Aprenda a proteger as suas conversas em caso de furto ou roubo. Seguir esses passos pode ser ideal para garantir a privacidade dos seus dados.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo. Apenas no Brasil, ele conta com mais de 169 milhões de usuários. O aplicativo é muito utilizado para pessoas que desejam interagir com amigos e familiares, além de clientes, chefes e fornecedores de empresas. Ou seja, além de apenas diversão, o app também serve para a resolução de assuntos profissionais.
Por conter muitas informações privadas, devemos ter cuidado para manter a segurança dessas conversas, principalmente se o celular for roubado, furtado ou perdido. Por isso, caso isso aconteça com você, aprenda a desativar a sua conta no aplicativo e proteger as suas conversas e dados, de possíveis golpistas.
Roubos e furtos
Somente no estado de São Paulo, o número de roubos e furtos de celulares chegou a 178.618 nos primeiros seis meses deste ano. Recentemente, inclusive, a polícia civil desarticulou uma quadrilha que atuava no estado e apreendeu 312 celulares com o chefe, que tinha um esquema de desbloqueio dos aparelhos, a fim de realizar transações bancárias. Os aparelhos, após passarem por esse processo, eram enviados para diversos países da África.
Nesses casos de furto ou roubo, é importante seguir alguns passos que podem impedir que os criminosos tenham acesso aos dados, tanto bancários, quanto de conversas privadas, além de troca de fotos, vídeos e outros documentos. Ao ter acesso a esse tipo de material, essas pessoas podem passar a chantagear a vítima, ou até mesmo expor os seus dados, além de conseguir utilizar o dinheiro e documentos em compras online e muito mais.
O que fazer nesses casos?
Para diminuir o risco de ter as suas conversas acessadas, entre em contato com a sua operadora de telefonia, pedindo o bloqueio do seu chip. Após isso, compre um novo chip e peça para a operadora reativar o número original nesse novo cartão.
Com um celular e o novo chip, entre no WhatsApp e confirme o número. Espere os dados serem atualizados e pronto. Com esse procedimento, ao ativar a conta no novo aparelho, ela será desativada no celular que foi perdido ou roubado.
É importante estar ciente que esse processo só funciona se o usuário fizer em até 30 dias após o acontecido. Caso não seja feito, a conta será desativada de vez, sem chance de recuperação.
Outros procedimentos
Nesses casos, também é importante comunicar à sua instituição financeira e pedir o bloqueio das suas contas, impedindo que terceiros possam utilizá-las para transferências, compras e saques. Com isso, o banco ficará de olho em qualquer transação, impedindo que seja feita.
Também é importante fazer um boletim de ocorrência, o famoso BO, para que a polícia fique ciente e possa fazer o seu trabalho. Na hora do registro, é preciso informar o IMEI do aparelho, que ao ser bloqueado, não poderá mais ser usado.
Se você não souber o IMEI, basta abrir o celular e digitar *#06# na área de realização de chamadas. Assim, o aparelho vai informar qual o IMEI, e você pode anotar e guardar.
Se você possuir um seguro para o aparelho, ao registrar o boletim de ocorrência, pode acioná-lo, para que a empresa seguradora inicie o processo de seguro, seja devolvendo uma parte do valor ou oferecendo um novo aparelho. Para esse processo, é importante ter o registro do boletim.
Além disso, com o boletim, se a polícia encontrar o seu aparelho, ele pode ser devolvido. Portanto, faça o registro, pois ele é de extrema importância.