Confira algumas dicas que vão te ajudar a diminuir o vício em celular. O vício pode trazer diversos problemas para o usuário.
Não é novidade para ninguém que o uso do celular tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia. O problema é quando o uso acaba ultrapassando a “normalidade” e acaba fazendo o usuário ficar viciado.
Esse vício no celular é uma questão cada vez mais recorrente, que pode, inclusive, gerar danos à saúde de quem sofre com esse mal. Embora ficar longe dos celulares seja um desafio para muitas pessoas, é possível diminuir o tempo de uso dos dispositivo com algumas dicas simples.
Entre essas dicas, estão bloquear as notificações de apps, usar aplicativos de gerenciamento de tempo no aparelho e ativar a função “hora de dormir”, que podem ajudar a passar menos horas em frente às telas. Se você quer saber como “desviciar” do celular, confira algumas dicas para reduzir o seu vício em telefone e confira alguns sinais de alerta para identificar a dependência.
Como usar menos o celular
Defina metas
Eestabeleça metas diárias ou semanais para limitar o tempo gasto no aparelho. Com isso, você pode decidir usar o celular apenas por um tempo definido de horas por dia, o que pode ajudar a diminuir o uso excessivo e o vício.
Desative notificações
Você pode limitar as distrações desativando notificações desnecessárias de aplicativos. Mantenha somente as notificações essenciais ativadas para evitar interrupções constantes.
Estabeleça horários
Defina horários específicos para usar o celular, como antes do trabalho ou após o horário do jantar. Fora desses horários, deixe o celular de lado e foque nas suas atividades. Deixá-lo no silencioso também pode evitar a tentação de pegá-lo.
Use apps de controle de tempo
Existem apps disponíveis que monitoram o tempo gasto no celular e fornecem relatórios em detalhes, Eles podem ajudar você a visualizar os padrões de uso e tomar medidas para reduzir.
Se envolva em atividades
Em vez de usar o celular, você pode se envolver em atividades como ler um livro, praticar exercícios, socializar, e mais.
Crie uma zona livre
Estabeleça áreas da sua casa onde usar o celular não é permitido, como quarto ou sala de jantar. Isso pode ajudar a reduzir o uso do aparelho e promover uma maior interação pessoal.
Pratique o desapego
Regularmente, faça pausas digitais ou dias sem usar o celular. Use o tempo para se desconectar completamente e se concentrar em outras atividades offline.
Utilize recursos de bem-estar
Muitos celulares possuem recursos de bem-estar digital, como relatórios de uso, lembretes de pausa e modo não perturbe. É ideal explorar essas configurações e utilizá-las ao seu favor.
Sinais de alerta
Procrastinação
O vício em celular impacta negativamente a rotina do usuário, principalmente em termos de produtividade e comprimento de prazos. É comum que uma simples checagem nas redes virem horas, atrapalhando a produtividade, fazendo com que a pessoa perca prazos.
Dormir e acordar com o celular
Por mais que essa pareça um hábito normal, o uso do celular antes de dormir é completamente prejudicial ao sono. Além de trazer uma série de estímulos ao cérebro, as telas emitem uma luz que inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Ao acordar, é recomendado esperar um tempo até pegar o telefone para conferir as notificações. O contato com mensagens e informações em excesso pode gerar uma sensação de cansaço e ansiedade nas primeiras horas do dia.
Desconforto ao passar um tempo longe
Se sentir desconfortável pela ausência do celular é um sinal de alerta. Muitas pessoas ficam ansiosas, agitadas e irritadas pela falta do celular, o que pode indicar um sinal de vício no aparelho.
Uso durante as refeições
Muitas pessoas não param de usar o celular nem mesmo na hora de comer. Porém, esse hábito pode aumentar em até 15% a ingestão de calorias, já que pessoas distraídas durante as refeições tendem a comer mais, mesmo que sem necessidade. O momento da alimentação precisa ser tranquilo, sem muitos estímulos. Por isso, é ideal ficar longe do aparelho nesses momentos.
Impressão de vibração
Se você já teve a impressão de ouvir ou sentir o celular vibrando, e ao checar, não tinha notificações, talvez você esteja passando muito tempo com o aparelho pro perto. Conhecido como vibração fantasma, o fenômeno não é tão alarmante, mas pode acontecer com pessoas em estado de alerta. Porém, é necessário prestar atenção à frequência em que isso acontece, e se ele aprece junto com outros sinais.