Em uma situação dessas não se deve entrar em pânico, apenas testar todas as opções possíveis. Um celular que reconhece o chip, porém não dá sinal de rede pode ser comum em qualquer smartphone de última geração.
Os motivos que levam a isso são diversos, desde como a falha no reconhecimento ou bloqueio da operadora por falta de pagamento. Lembrando que os procedimentos também podem ser diferentes em um sistema Android para o IOS.
Antes de correr para a assistência técnica e gastar algo desnecessário, veja algumas das nossas dicas:
Observe o tamanho do chip
Os chips já estão sendo produzidos em três tamanhos. Eles são conhecidos como mini, micro e Nano chip. O tamanho deverá se encaixar ao tamanho do telefone, e em caso de mau funcionamento, o problema pode estar em como foi colocado o chip, forçando o espaço para a sua entrada e em alguns casos, até quebrando o chip.
Para saber se você colocou corretamente o chip, precisará checar como ficou o chip no local de destino. Se o problema foi da loja, poderá voltar e exigir um novo chip sem custo.
Verifique a bandeja do chip
Caso você tenha um smartphone dos mais recentes, perceba que o chip é colocado na lateral do aparelho. Para essas situações, a possibilidade de um encaixe defeituoso também existe, afinal o encaixe é manual e sempre podem acontecer erros.
Verifique se a bandeja colocada é a mesma que conta no seu aparelho, e se precisar remova e insira novamente o chip no celular.
Veja se o chip foi bloqueado
São diversos os motivos que podem levar o seu chip a ser bloqueado. Pagamentos de faturas, possíveis fraudes ou por não haver feito nenhuma recarga nos últimos meses. Esse caso o problema é resolvido ao entrar em contato com a sua operadora, através dos Canais de Atendimento ou se dirigindo até uma loja física.
O desbloqueio nesses casos normalmente acontece em até 3 dias úteis.
Cheque a cobertura do sinal
Regiões que não estão em grandes metrópoles, rurais ou mesmo se você é uma pessoa que pega bastante a estrada, poderá ter uma queda da cobertura do seu sinal. Essa é uma das situações que não envolve nenhum risco, pois o problema não é nem seu e da operadora, e sim da pouca estrutura e cobertura tecnologia da região em que você está.
Mas e como saber se a região não é coberta pela operadora? Acesse o site da empresa e verifique as áreas de cobertura que são atingidas. Se a que você estiver procurando não for atingida, já sabe onde nasce o problema.
Sempre atualize o seu aparelho
O chip também pode sofrer impactos em atualizar caso o sistema do smartphone encontre-se sobrecarregado. Aqui está mais uma situação onde se deve ser mantida a calma e procurar resolver o problema.
Você pode formatar o aparelho, mas irá perder todos os seus dados. Outra possibilidade é restaurar uma versão anterior do sistema.
Veja se o celular está com o IMEI bloqueado
Isso é frequente em um celular que foi perdido ou roubado, onde o dono solicita que o IMEI seja bloqueado para que outros não tenham o seu acesso. Esse problema é facilmente resolvido quando se aciona o discador de chamadas, e dois números irão aparecer na tela caso o seu aparelho seja um dual chip.
Você pode consultar na Internet aparelhos que tenham sido perdidos e que estejam com o MEI bloqueado. O primeiro passo é digitar o código e seguir todas as instruções.
Para ver outras dicas do que fazer caso o seu celular reconheça o chip, mas não dê sinal de rede, sugerimos que assista o vídeo abaixo.
E caso você tenha conseguido resolver o seu problema, deixe um comentário abaixo informando o que fez para que outras pessoas possam se ajudadas.