Desde a sua estreia no Brasil, em 2014, a empresa americana UBER tem sido foco dos holofotes. Mais do que pelo seu alto desempenho no ramo de transporte privado no país, a multinacional tem sido motivo de debates um tanto quanto “calorosos”.
Hoje, com milhares de usuários ativos, é difícil encontrar algum usuário que nunca tenha passado por alguma situação constrangedora ou reprovável.
Mas e você, já teve uma experiência ruim ou conhece alguém que se enquadre nessa categoria? Pois foi pensando em atender nosso ávido e necessitado público que preparamos um conteúdo exclusivo para quem que quer fazer uma reclamação, mas não sabe como.
Então confira e aproveite!
Reclamação no UBER: Veja como fazer!
Registrar uma queixa referente a uma viagem realizada com a UBER, ou mesmo contra a própria empresa, é bastante fácil.
Todavia, é preciso analisar qual a opção que mais se adequa a sua necessidade e tem a repercussão no tempo desejado. Sendo assim, apresentamos algumas opções viáveis, tais como:
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Via aplicativo do celular
Através do próprio aplicativo é possível fazer uma reclamação pontual sobre uma corrida ou motorista em específico.
Então, ao presenciar alguma prática ilegal ou constrangedora e que vá contra ao código de conduta da UBER, denuncie. Para isso, siga os seguintes passos:
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Acesse a sua plataforma;
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Vá até a opção “Ajuda”;
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Selecione a viagem no qual ocorreu a situação indesejada;
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Escolha a opção que melhor se adequa a sua queixa (reclamação contra um motorista ou viagem); e
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Selecione o problema referenciado.
Se o seu problema foi com a viagem ou com o motorista, é ideal recorrer a esse método e registrar a sua queixa o mais breve possível. Isso porque, dessa forma, você permitirá que a empresa tome providências rápidas, evitando problemas futuros com outros passageiros.
Ao receber sua denúncia e/ou reclamação a UBER analisará o ocorrido e entrará em contato com você o mais breve possível.
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Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Outra forma de registrar uma reclamação do UBER é através do SAC. O serviço está disponível de forma contínua, ou seja, 7 dias da semana, 24 horas por dia.
Para tal, é só ligar para 0800-591-7045 ou 0800-591-1032. Essa ligação é gratuita!
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Envie um e-mail
Caso você prefira, é possível também enviar uma reclamação através do e-mail de suporte ao usuário. O endereço para envio é o suport@uber.com.
Normalmente, a plataforma responde em até 48 horas.
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Fale com a UBER através das redes sociais
Mas se você é uma pessoa conectada, pode também enviar sua reclamação através das suas redes sociais. Essa via de comunicação é permitida pelos seguintes canais:
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Sites de reclamação
Igualmente, é possível fazer reclamações sobre algum serviço prestado pela UBER através dos famosos sites de apoio ao cliente. Dentre os mais conhecidos e utilizados estão o Reclama qui e il Consumidor.gov.br.
Porém, esses são recursos que demandam um tempo maior de resposta. Por isso, caso sua denúncia seja contra um motorista ou viagem, recorra a métodos instantâneos de notificação.
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Apoio Jurídico
Apesar de ser mais difícil, há situações em que são necessárias a intervenção de uma terceira parte para a resolução de problemas mais complexos.
Visto isso, e se você se enquadra nessa categoria, saiba que pode apelar para o apoio jurídico. Nessa situação, suas opções são:
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Procurar o Procon da sua cidade;
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Solicitar a ajuda de um advogado particular; ou
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Procurar a Justiça Gratuita da sua região.
Aprenda boas práticas de uso do aplicativo
Há algumas formas de evitar situações suspeitas e/ou perigosas. Isso porque, infelizmente, há por aí vários casos de impostores se passando por motoristas da Uber.
Sendo assim, a própria empresa recomenda algumas ações para que o usuário se preteja. Dentre elas estão:
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Analise a nota do motorista designado antes do início da sua corrida;
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Leia os comentários deixados pelos outros passageiros;
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Antes de entrar no carro, confirme o nome do condutor;
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Verifique se a placa e o modelo do veículo condizem com o apresentado no aplicativo;
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Durante a corrida, se observar qualquer atitude suspeita, peça para interromper o circuito; e
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Caso o motorista se negue, peça ajuda através do botão “recursos de segurança”. Através dele você poderá compartilhar o trajeto da sua viagem em tempo real e, também, acionar a polícia.
É claro que, da mesma forma, os passageiros também precisam fazer sua parte. Por isso, boas práticas cabem dos dois lados. Afinal, “gentileza gera gentileza”, certo?
Saiba mais sobre a empresa
A UBER Technologies foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia – USA. Revolucionou o mercado de transporte privado, criando uma verdadeira rede de serviços no ramo e gerando milhares de empregos.
Sem um único carro se quer, é hoje considerada a maior empresa de transporte terrestre do mundo. Atua em mais em 60 países diferentes, contanto apenas com a colaboração de seus filiados.
O foco da empresa é o transporte de passageiros, como os táxis, porém com custos bastante reduzidos se comparados aos serviços convencionais prestados.
Atualmente, com quase 6 anos de atividades em território brasileiro, a empresa está muito bem consolidada. Mesmo assim, busca sempre inovar e atender as necessidades dos seus usuários. Exemplo mais recente é a UberEats, serviço de entrega de comida à domicílio.
Apesar dos problemas envolvendo o nome da multinacional, é preciso aceitar que, de forma geral, é um serviço de utilidade pública e muito requisitado.
Denuncie práticas ilegais
Esperamos que nem você e nem ninguém passe por situações problemáticas usando os serviços da UBER. Porém, como usuários, estamos todos suscetíveis e à mercê da própria sorte.
Todavia, é válido lembrar que a UBER é apenas a empresa e que, quase sempre, os problemas ocorrem não por mau funcionamento da plataforma ou por descaso, mas sim pela conduta dos motoristas aliados.
Visto isso temos um papel importante para a continuidade do serviço e garantia da sua qualidade e segurança. Somos o filtro e o termômetro desse desempenho.
Procon: cos'è e come può aiutarti?
Procon è un'istituzione focalizzata proprio sulla tutela dei consumatori. E questo è il risultato dei movimenti a partire dal 1840, nel primo Codice Commerciale.
Ma il Procon, come lo conosciamo oggi, è il risultato di una partnership con il Dipartimento di Giustizia, che ha un’unità Procon in ogni stato del paese.
Il primo Procon, però, apparve nel 1976, nella città di San Paolo. Inizialmente, Procon era chiamato Gruppo esecutivo per la protezione dei consumatori.
Con il Codice a tutela del consumo, nella sua edizione del 1990, le attività dei Procons diffuse sul territorio non hanno fatto altro che rafforzarsi.
L'obiettivo di Procon è garantire che le aziende, grandi o piccole, nazionali o multinazionali, rispettino le leggi commerciali vigenti.
In questo modo è possibile monitorare e correggere attività illegali, fuorvianti o fraudolente, garantendo così un mercato equo per i consumatori.
Procon e il codice a tutela del consumatore
Pertanto, Procon si basa su Codice a tutela del consumatore, che regola i rapporti commerciali su tutto il territorio nazionale.
Questo codice tratta aspetti molto importanti per i consumatori, come ad esempio:
- Tempi di consegna
- Prodotto non consegnato
- Pubblicità ingannevole
- Informazioni sulla garanzia
- Pratiche abusive
- Responsabilità del prodotto
- Diritto di scambio
- Tra gli altri diritti fondamentali dei consumatori
Alcuni stati, come Alagoas, ad esempio, forniscono un libretto esplicativo con uno dei punti proposti nel Codice di tutela del consumatore. Per accedere a questo opuscolo, basta fare clic su questo collegamento.
Pertanto tutte le analisi e valutazioni si basano su questo documento sulla tutela dei consumatori, indipendentemente da dove vivono. Questo perché la CDC, come il Codice a tutela del consumo, ha validità su tutto il territorio nazionale.
A cosa serve Procon?
Ora che sai cos’è Procon, devi capire a cosa serve!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.
Ma, per fare questo, è necessario contattare l'agenzia, presentare il reclamo e presentare il reclamo. Ma come funziona? Questo è quello che capirai nel prossimo argomento!
Come funziona Procon?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
Procon, al telefono, può chiarire alcuni dubbi dei consumatori ed evitare così grattacapi maggiori in futuro.
Se desideri chiarire ogni dubbio puoi contattare il supporto elettronico di Procon, disponibile al numero 151.
Un'altra alternativa, se preferisci, è recarti in una stazione Procon della tua città o in quella più vicina a casa tua.
A San Paolo, ad esempio, ci sono Procons in diversi quartieri. Alcuni di loro, ad esempio, hanno servizi programmati in anticipo, lo stesso giorno.
In altre parole, verrai sottoposto ad uno screening con un addetto, che valuterà il tuo caso. A seconda di come andrà, riceverete una password per rientrare all'orario stabilito.
Cosa può essere segnalato al Procon
Qualsiasi attività abusiva o illegale potrà essere denunciata a Procon tramite denuncia, segnalazione o manifestazione.
Una volta che il tuo diritto è stato minacciato o violato, puoi contattare Procon.
Puoi stare certo che, in questi casi, i dati dei consumatori sono totalmente protetti e non verranno divulgati né all'azienda segnalata né a nessun altro.
Le principali lamentele a Procon sono:
- Relativi ai servizi telefonici (fissi o mobili)
- Carte di credito e nome negativo
- Problemi con le compagnie via cavo
- Mancata consegna dei prodotti alla data stabilita
Come riferire al Procon
Ora che hai capito cos'è Procon, il passo successivo è capire come segnalarlo a Procon.
Il primo passo è verificare quale unità Procon si trova nella tua città e/o stato.
Prima di recarvi sul posto, però, è meglio raccogliere tutti i documenti in vostro possesso riguardanti il reclamo. Tra questi, puoi utilizzare:
- Fattura
- Ricevuta
- Conversazioni via e-mail o stampe
- Numeri di protocollo
- Contratti
- Foto del prodotto nel caso in cui sia arrivato difettoso o rotto.
Se consegnate le conversazioni, l'ideale è consegnarle in formato cartaceo a Procon. Pertanto, organizzare la stampa.
Un'altra cosa che dovresti fare prima di cercare Procon è provare a risolverlo direttamente con il venditore e/o il negozio che fornisce il prodotto tramite il difensore civico e il servizio clienti.
In generale, le informazioni di contatto sono disponibili nella scheda Contatti del sito Web o in fondo alla pagina. Puoi contattare il Servizio Clienti (SAC).
Se la società non risolve il problema in modo amichevole, il passo successivo è presentare questi documenti a Procon e registrare il reclamo.
Non dimenticare di presentare questa documentazione con un documento di riconoscimento come carta d'identità, passaporto o patente di guida e CPF.
Controlla, sul sito web di Procon SP, i dettagli di ciascuna fase del reclamo.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas por problemas com a Uber?
In alcune situazioni, un'altra opzione è quella di intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità con una società e persino richiedere danni morali.
Per intentare una causa in tribunale per controversie di modesta entità, non è necessariamente necessario un avvocato. In altre parole, puoi presentare tu stesso l'azione!
Il primo passo è raccogliere tutta la documentazione e recarsi al Forum della tua città. Tutto ciò che accade in prima istanza è gratuito.
D'altra parte, se devi presentare ricorso, dovrai pagarlo e avrai bisogno anche di un avvocato.
La riparazione ha un limite massimo di 40 salari minimi. In generale, le azioni richiedono fino a 120 giorni per essere prese in considerazione. Se la persona vince, il passo successivo è l'esecuzione della sentenza.
Mas e você, faz sua parte? Afinal, somos peça importante nesse processo!
E agora que você já sabe como fazer sua reclamação da UBER, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais. Dessa forma cada vez mais pessoas terão acesso a essa importante informação.
Agradecemos sua visita e esperamos vê-lo em breve!