Ocorreu outro caso de smartphone explodindo. Veja como se proteger disso!
Incidentes com explosões de telefones celulares ainda ocorrem. Em agosto passado, um homem acabou morrendo de queimaduras depois que seu iPhone pegou fog. Hoje, a NDTV informou que três pessoas foram queimadas e janelas quebradas em uma explosão de telefone celular na Índia. Segundo o site, uma explosão ocorreu em uma casa em Nashik, Maharashtra, na terça-feira (26). Os celulares estão carregando ao lado de latas de desodorantes, aumentando o poder destrutivo das explosões causadas por ingredientes inflamáveis.
A empresa de telecomunicações não especificou a marca e o modelo do telefone, mas disse que foi uma das maiores explosões relacionadas a smartphones na Índia, já que janelas de casas próximas também foram danificadas. Todas as três vítimas sofreram queimaduras graves e foram levadas para um hospital próximo. No momento, a polícia está investigando a causa da explosão.
Por que os celulares explodem?
Normalmente, danos à bateria combinados com altas temperaturas e acessórios de baixa qualidade podem causar incêndios e explosões de celulares, como visto em outros incidentes semelhantes.
No entanto, existem alguns hábitos que você pode incorporar ao seu cotidiano para evitar esse risco de explosão. Confira cinco deles abaixo.
Desconecte o celular durante chuvas fortes
Durante uma tempestade, um raio pode atingir a rede elétrica da sua casa, criando altas tensões que podem atingir o seu celular. Existe risco de choque elétrico e eventual explosão se alguém estiver usando seu telefone. Portanto, evite usar o aparelho em dias de chuva.
Use um carregador e cabo originais
Carregadores genuínos para smartphones e outros produtos eletrônicos são certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e levam o selo de segurança. Existem componentes que mantêm uma tensão muito baixa para produzir choque. Ou seja, produtos originais são uma solução mais segura para carregar seus dispositivos em qualquer situação.
Carregadores paralelos que não são certificados ou recomendados pelo próprio fabricante podem não ter alguns recursos de segurança. Além disso, podem fornecer cargas mais altas do que as recomendadas, estragando o seu celular. Ademais, evite usar adaptadores e tome cuidado com tomadas de contato fraco.
Bateria original
Também é importante que as baterias inseridas no dispositivo sejam originais. A versão paralela não passará no certificado de segurança. Também tenha cuidado com a expansão ou inchaço da bateria. Se o seu telefone inchar ou qualquer parte da tela se levantar, pare de usá-lo e leve-o ao suporte técnico.
Os produtos químicos da bateria podem vazar e até causar uma explosão. Preste atenção também à temperatura. Se o seu dispositivo esquentar mais que o normal, procure ajuda profissional.
Não deixe o celular carregando embaixo do travesseiro
É muito importante não bloquear o telefone durante o carregamento. Portanto, não coloque o produto sob um travesseiro, cobertor ou corpo durante o tempo na tomada. Isso ocorre porque os dispositivos ficam naturalmente quentes durante o carregamento e, sem ventilação suficiente, podem superaquecer e causar problemas de bateria potencialmente fatais, como explosões.
Além disso, mantenha o dispositivo longe de você e de objetos inflamáveis quando for dormir. Por exemplo, se ocorrer um incêndio, é importante não se surpreender ou se colocar em grande risco. Embora esta seja uma ocorrência rara, é importante tomar precauções.
Quando o telefone tocar, desconecte-o do carregador
Isso pois, se ocorrer um acidente e o dispositivo receber um choque elétrico ou acabar explodindo, ele estará afastado do seu rosto. Além disso, o uso de fones de ouvido com fio durante o carregamento não é recomendado.
Não carregue seu telefone em locais úmidos
Para evitar choques, não carregue o telefone em locais úmidos, como perto de pias, banheiras ou chuveiros. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.