Saiba o que fazer nestas situações difíceis. Aprenda a bloquear o seu smartphone.
Bloquear um telefone roubado ou perdido é importante para proteger suas credenciais de aplicativos, informações de contas bancárias e outros dados confidenciais. Ao passar por estas situações difíceis, muitas pessoas podem cair no desespero e não realizar o que deve ser feito para aumentar a segurança.
Por isso, neste texto apresentaremos modos de bloquear um celular que não está mais na posse do dono.
O que fazer?
Mas, antes de aprender passo a passo como efetuar o bloqueio do seu aparelho, é importante responder algumas perguntas.
Posso bloquear um celular que está desligado? Sim, se o seu telefone roubado ou perdido estiver desligado, você pode enviar remotamente uma solicitação de bloqueio usando as plataformas de rastreamento da Apple, Google, Samsung e Xiaomi. Nesse caso, o smartphone será bloqueado assim que for reiniciado. No entanto, isso requer que o dispositivo esteja conectado à Internet.
O que fazer se meu telefone não está aparecendo nas plataformas Google ou Apple? O primeiro passo é certificar-se de que você está usando a mesma conta cadastrada em seu aparelho. Por exemplo, se você usar seu e-mail no iPhone, mas tentar entrar com um perfil diferente do iCloud, seu telefone não aparecerá no Find Me. O mesmo vale para dispositivos Android. Se você estiver usando a mesma conta e ainda não conseguir usar o dispositivo, precisará usar outro método. Você pode bloquear chips de celular que impedem terceiros de usar suas linhas e denunciá-los à polícia.
Passo a passo
Veja as alternativas do Google, Android e iOS para quem perdeu o telefone.
Usando o Find My Device (Google)
Se você tiver uma Conta do Google vinculada ao telefone Android que deseja bloquear, a opção de rastreamento “Localizar meu dispositivo” pode estar ativada. Este procedimento funciona para todas as marcas, incluindo Motorola, Galaxy e Xiaomi. Veja como usar esse recurso.
- Abra Find My Device (google.com/android/find) no seu navegador.
- Faça login com a Conta do Google associada ao smartphone roubado.
- Selecione seu telefone na lista de dispositivos.
- Clique em “Proteção do dispositivo”.
- Escreva uma mensagem de recuperação e/ou número de telefone para que qualquer pessoa possa entrar em contato com você, se desejar.
- Clique em “Proteger dispositivo” para concluir o bloqueio.
O bloqueio do telefone entra em vigor imediatamente quando a Internet ficar disponível. Quando o smartphone está offline, ele deve aguardar uma conexão para receber os comandos. Vale ressaltar que mesmo depois de bloquear seu dispositivo usando Find My Device, você ainda pode localizá-lo remotamente.
Use o Samsung Find My Mobile
A Samsung tem sua própria solução para rastrear telefones e outros produtos Galaxy. Essa forma alternativa permite que os usuários gerem remotamente uma senha para bloquear o dispositivo. Veja abaixo um guia sobre como bloquear seu smartphone usando o Find My Mobile.
- Acesse Find My Mobile (findmymobile.samsung.com) usando a mesma conta Samsung associada ao seu telefone.
- Escolha o dispositivo que deseja bloquear.
- Clique em “Bloquear” no menu que aparece no lado direito da tela.
- Clique na opção “Avançar”. Isso gera um código para bloquear remotamente a tela e inclui contatos de emergência, se desejado.
- Clique em “Bloquear” para terminar.
Você pode bloquear cartões de crédito e débito do Samsung Pay usando a plataforma. Além disso, o botão desligamento pode ser desativado por lá também. Outra opção é prolongar a duração da bateria ativando remotamente o modo de economia.
Perdeu um Xiaomi? Use a Xiaomi Cloud
A Xiaomi também oferece uma alternativa ao Find My Device. Esta ferramenta permite que você rastreie seu dispositivo via Mi Cloud. Semelhante às plataformas mencionadas acima, as soluções dos fabricantes chineses também podem bloquear o acesso não autorizado a um smartphone perdido. Aprenda a usar:
- Vá para Xiaomi Cloud (i.mi.com) e faça login na sua conta. Você deve fazer login com a mesma conta associada ao seu dispositivo roubado ou perdido.
- Selecione a opção “Localizar dispositivo”.
- Escolha o dispositivo que você deseja.
- Clique em “Modo Perdido”.
- Confirme em “Mudar para modo perdido”
Ao final do procedimento, será ativada a tela de bloqueio do seu telefone para impedir que outras pessoas acessem seus dados pessoais ou programas bancários.
Bloqueando um iPhone perdido
A Apple também oferece uma maneira própria de bloqueio. Para fazer isso, basta habilitar o Modo Perdido. Este modo impede o acesso ao telefone e fornece informações na tela de bloqueio para que o proprietário possa ser contatado caso o dispositivo seja encontrado.
Saiba como habilitar o recurso com este guia passo a passo.
- Acesse Encontre-me em iCloud.com.
- Selecione o telefone ou item perdido que deseja encontrar.
- Na janela que flutua sobre o mapa, clique na opção “Modo Perdido”.
- Clique em “Avançar”.
- Se desejar, escreva uma mensagem para aparecer na tela de bloqueio.
- Clique em “OK” para concluir.
Quando conectado à internet, o telefone da Apple bloqueia imediatamente, acabando com o acesso à tela inicial do iOS e outros dados. Ativar o Modo Perdido também impede o uso do cartão Apple Pay.