Saiba o que fazer se a sua conta no WhatsApp for clonada por algum criminoso. O procedimento é simples!
O WhatsApp é um aplicativo bastante popular, que conta com diversos recursos interessantes. Através do app, os usuários conseguem enviar mensagens, documentos, fotos, vídeos, realizar ligações e até pagamentos. Por se tratar de um aplicativo que contém diversas informações pessoais e importantes, infelizmente a plataforma se torna um alvo para muitos criminosos que conseguem acessar as contas e as roubam para confundir os contatos das vítimas, os levando a fazer transferências bancárias.
Felizmente, o WhatsApp tem recursos que podem ajudar quem teve a sua conta clonada. Se você sofreu esse tipo de golpe, pode acionar a plataforma para tentar normalizar a situação. Em alguns casos, a recuperação da conta pode levar alguns dias. Por conta disso, é importante que você alerte os seus contatos de que há alguém se passando por você.
Conheça agora dois tipos muito conhecidos de golpes no WhataApp e veja o que fazer em cada um dos casos.
Dois tipos comuns de golpes
Clonagem de conta
A clonagem de conta ou o “golpe do novo número” é quando alguém tem acesso à sua foto e aos seus contatos e cria uma conta para se passar por você, confundindo os seus amigos e familiares e lhes induzindo a enviar dinheiro por algum motivo, como se fosse você pedindo;
Roubo de conta
O roubo de conta acontece quando alguém entra em contato com você se passando por uma empresa e pede o código enviado por SMS sob alegação de que ele seria passado para a confirmação de algum cadastro, entretanto, a informação é usada para transferir a sua conta da plataforma para outro celular.
No caso de WhatsApp clonado, as únicas medidas a serem tomadas são alertar os seus contatos sobre o golpe e pedir para que eles denunciem a conta roubada. Com isso, você pode passar as seguintes orientações aos seus contatos:
– Desconfie de mensagens “anormais”;
– Desconfie se alguém com sua foto enviar mensagens através de um número desconhecido;
– Se um número com a foto de um conhecido pedir dinheiro pelo app, tente ligar ou conversar pessoalmente com a pessoa para confirmar o pedido.
Como denunciar a conta fraudulenta
- Na tela da conversa, clique nos três pontinhos na parte superior;
- Clique na opção “Mais” e depois em “Denunciar”;
- Escolha se você deseja bloquear o contato e apagar a conversa – essa opção fica ativada por padrão. Por isso, se escolher essa opção, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar;
- Selecione a opção “Denunciar”;
- Informe que esse número que está sendo bloqueado tem “conteúdo indesejado” – se você não optar pelo bloqueio, essa teça não será exibida para você.
O que fazer se o WhatsApp for roubado
Se a sua conta na plataforma foi roubada, é preciso voltar a configurá-la no seu celular. Esse processo pode levar alguns dias e leva uma orientação importante: não pela para a operadora bloquear a sua linha se você ainda receber ligações e mensagens no número.
Algumas pessoas pensam que a medida também impede o acesso de invasores, mas isso dificulta a recuperação da conta, pois o cancelamento da linha na operadora não afeta o funcionamento do mensageiro.
Como recuperar a conta
- Tente configurá-la novamente no seu celular;
- Insira o código de seis dígitos enviado para o seu número por SMS;
- Se o golpista ativou uma segunda senha no outro celular – o que é bem comum – é preciso aguardar sete dias para repetir o processo.
De acordo com o WhatsApp, ainda que você não saiba o código da proteção dupla, a pessoa que estava usando a sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos enviado por SMS depois dos sete dias da primeira tentativa.