa sobre a concorrência do OpenAI. Basta clicar na opção “Exportar para planilha” que aparece após a última linha da tabela.
Resumo e comparação do artigo
Um dos recursos mais inteligentes do Google Bard é a análise de texto de artigos da web. Basta enviar um link para a ferramenta. Esse recurso pode ser útil para resumir conteúdos muito amplos ou simplificar temas complexos, agilizando a leitura e favorecendo a compreensão. Isso é um diferencial dos outros chatbots, como o Chat GPT. Os usuários também podem pedir ao Bard para comparar as informações de dois links diferentes, como notícias, relatórios e análises de produtos. Ademais, o bot ainda apresenta rapidamente resumos, mostrando diferenças e semelhanças entre os textos. Além disso, a ferramenta pode ser usada para revisar seu texto.