Confira agora dados de um levantamento e descubra qual é o melhor 5G do Brasil. Você vai se surpreender!
O 5G começou a ser disponibilizado no Brasil em 2022, se tornando cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Uma pesquisa da OpenSignal, empresa de análise de redes móveis, divulgou um relatório com a performance das operadoras Vivo, Claro e TIM em relação à rede de quinta geração.
De acordo com a empresa, a coleta de dados foi realizada entre o dia 1º de março e 29 de maio deste ano. Além disso, a companhia informou que possui acesso a coleta diária de bilhões de medições de mais de 100 milhões de dispositivos ao redor do mundo, garantindo que as suas informações são precisas. As internets 2G e 3G serão desligadas do Brasil, provando o quanto o 5G tem se tornado cada vez mais importante na rotina dos brasileiros.
Confira agora os resultados do relatório e descubra qual operadora possui o melhor sinal de 5G.
Qual 5G é melhor?
Não existe uma resposta única sobre qual é o melhor 5G no Brasil. De acordo com os dados da OpenSignal, cada operadora se sai melhor em um quesito diferente. Seja quando o assunto é velocidade, cobertura ou vídeos, as operadoras apresentam resultados bem diferentes.
Velocidade
Quando o quesito é velocidade, a melhor internet 5G do país fica com a operadora vivo. O levantamento aponta que a operadora alcançou velocidade média de download de 403,2 Mb/s. Em uploads, ela alcançou 35,9 Mb/s.
O ranking ficou assim:
1º – Vivo
2 º – TIM
3º – Claro
Cobertura
Em relação à cobertura 5G, a melhor operadora foi a TIM. Segundo o relatório, apenas usuários da TIM alcançaram pontuação acima de 4 pontos, sinal de que os usuários se conectam com a rede em pelo menos 4 locais a cada dez que visitam.
1º – TIM
2º – Claro
3º – Vivo
Vídeos
Quando o assunto é reproduzir vídeos, a TIM e a Vivo ficam quase empatadas. Em uma escala de 0 a 100, elas alcançaram 75,2 e 75,1 pontos. Além disso, pontuações acima de 68 são consideradas “muito boas” pela empresa.
O ranking foi:
1º – TIM – com 75,2 pontos
2º – Vivo – com 75,1 pontos
3º – Claro – com 73,9 pontos
Assim, quando o ponto é 5G, as três principais operadoras de telefonia do país disputam de forma acirrada. Mesmo que uma delas apresente maior velocidade, outra oferece melhor experiência em outros aspectos. Com isso, enquanto a rede 5G aumenta a sua presença no Brasil, a disputa entre as três empresas também deve se manter bem competitiva.
Desligamento do 2G e 3G
As redes 2G e 3G serão desligadas no Brasil. Um dos principais motivos para o desligamento é a limitação de dispositivos compatíveis. Atualmente, apenas aparelhos mais antigos podem se conectar a essas redes. Com isso, o uso de 2G e 3G está diminuindo de maneira rápida, à medida que a maioria dos usuários adquirem aparelhos que suportam o 4G e o 5G.
Com isso, a manutenção dessas redes implicará em custos muito altos para as empresas de telecomunicações, sem serem capazes de alcançar uma procura em massa. Outro fator importante é a questão de manutenção. As redes precisam de investimentos constantes em infraestrutura e suporte técnico. À medida que a utilização dessas tecnologias se torna cada vez menos frequente, os custos tornam-se cada vez menos justificáveis.